9ª Corrida Luzia Dias

Com a minha primeira época de triatlos terminada voltei a inscrever-me em algumas corridas de 10 Km. A nona edição da Corrida Luzia Dias foi a primeira delas.

Ainda com pouco treino de corrida nas pernas e, sinceramente, sem grande vontade de sair da cama, fui no Domingo de manhã, até ao Lumiar para participar na prova.

O percurso da prova era num circuito de 5 Km que seria percorrido por duas vezes. O meu objectivo era muito claro, fazer a segunda volta mais rápida que a primeira. Queria fazer um tempo final decente (abaixo dos 55 minutos), mas não era o objectivo principal para esta prova. 

Com o início da prova percebi que a pouca vontade com que tinha ido era só mesmo na cabeça, as pernas queriam estar ali e estavam a sentir-se bem. 

Durante a primeira volta não houve nada de relevante a assinalar fui sempre com a sensação de estar a gerir bem o esforço e que ia conseguir acelerar na segunda metada. Essa gestão funcionou bastante bem, mesmo sendo um percurso com algum sobe e desce




Ao fazer a primeira volta reparei que ia fazer uma descida bastante grande antes da entrada no ultimo quilómetro, que por sua vez seria plano. Fiquei logo com a ideia de a aproveitar para ganhar embalo para um ultimo quilómetro mais rápido.

Já na segunda volta ao percurso, tirando o sétimo quilómetro, onde se apanhava uma subida mais longa e inclinada, estava a conseguir cumprir o objectivo de fazer a segunda metade mais rápida. E ainda vinha ai a descida final para por o meu plano em prática.

Embalei e entrei no último quilómetro da prova a uma média de cerca de 04:50 min/km. Agora era só aguentar assim até ao final.



Desde o início da descida que ia a ver a sombra de um atleta que seguia mesmo atrás de mim. Não cheguei a ver quem era, só via a sombra dele a seguir-me sempre à mesma distância. 

No final da descida continuava a ser seguido e foi aqui que activei por completo o chip competição. Não ia "transportar" o meu "adversário" até ao final para depois correr o risco de ser ultrapassado. Comecei a pensar se teria força para mandar um esticão, tentar descolar, e onde seria a melhor altura para o fazer.

Foi a cerca de 300 metros do final que o fiz, depois de ter quebrado um bocado, consegui aumentar novamente o ritmo e, vi finalmente, a sombra que me vinha a seguir a ficar para trás. 

Quando pensava que já ia no limite cheguei à ultima curva da prova. Aqui um atleta que seguia uns 10 metros à minha frente decide cortar a curva por cima do passeio em vez de seguir pela estrada. Fiquei bastante irritado! 

Que raio, chateia-me que as pessoas não façam o percurso correcto, é para se seguir pela estrada não é para cortar por cima dos passeios. 

Não ia deixar que aquele atleta acabasse à minha frente, não podia ser! O tal limite onde eu pensava que já tinha chegado desapareceu e sem saber como acelerei ainda mais conseguindo passar o atleta corta-caminho à entrada da passadeira vermelha para a meta.

Acabei com um tempo de 53 minutos e 53 segundos e aparentemente segundo o relógio cortei a meta a um ritmo de cerca de 03:30 min/km! Objectivo cumprido. Segunda parte melhor que a primeira e um tempo final decente para os treinos que tenho feito.

Pelos vistos quando precisar de uma força extra durante as provas tenho de pedir às pessoas à frente para cortarem caminho :) 




A Minha Prova

6 comentários:

  1. Excelente ritmo e 2ª metade, para quem tem feito poucas corridas!
    Só prova, uma vez mais, o teu grande potencial.

    Quanto ao corte do passeio... enfim... que mais dizer?

    Um abraço e força para as próximas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.

      A ver se nas provas de Dezembro consigo atingir o tal potencial :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Escelente para saltar as camadas de ferrugem :)!

    Espero que tenhas espetado um "on your face" ao batoteiro ou então não, essa malta nem merece!

    Não percebem que os primeiros a serem enganados são eles.

    Abraço e aproveita, as manhãs estão um espetaculo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura nem consegui falar, só abanei um bocado os braços na direcção do atleta corta-caminho.

      Ver imensa gente a cortar por cima de passeios nas provas é daquelas coisas que me deixa chateado.

      Abraço

      Eliminar
  3. Não entendo a cena das pessoas atalharem. Se calhar sou eu que sou um "menino". Mas pelo menos serviu para descobrires que por vezes o corpo tem mais força do que aquilo que nós pensamos!

    Um abraço e parabéns pela prova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor. Também devo ser menino, aliás, as vezes penso que se calhar sou parvo por seguir o percurso marcado, mas se paguei para fazer 10 Km, não vou rejeitar qualquer metro de prova :)

      Abraço

      Eliminar