2º Duatlo do Jumbo (Sprint)

Depois da estreia no Duatlo do Jumbo, no ano passado, este ano não podia deixar passar a oportunidade de correr e pedalar novamente no autódromo do Estoril. Ainda por cima a prova deste ano ia ser um sprint, ou seja, distâncias maiores. Iam ser 5 Km de corrida + 20 Km de Ciclismo + 2,5 Km de Corrida.



Tal como no ano passado, combinei com o João Pires irmos de bicicleta para o autódromo. Este ano ele não ia participar na prova, mas decidiu acompanhar-me em parte do treino dele. 

Foi assim que, com 28,8 Km de Ciclismo nas pernas, cheguei ao Autódromo do Estoril onde já estava a Rita e os meus pais à minha espera.

Segmento 1 - Corrida (00:25:59)

À semelhança do ano passado, o arranque foi muito rápido. Neste, que foi o meu terceiro duatlo, fiquei com a ideia que o nível nestas provas é muito mais elevado do que nas habituais provas de estrada. 

Eu não corro rápido, mas nos duatlos logo após o início e enquanto ainda ainda vou a ritmos perto dos 5 min/km, sou logo dos últimos. Tenho ideia que este ritmo, em grande parte das provas de estrada, permite-me ir mais ou menos a meio do pelotão.

O percurso da corrida foi diferente este ano (o ano passado fiz o super-sprint) e apanhei logo duas subidas poucos metros depois de começar. Serviu para quebrar, e bem, o ritmo louco inicial e ir para valores mais toleráveis para mim.

Já a um ritmo "gerível", deixei-me ir sem preocupações por estar mais para trás. Até entrar no parque de transição ainda acabei por passar alguns atletas que foram quebrando para o fim do primeiro segmento.

Terminei os 4,90 Km de corrida a uma, boa, média de 05:18 min/km e entrei no Parque de Transição a grande velocidade. A minha bicicleta era quase das últimas, o que me dava vantagem na T1, já que corri a distância do Parque com os ténis ainda calçados.

A transição foi feita em 42 segundos. O ano passado tinha demorado 49. 

Segmento 2 - Ciclismo (00:42:24)

Entrei para o ciclismo muito rápido e cheio de força, que se esfumou logo toda, após a primeira curva quando levei com o vento de frente. 

O meu objectivo para o ciclismo era fazer uma média de 30 Km/h mas com o vento que se fazia sentir ia ser complicado. Ora era contra, ora eram as rajadas laterais que iam dificultando a progressão. 



Quando cheguei à segunda subida, na zona da chicane, tive bastantes dificuldades e comecei a pensar que ia ser um sacrifício fazer o segmento de ciclismo. Tenho mesmo de aprender a não entrar logo a matar e deixar o corpo habituar-se primeiro ao ritmo do ciclismo.

Ao entrar na reta da meta comecei a sentir-me melhor e consegui colocar um ritmo mais forte para as restantes quatro voltas.

Achei a chicane o ponto mais difícil do percurso, depois de uma primeira passagem muito complicada e de uma segunda bem melhor, achei que iam ser todas assim, mas não foram! 

Logo na volta seguinte, na recta interior, passou um grupo por mim ao qual me tentei juntar fazendo um esforço considerável para conseguir seguir na roda. Ao entrar na subida paguei logo esse esforço. As pernas não respondiam e vi-me tão aflito como da primeira vez.

A quarta e quinta passagem foram mais pacíficas e das mais rápidas.

Ao longo do ciclismo, e do resto da prova, tive os meus pais e a Rita a apoiar. Era engraçado a cada volta que fazia eles apareciam num sitio diferente.

Terminei os 20,34 Km do ciclismo a uma média de 28,8 Km/h. É verdade que foi abaixo do que queria, mas com o vento que se fazia sentir acho que até foi bom. Para além disso, não senti o mesmo que tinha sentido em Peniche, ou seja, que estava constantemente a ser ultrapassado. Aqui foi o inverso. Passei imensa gente durante o segmento do ciclismo.

A transição para a corrida também foi rápida. Estava a usar pela primeira vez em prova os sapatos que tinha comprado e portaram-se bem na parte de correr com eles. Claro que não é o ideal, mas pareceram-me estáveis para uma curta corrida.

Fiz a transição em 42 segundos mais 2 segundos que o ano passado.

Segmento 3 - Corrida (12:30)

A última corrida foi o normal, para mim, nestas distâncias. Um arranque muito rápido, apesar de parecer que ia lento, um mau momento mais ou menos a meio e a recuperação final.

O circuito era o mesmo que da primeira corrida mas só com uma volta. Ao longo do percurso acabei por ser ultrapassado por três outros atletas, sem conseguir sequer reagir e ir atrás deles.

Para compensar, na parte final comecei a reparar que aos poucos estava a ganhar vantagem ao atleta que seguia à minha frente, meti na cabeça que o tinha de ultrapassar e fui aumentando o ritmo até o conseguir passar a uns 100 metros da meta.

Neste último segmento o relógio marcou uma distância de 2,45 Kms feitos a uma média de 05:06 min/km.

A minha Prova:

Tal como no ano passado gostei bastante da prova. É um local engraçado para correr e pedalar e a acho que a prova está bastante bem organizada. 

Não sei se os quase 30 Km de ciclismo que fiz antes da prova afectaram a minha performance. É provavel que se estivesse mais fresco tivesse conseguido um tempo melhor, mas a ideia era fazer um teste de forma na prova e juntar mais uns km's de ciclismo em vista ao Triatlo de Cascais, dali a duas semanas.

Deu para testar algum material novo e para ver como está a forma. O material portou-se bem, e a forma física também não está má. Venha o Triatlo de Cascais!

 Classificações:
Fotos:

3 comentários:

  1. Realizaste uma muito boa prova e num local "sagrado" para aficionados das 4 rodas como eu :)

    Força para domingo!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande "Maquina"!
    Sabes foi no autódromo do Estoril que fiz a minha primeira maratona! Já lã vão uns anos valentes...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa João!

    As transições dão cabo da performance :)

    Abraço

    ResponderEliminar