Planos para 2016

13:14 3 Comments

2015 foi um grande ano, tal como já tive oportunidade de relatar aqui. Dos vários pontos altos do ano, houve um que me fez repensar o que tinha planeado inicialmente para 2016 - o Triatlo de Oeiras.

Inicialmente tinha pensado fazer mais uma maratona em 2016 e participar em provas de Trail um pouco mais longas, mas como gostei tanto de fazer o triatlo fiquei com vontade de fazer mais provas dessa modalidade.


Não é tão fácil (nem tão barato) como fazer provas de corrida. Primeiro, porque não há cerca de cinquenta provas no mesmo local todos os fins de semana e segundo, porque muitos dos triatlos que existem são organizados fora de Lisboa. Apesar disso consegui encontrar sete provas a distâncias aceitáveis que planeio fazer.

16 Abril - Triatlo de Amora
07 Maio - Triatlo de Lisboa
10 Junho - Triatlo de Peniche
19 Junho - Triatlo de Oeiras
02 Julho - Triatlo de Abrantes
24 Julho - Triatlo de Setúbal
25 Setembro - Triatlo de Cascais

A decisão de fazer mais provas de triatlo começou logo a seguir ao de Oeiras. Nos dias seguintes, o João Pires desafiou-me para fazermos o Triatlo de Lisboa (versão Olympic Plus) e talvez ainda com o efeito das endorfinas da prova que tinha concluido, não foi preciso pensar muito antes de avançar para a inscrição.


Se tudo correr conforme o planeado será o meu terceiro triatlo dado, que cerca de um mês antes estou a prever participar no da Amora. Apesar de ser uma prova versão Super-Sprint vai servir para ganhar mais experiência e testar algum material para Lisboa.

O triatlo de Lisboa não é uma verdadeira distância olímpica, mas vai andar lá próximo:
  • Natação: 950 metros
  • Ciclismo: 45 Km 
  • Corrida: 10,5 Km

Tenho alguma pena de não ser um verdadeiro Olímpico, mas de certeza que os 950 metros de natação já vão dar muita luta, não descurando também os segmentos seguintes.

A inscrição para o Triatlo de Lisboa está feita desde Julho. Agora com a entrada em 2016 e a data desta e de outras provas a aproximar-se, está na altura de começar com os treinos mais a sério.

Para a natação, vou continuar com os treinos na piscina e tratar de comprar um wetsuit. Com o aumento da distância e a minha vontade de fazer mais triatlos (e mais longos) já começa a justificar-se este investimento.

Para o ciclismo vou ter de treinar mais do que para o de Oeiras. Não tenho duvidas que em circunstâncias normais consigo fazer 45 Km a pedalar, mas prefiro fazê-los a bom ritmo do que a ritmo de passeio. O problema com os treinos desta modalidade é a falta de tempo / oportunidade para os fazer. Durante a semana a hipótese seria treinar ao final do dia, mas nesta altura do ano ao final da tarde já é de noite e não me sinto muito confortável nem seguro para andar a pedalar a essa hora. Sobra o fim de semana, ou seja um treino de ciclismo por semana. Não é o ideal mas à falta de alternativas é o que vai acontecer

Para a corrida vou continuar com o que faço hoje em dia, dois a três treinos por semana, e tentar que um deles seja um treino mais especifico: séries, rampas ou algo semelhante.

O triatlo não são só três desportos diferentes, há também as transições entre cada segmento e por isso queria treinar essa parte para conseguir estar um pouco mais à vontade quando chegar a altura da prova.

A juntar a estes treinos todos, entra também o já conhecido reforço muscular e a perda de peso. Pelo menos desta vez a perda de peso está a acontecer, só falta agora conseguir fazer regularmente treinos de reforço muscular em casa.

É verdade que este post foi muito virado para o triatlo, apesar de não ter nenhum objectivo especifico de tempos para estas provas. Sendo esta a primeira época neste desporto quero só fazer várias provas e ganhar experiência.

A corrida não ficará esquecida e tenho alguns objectivos que gostava de concretizar este ano:
  • Baixar o meu RP aos 10 Km (00:49:21)
  • Manter-me na ordem dos 50 minutos em provas de 10 Km
  • Baixar das 2h à Meia Maratona (02:08:52)

Estes são os principais objectivos. Claro que há uma série de outras provas que gostaria de fazer, inclusive voltar a repetir a Maratona, mas muito provavelmente não será em 2016.

3 comentários:

2015 - Balanço em palavras

22:34 8 Comments

O ano que passou foi o meu quinto ano completo nisto das corridas e que grande ano que foi! Em tudo o que aconteceu tenho de destacar claramente dois momentos.

Maratona de Paris

Foi em Abril e na bonita Maratona de Paris que terminei pela primeira vez os míticos 42 Km. Foi uma experiência fantástica, com bastante sofrimento ao longo das cerca de 5 horas e 45 minutos que demorei a percorrer a distância, mas apesar disso valeu a pena.


Triatlo de Oeiras

Ainda não corria e já tinha me sentia atraído pelo Triatlo. Era algo que achava bastante interessante e que um dia gostava de fazer, mas que, por vários motivos, nunca passou de uma intenção, até Junho deste ano.

