Triatlo

Provavelmente é do conhecimento geral, mas para o caso de haver dúvidas, o triatlo é um desporto composto por três modalidades executadas por uma ordem específica. Começa com natação, passa-se para o ciclismo e termina-se com a corrida.

A origem do triatlo é atribuída a uma prova realizada em França no ano de 1920 com o nome "Les Trois Sports". Esta prova era composta por 3 Km de corrida, 12 Km de ciclismo e por fim a natação atravessando o canal de Marne. Nos anos seguintes existem mais relatos de outras provas semelhantes variando as distâncias e a ordem em que eram executadas as diferente modalidades.

A passagem do triatlo a desporto olímpico dá-se mais recentemente, em 2000, com a realização dos Jogos Olímpicos de Sydney onde participaram 48 mulheres e 52 homens em eventos separados.

Os vencedores das primeiras medalhas de Ouro Olímpico no Triatlo foram Brigitte McMahonda Suiça, pelas mulheres, com um tempo final de 02:00:40 (00:19:44 natação; 01:05:42 ciclismo; 00:35:13 corrida) e  Simon Whitfielddo Canadá, pelos homens, com um tempo final de 01:48:24 (00:18:18 natação; 00:59:20 ciclismo; 00:30:53 corrida).

A primeira presença de atletas portugueses nesta modalidade dos Jogos Olímpicos foi logo na edição seguinte, em 2004, nos jogos de Atenas.

Vanessa Fernandes foi a atleta que representou Portugal nestes jogos conseguindo um oitavo lugar. A mesma atleta viria a repetir a presença quatro anos depois em Pequim, obtendo uma medalha de prata, aquela que é, até hoje, a única medalha olímpica portuguesa nesta modalidade. 

2008 foi também o ano em que tivemos a primeira participação masculina com um 17.º lugar do atleta Bruno Pais e um 45.º lugar do atleta Duarte Marques.

Tipos de Prova


Tal como na corrida com as provas de 10 Km, Meia Maratona, Maratona e outras, também no triatlo existem diversos tipos de provas, cada uma com as suas distâncias. As mais conhecidas são:


Tipo de Prova Natação Ciclismo Corrida
Super-Sprint 300 metros 10 Km 2,5 Km
Sprint 700 metros 20 Km 5 Km
Olímpico 1,5 Km 40 Km 10 Km
Half Iron-Man 1,9 Km 90 Km 21,1 Km
IronMan 3,8 Km 180 Km 42,2 Km

Muitas vezes existem variações a estas distâncias, especialmente variantes da Versão Olímpica. Por exemplo, o Triatlo de Lisboa, que se realiza no início de Maio, tem como prova principal o Half Iron-Man, ao mesmo tempo que apresenta também uma prova designada de "Olympic Plus".

Esta prova Olympic Plus é composta por 950 metros de natação, 45 Km de ciclismo e 10,5 Km de corrida. Penso que o motivo destas variações nas provas mais curtas seja que o percurso dos vários segmentos corresponda a metade da prova longa, ou seja reaproveita-se os mesmos percursos mas com menos voltas.


Record do Mundo do Iron Man

Este record pertence a Jan Frodeno, atleta alemão, tendo sido obtido no ano de 2016, no Challenge Roth. Este atleta terminou com um tempo incrível de 07:35:39, que é ainda mais incrível se analisarmos os tempos de cada segmento. Imaginem o que é nadar 3,8 Km em 00:45:22, de seguida pedalar 180 Km em 04:09:22, o que corresponde a uma média de 43 km/h, e depois disto tudo ainda correr uma Maratona em 02:40:35. Impressionante!!!

Material Usado

Num triatlo cada um dos segmentos tem o seu material específico, mas normalmente há uma peça que nos acompanha ao longo de toda a prova, o chamado Tri Suit. Apesar do nome pomposo na realidade esta peça não é mais do que a junção da parte de baixo e de cima na mesma peça de roupa. Esta peça costuma ser única, no entanto há também uma versão de duas peças separadas, para a zona inferior e superior do corpo.

Uma dúvida que tive logo que comecei a interessar-me por triatlo foi exactamente a questão do equipamento que devia usar durante toda a prova, em especial no ciclismo. Eu estava habituado a andar de bicicleta com uns calções específicos com carneira. Ora este tipo de calções não dão jeito nenhum para correr, e a grossura das carneiras não é a melhor para usar na natação e ficar ensopada de água.

É aqui que entra o tri suit. Estes fatos estão preparados para as 3 modalidades, têm uma carneira pequena que não incomoda nada na corrida e que proporciona uma pequena camada para quando nos sentamos no selim da bicicleta estarmos mais "amortecidos". São também de um material que seca rapidamente. Julgo que não há nenhuma regra que vos impeça de vestir um equipamento de ciclismo na transição mas tenham em conta que o parque costuma ser aberto, ao ar livre e com muita gente à volta a ver! :)

Há muito material que pode ser usado num triatlo, mas diria que para experimentar um triatlo o essencial é o seguinte:

Natação
  • Tri Suit (usado em toda a prova)
  • Touca
  • Óculos
  • Wet Suit (obrigatório, facultativo, ou proibido consoante a temperatura da água)

Ciclismo:
  • Bicicleta
  • Capacete

Corrida:
  • Ténis

Pessoalmente acho que com o material acima descrito conseguem fazer uma prova Super-Sprint. O wet suit pode ser dispensável (fiz o meu primeiro triatlo sem ele) mas têm de ter em atenção a temperatura da água. Até mesmo o tri suit pode ser dispensável. Uns simples calções que sequem com relativa rapidez e uma t-shirt que vistam na transição para o ciclismo e corrida serve.

A bicicleta tem de ser vossa ou de algum amigo, e não se preocupem se a única bicicleta que tiverem for de BTT. É uma bicicleta, não é? Eu tenho uma de estrada e no Triatlo de Oeiras fiquei atrás de muita gente com bicicletas de BTT, por isso qualquer bicicleta serve desde que tenham perninhas para a fazer andar. :)

Para terminar, deixo dois posts que fiz na altura em que me estreei no triatlo. Espero que sirvam para esclarecer algumas duvidas que tenham, tal como eu tive, e continuo a ter, e que vos possa motivar a experimentar uma prova para terem um primeiro contacto com a modalidade.

Post 1: Um resumo pré-prova do que foi a minha preparação e com as dúvidas e preocupações que tive na altura.

Post 2: Resumo do meu primeiro triatlo feito em Junho de 2015, em Oeiras.

6 comentários:

  1. Excelente artigo!
    Nunca fiz Triatlo porque embora flutue muito bem tenho um impecável estilo de natação “canino” e nunca me deu para melhorar isso.
    Mas sou um apaixonado pela corrida e pelo ciclismo.
    Embora saiba alguma coisa sobre Triatlo pouco sabia de equipamento e desconhecia o Tri Suit.
    Segui de perto o nascimento do Triatlo em Portugal pois sou amigo do Paulo Cavaleiro que foi um dos impulsionadores do nascimento da modalidade em Portugal.
    Foi sócio da Associação de Triatlo de Portugal que deu origem á Federação de Triatlo de Portugal da qual também fui sócio extraordinário como não praticamente.
    Guardo, religiosamente, os quatro exemplares da Revista Triatlo que sairão em 1987 e de tão inovadora essa revista foi que só resistiu esses mesmos quatro exemplares!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha Jorge, é fantástico o conhecimento e envolvimento que de alguma forma teve no inicio destas modalidades.

      Abraço

      Eliminar
  2. Já agora em relação ao Duatlo consegues dizer qual o equipamento indicado? Penso que Tri Suit também deve servir mas a minha questão é se haverá apenas alguns calções específicos para isso com a tal carneira que não incomode a correr e dê algum conforto a pedalar.
    Não sei se virei a fazer um duatlo mas como presentemente corro a pé e ando de bicicleta gostaria de experimentar fazer uns treinos das duas modalidades seguidas! Mas correr com calções de ciclismo é impossível e andar de bicicleta com calções de licra para correr a pé até se anda mas o traseiro queixa-se!
    Claro que não sendo em competição posso mudar de calções mas não tem a mesma piada nem é a mesma coisa pois perde-se muito mais tempo na transição.
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa questão que não abordei neste post, tenho de lhe fazer uma adenda mais tarde.

      Para o duatlo costuma-se usar também o tri-suit que é usado nos triatlos. No passado fim de semana no Duatlo da Amadora (5 Km corrida + 20 Km Bicicleta + 2,5 Km Corrida) usei o meu e fiz toda a prova confortável.

      É realmente mais pratico usar a mesma roupa mas em ultimo caso uma troca rápida de calções também dá, claro isto num treino em casa, num parque de transição é mais problemático a pessoa trocar-se ali ao ar livre.

      Esse treino de fazer o ciclismo e a corrida logo a seguir será o tema de um post nos próximos dias :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Muito bom e informativo este artigo!

    Um abraço e boa preparação

    ResponderEliminar
  4. Muito bom e informativo este artigo!

    Um abraço e boa preparação

    ResponderEliminar