2015 - Balanço em palavras

22:34 8 Comments

O ano que passou foi o meu quinto ano completo nisto das corridas e que grande ano que foi! Em tudo o que aconteceu tenho de destacar claramente dois momentos.

Maratona de Paris

Foi em Abril e na bonita Maratona de Paris que terminei pela primeira vez os míticos 42 Km. Foi uma experiência fantástica, com bastante sofrimento ao longo das cerca de 5 horas e 45 minutos que demorei a percorrer a distância, mas apesar disso valeu a pena.


Triatlo de Oeiras

Ainda não corria e já tinha me sentia atraído pelo Triatlo. Era algo que achava bastante interessante e que um dia gostava de fazer, mas que, por vários motivos, nunca passou de uma intenção, até Junho deste ano.

Para estreia optei pela versão Super-Sprint, o que tornou tudo bastante rápido e intenso, mas que não me impediu de adorar todos os momentos da prova, desde as três modalidades distintas até aos momentos de transição. Gostei tanto desta modalidade, ou melhor, conjugação de três modalidades, que em 2016 já tenho mais uns triatlos em vista.



4 ao Km

Estes dois momentos alto do ano foram feitos pertencendo já a um grande grupo de amigos que corre com a camisola dos "4 ao Km". Foi no final de Janeiro no GP do Fim da Europa que a contratação foi oficializada e fiz logo essa prova com a camisola da equipa.


Rita

Ao longo do ano os treinos foram sendo mais ou menos regulares e mais uma vez consegui bater o meu record de quilómetros anual tendo terminado com 1202 kms (2 acima do objectivo). Tal só aconteceu por causa da Rita. Na última semana do ano faltavam-me 18 Km mas já não estava muito motivado para ir correr todos os dias só para isso, e acabou por ser ela que me obrigou a sair de casa e a concretizar este objectivo.

Aliás, tenho de agradecer à Rita por todo o apoio e motivação ao longo do ano e pela paciência em me aturar com as conversas de corridas, bicicletas, provas, triatlos, natação, equipamento, etc etc, etc.

Se não fosse ela não tinha feito alguns treinos na altura crítica do plano para Paris, se não fosse ela e os meus pais estarem ao Km 35 na Maratona de Paris não sei se tinha terminado a prova, se não fosse ela não tinha concretizado o objectivo anual. Obrigado! :)


Records aos 10 Km

O final do ano foi também bastante bom. Nas últimas sete provas do ano (1 Novembro + 6 Dezembro) consegui os tempos finais foram os 5 melhores que alguma vez fiz aos 10 Km. Bati por larga margem o meu record pessoal que vinha da São Silvestre da Amadora em 2014 (53:03) e baixei da barreira dos 50 minutos por duas vezes tendo fixado o meu RP nos 00:49:21 na Corrida dos Descobrimentos.

Estes tempos devem-se muito ao peso que tenho, finalmente, conseguido perder e que espero conseguir manter a tendência no inicio de 2016.


Mais uns dias e sai o habitual post com as estatísticas gráficos e tabelas dos números de 2015.

Resumindo foi um grande ano, vamos ver o 2016 me reserva.

Bom Ano

8 comentários:

  1. Que ano de ouro e que bonitas palavras! Parabéns, grande João Cravo!

    Um abraço e em força para 2016 :)

    ResponderEliminar
  2. Votos de muitos e saudáveis kms para 2016.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande ano. Muitos parabéns (e à Rita tb). Espero que 2016 seja ainda melhor.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Grande ano. E 2016 já cheio de planos.
    Força e que consigas atingir os objectivos.

    Abraço

    ResponderEliminar