O que se passou em 2016

19:00 3 Comments

Desportivamente o ano de 2016 foi bastante diferente do que vinha a ser hábito até agora. Com a participação no Triatlo de Oeiras em 2015 fiquei "viciado" nesta modalidade e isso acabou por transformar bastante os treinos e provas que fiz durante o ano de 2016.

Com a transição para o triatlo, a corrida acabou por sofrer bastante. Fiz menos treinos e especialmente muito menos provas. Durante 2016 não fiz nenhuma prova maior que 10 Km e não participei em nenhum trail. Para compensar consegui, mais uma vez em Dezembro, bater o meu record pessoal, tirando 1, sim "um" simples segundo - foi no 59º GP de Natal.

Esta quebra de números na corrida é justificada pela participação ao longo do ano em cinco triatlos e dois duatlos. Nestas provas o destaque vai sem sombra de dúvida para o Lisbon Triathlon. Foi a minha estreia numa distância mais ou menos Olímpica, (950 m + 45 Km + 11 Km) e apesar do muito vento e chuva que assolou Lisboa nesse dia, tudo correu muito bem. O meu desempenho foi bastante bom e foi uma prova que, passado o nervosismo inicial, me deu imenso gozo a fazer.


Ao longo do ano fiz outras provas de triatlo mais curtas, na distância Sprint e Super-Sprint e terminei o ano a fazer novamente uma distância quase Olímpica (1100 m + 50 Km + 10 Km) no Triatlo de Cascais. Neste caso já não posso dizer que me tenha corrido tão bem como em Lisboa. A corrida foi feita de forma bastante sofrida.

Se olhar para os números de 2016, o total de treinos e provas que fiz até acaba por ser ligeiramente superior a 2015 (mais 4). Mas a mudança de foco da Corrida para o Triatlo, nota-se bem na distribuição do número pelos 3 desportos.



O número de quilómetros, inevitavelmente, acompanha a tendência do número de treinos. Se no ano passado tinha conseguido chegar aos 1200 Km de corrida, este ano cheguei a uns miseráveis 449,35 Km's. É o meu pior número desde que comecei a correr.

Já a natação e o ciclismo melhoraram imenso em relação ao ano passado. Nadei praticamente o dobro dos km's. Passei de 22 para 49 Km's feitos maioritariamente na piscina e com alguns treinos feitos no mar. 

No ciclismo,  passei de 206 para 1600 Km's pedalados em 2016. Este aumento de km's deve-se muito à aquisição de um turbo trainner que me permitiu começar a treinar este segmento durante a semana no conforto do lar. 


Corrida

Comecei o ano com dores no pé, depois de cada vez que ia correr. Daí a quase nulidade de Km's no início do ano. Em Março, depois de comprar umas palmilhas para os ténis, as coisas melhoraram e foram em crescendo até Maio, mês do Triatlo de Lisboa. Este esquema de crescendo repetiu-se novamente até Agosto / Setembro, mês do Triatlo de Cascais, e novamente no final do ano ,quando tive mais provas de estrada. 

Ciclismo

No ciclismo, não há comparação possível entre 2015 e 2016. Provavelmente todos os quilómetros a menos que fiz na corrida, ao fim de semana, foram para a bicicleta. Todos os meses fiz pelo menos um treino de ciclismo, com maior destaque para Abril com a preparação para o Triatlo de Lisboa, Junho e Setembro com um treino de 100 Km e Dezembro com os treinos feitos em casa.

Natação

Na natação, também consegui fazer pelo menos um treino todos os meses. Os destaques são também para os meses de Março e Abril em preparação para o Triatlo de Lisboa e o mês de Setembro para o triatlo de Cascais. Aliás, esse mês foi mesmo o mês com mais quilómetros nadados no ano. Provavelmente essa será a explicação para a Natação ter sido o segmento que me correu melhor em Cascais.



E, de um modo geral, são estes os números do ano que se passou. Para 2017, o objectivo principal, no que aos treinos diz respeito, passa por conseguir organizar-me de modo a treinar decentemente os 3 desportos que pratico, sem sentir que estou a negligenciar um deles.

Em relação a provas, direi mais tarde o que tenho planeado.

Bom Ano para todos.

3 comentários:

  1. Pois... como já te disse, a grande dificuldade em triatlo, para quem não é profissional, é conseguir conciliar o seu triplo treino com pouco tempo disponível. Se conseguires treinar as 3 sem negligenciar alguma, deverás ser um caso de estudo :)

    Um abraço e força para 2017 e todos os teus projectos, ambições e sonhos!

    ResponderEliminar
  2. Para um amador, é muito difícil mesmo levar o triatlo a sério. Conjugar as três modalidades, trabalhar mais que uma modalidade diariamente e ainda ter uma vida profissional e pessoal, é mesmo uma tarefa quase impossível.

    Boa sorte para 2017! Bons treinos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O que faltou à corrida compensaste em bicicleta e natação :)
    Estás em grande João! Treinar 3 desportos é obra!
    Muitos parabéns por tudo o que alcançaste em 2016 e que 2017 seja ainda melhor!
    Beijinhos

    ResponderEliminar