Para estreia optei pela versão Super-Sprint, o que tornou tudo bastante rápido e intenso, mas que não me impediu de adorar todos os momentos da prova, desde as três modalidades distintas até aos momentos de transição. Gostei tanto desta modalidade, ou melhor, conjugação de três modalidades, que em 2016 já tenho mais uns triatlos em vista.



4 ao Km

Estes dois momentos alto do ano foram feitos pertencendo já a um grande grupo de amigos que corre com a camisola dos "4 ao Km". Foi no final de Janeiro no GP do Fim da Europa que a contratação foi oficializada e fiz logo essa prova com a camisola da equipa.


Rita

Ao longo do ano os treinos foram sendo mais ou menos regulares e mais uma vez consegui bater o meu record de quilómetros anual tendo terminado com 1202 kms (2 acima do objectivo). Tal só aconteceu por causa da Rita. Na última semana do ano faltavam-me 18 Km mas já não estava muito motivado para ir correr todos os dias só para isso, e acabou por ser ela que me obrigou a sair de casa e a concretizar este objectivo.

Aliás, tenho de agradecer à Rita por todo o apoio e motivação ao longo do ano e pela paciência em me aturar com as conversas de corridas, bicicletas, provas, triatlos, natação, equipamento, etc etc, etc.

Se não fosse ela não tinha feito alguns treinos na altura crítica do plano para Paris, se não fosse ela e os meus pais estarem ao Km 35 na Maratona de Paris não sei se tinha terminado a prova, se não fosse ela não tinha concretizado o objectivo anual. Obrigado! :)


Records aos 10 Km

O final do ano foi também bastante bom. Nas últimas sete provas do ano (1 Novembro + 6 Dezembro) consegui os tempos finais foram os 5 melhores que alguma vez fiz aos 10 Km. Bati por larga margem o meu record pessoal que vinha da São Silvestre da Amadora em 2014 (53:03) e baixei da barreira dos 50 minutos por duas vezes tendo fixado o meu RP nos 00:49:21 na Corrida dos Descobrimentos.

Estes tempos devem-se muito ao peso que tenho, finalmente, conseguido perder e que espero conseguir manter a tendência no inicio de 2016.


Mais uns dias e sai o habitual post com as estatísticas gráficos e tabelas dos números de 2015.

Resumindo foi um grande ano, vamos ver o 2016 me reserva.

Bom Ano

8 comentários:

Resumo Mensal - Dezembro 2015

09:00 2 Comments

O mês de Dezembro não foi o que teve mais quilómetros do ano, mas foi sem dúvida o que teve maior número de provas: 6 no total, 4 delas foram corridas de São Silvestre.

Foi também o mês dos records aos 10 Km. O sinal tinha sido dado na Corrida da Fome no final de Novembro e logo na primeira prova do mês: na Corrida dos Descobrimentos baixei dos 50 minutos para os 49:21. Nas restantes provas do mês voltei a conseguir baixar dos 50 na São Silvestre de Lisboa e no GP de Natal acabei por ficar a 10 segundos dessa marca.

O mês acabou mais uma vez com a São Silvestre da Amadora, consegui baixar o meu tempo do ano passado mas ao contrário das outras provas do mês acabei esta claramente em quebra. Talvez o acumulado de quilómetros na ultima semana do ano tenha ajudado.

O peso desceu mais um bocado no início do mês, mas acabou por estabilizar e subir um pouco mais para o final. Os jantares de Natal e os doces típicos desta época não ajudam muito... :)

Calendário de Dezembro 2015

 

Número de Actividades de 2015

 

Número de Km's de 2015

 

Peso Dezembro: 79,8

2 comentários:

27ª São Silvestre dos Olivais

A terceira São Silvestre de 2015 foi nos Olivais e foi a minha segunda participação nesta prova. 


Esta participação ficou logo abençoada com a chuvada que caiu enquanto íamos do local de levantamento dos dorsais para o local do inicio da prova. A distância não era muita mas foi o suficiente para deixar logo muita gente bem molhada.

A ideia para esta prova era apenas participar sem forçar muito para ter energia suficiente para tentar um bom tempo na São Silvestre da Amadora no dia seguinte e foi isso que aconteceu.


Depois de um aquecimento onde contabilizei mais uns metros para o meu objectivo de 1200 Km anuais fui para o local da partida onde encontrei o José Magro.

Tal como na minha anterior participação em 2012 acabei por fazer a prova toda na sua companhia. A prova passou-se bastante bem sempre a um ritmo confortável e à conversa os quilómetros passavam quase sem se dar por eles.

Achei a prova bastante engraçada e desafiante, especialmente de meio para a frente onde nos aparecem uma série de subidas que dão algum trabalho a ultrapassar.

Depois de o relógio marcar os 10 Km aproveitamos para soltar as pernas e acelerar nos 200 metros que faltavam até à meta real. 


O tempo final foi de 01:00:23, mas nesta prova foi o que menos importou :)

A Minha Corrida:

O meu histórico nesta prova:

Edição Data Distância Tempo Chip Média Km 5 Km 10
27ª 2015-12-30 10,24 01:00:23 05:54 00:29:12 00:59:22
24ª 2012-12-30 10,19 01:02:45 06:10 00:30:19 01:01:58

2 comentários: