Tri Treinos para o Triatlo de Lisboa

Estamos a poucos dias do Triatlo de Lisboa, a prova para a qual estou inscrito desde dia 20 de Julho do ano passado!

Em teoria tive mais do que tempo para fazer uma grande preparação, mas tal não aconteceu. Treinei sim, mas com pouca orientação, e sinto que a falta de um plano fez com que os treinos acabassem por correr um pouco ao sabor do vento. Apesar de saber que podia ter treinado mais e melhor, sinto que estou preparado para acabar a prova em condições.

Treinos
Os treinos de natação correram bem, apesar de haver dias em que me senti um pouco perdido sem saber bem o que fazer na piscina - se séries de cem metros, se fazer distâncias mais longas, se trabalho mais técnico… É a desvantagem de fazer natação livre em vez de aulas. Quanto à distância da prova, fi-la várias vezes tendo acabado sempre com a sensação de que podia continuar. Não sou rápido, mas sei que pelo menos aguento a distância. O meu melhor foi 21:57, o que equivale a um ritmo de 02:12 m/100.


Em relação ao ciclismo, já sabia que seria a modalidade a que daria menos atenção, dado que só ao fim de semana é que pego na bicicleta. Foram poucos treinos, mas que me deram bastante gozo porque consegui fazer um pouco de tudo. Treinos em Monsanto para apanhar mais subidas, treinos mais a rolar para ganhar andamento e um treino mais longo em que fui de Lisboa até Sintra.


Na corrida, que teoricamente seria a minha modalidade mais forte, pouco ou nada treinei nestes meses. A dor com que ficava no pé de cada vez que corria deixou-me frustrado e acabei por treinar poucas vezes nos primeiros meses do ano. No último mês comprei umas palmilhas novas para os ténis que me permitem ter mais suporte para o arco do pé. Os treinos que fiz com elas correram bem e aparentemente resolveram essa questão.

Apesar dos poucos treinos, participei recentemente na Corrida da Liberdade, que correu melhor do que esperava. De qualquer forma, no Triatlo, com a natação e o ciclismo já feitos, a corrida será sempre mais lenta do que uma prova de estrada normal.


Material

A logística do material para uma prova de triatlo é bem mais complicada do que para uma prova de estrada, em que basta calçar os ténis, vestir calções e t-shirt e sair de casa.

Depois de levantar o dorsal, resta-me arrumar todo o material necessário e que não é pouco. Face aos outros dois triatlos em que participei, não há muitas diferenças, excepto na parte da nutrição. Sendo esta uma prova maior, vou ter de levar mais alimentos para ir consumindo ao longo da prova.

No meu primeiro triatlo achei que não fazia sentido comprar logo um WetSuit pois não sabia se iria gostar. Como gostei e quero continuar a fazer mais, e mais longas provas, acabei mesmo por adquirir um, que já foi usado no Triatlo da Amora. A escolha recaiu no ZeroD Neptune comprado na loja Equilibrium em Algés, da qual só posso dar as melhores referências. Atendimento impecável e com bastante paciência para explicar e esclarecer todas as dúvidas que tinha.

Depois das dificuldades na Transição Ciclismo - Corrida, no Triatlo da Amora, optei também por comprar uns atacadores de elástico (Orca Speed Laces) para facilitar quando calçar os ténis. Estes atacadores foram comprados na loja Tri-it também em Algés.


Para a posteridade fica a típica foto do material pré-prova, com algumas coisas ainda por arrumar.


Antevisão da Prova

Vou partir para esta prova sem um objectivo de tempo, mas com uma ideia daquele que demorarei a fazê-la. Esse tempo são 3 horas e 15 minutos.

Os tempos estimados para cada segmento são (com uma margem por cima, espero eu):

Natação: 21 minutos
T1: 5 minutos
Ciclismo: 1:45 minutos (média 25km/h)
T2: 2 minutos
Corrida: 1 hora (média 6min/km)

Na natação, estou a estimar o tempo que faço em média na piscina. Teoricamente com o wetsuit seria um pouco mais rápido, mas por outro lado não estando ainda cem por cento habituado a ele e como fico com os movimentos mais presos, não sei se não ficarei cansado mais rapidamente.

Aviso pendurado na zona do segmento de Natação :)
No ciclismo, uma média de 25 km/h parece-me algo que consigo fazer, sendo o percurso maioritariamente plano. O problema para este segmento pode ser o vento e as previsões de (muita) chuva que existem neste momento. Se for esse o caso serei certamente mais lento.

A corrida, estimei em uma hora, por não saber em que estado vou lá chegar. No último treino de Ciclismo 20 Km + Corrida 5 Km que fiz, consegui uma média de 05:30, mas as distâncias eram menores e não tinha natação, por isso optei por estimar o tempo por cima.

Em relação às transições também tenho a estimativa feita por cima, mas prefiro fazer as coisas com calma do que, por exemplo, cair ao correr com os sapatos de ciclismo e dar cabo do resto da prova.

De qualquer forma, tal como disse o tempo não é um objectivo mas sim uma ideia do que vou demorar. Espero divertir-me e terminar o meu primeiro triatlo "Olímpico" em boas condições

6 comentários:

  1. Es um optimista, fazeres o segmento de ciclismo em 25minutos é obra, deve dar qualquer coisa como 85km/h de média :p as motas e o doping mecânico são proibidos :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter de ir tirar o motor que tinha posto na bike :)

      Obrigado pelo reparo, tinha-me escapado. Já está corrigido para 1:45 :)

      Eliminar
  2. Nunca achamos que treinámos o suficiente, mesmo que o tenhamos feito. Claro que multiplicado por 3, mais essa sensação se produzirá.

    Estou perfeitamente convencido que vais conseguir, mesmo contra a intempérie.

    FORÇA!!!

    Um abraço e até amanhã :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho a certeza que a prova vai-te correr muito bem!
    Tenho seguido estes artigos com todo o interesse pois embora não sendo praticante da modalidade gosto muito da mesma e adoro aprender sobre o assunto. E com aqui se aprende!
    Lembro de assistir a um Triatlo de Cascais e de um jovem atleta não conseguir fazer a transição da natação para o ciclismo pois tremia dos pés à cabeça devendo estar bem perto da hipotermia. Ele bem que se esforçou para se equipar mas foi impossível. Não tinha um WetSuit que nem sei se já existia na altura.
    Também dei o meu modesto contributo na organização do Triatlo de Cascais (em 1986 ou 1987) estando a anotar os números dos atletas numa das transições da prova (não me lembro qual) eu dizia o número e um colega anotava-o.
    Uma excelente prova e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte!

    Um site que eu uso para planear os meus treinos de natação é este: http://www.swimplan.com/

    Tem uma versão grátis que gera um plano novo por dia e inclui todo o tipo de trabalho. Muito bom e ideal para aqueles dias que não sabes bem o que fazer.

    Uma excelente prova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela dica. Não conhecia esse site, vou investigar.

      Eliminar