1ª Meia Maratona de Cascais

A última Meia Maratona que fiz foi em Setembro de 2015, em São João das Lampas. Um ano e cinco meses depois, voltei a fazer os 21 Km, desta vez na primeira edição da Meia Maratona de Cascais. Estava preparado e com treinos para enfrentar esta distância? Não!

O plano era ter feito, incrementalmente, treinos longos até aos 18 Km. Na prática houve um único treino longo de 15 Km, feito a 21 de Janeiro. Ou seja, o meu treino mais longo, desde o início de 2016 foram 15 Km, só... Melhor preparação não podia haver!

Apesar da inexistente preparação, não estava nada preocupado ou nervoso para a prova. Não tinha qualquer pressão para obter algum tempo em especial. Enquanto conseguisse correr, corria, quando não desse mais, ia a andar. Era este o plano. Se por algum milagre fizesse a prova toda sem parar de correr, melhor. 


O dia não podia estar melhor. Uma temperatura excelente, céu nublado mas sem ar de ir chover e o melhor de tudo, praticamente não havia vento.

Desta vez, sem qualquer aquecimento feito, fui para o local da partida aguardar pelo início. A prova não podia começar sem um sentido minuto de silêncio, em homenagem à grande Analice Silva, que nos deixou há uns dias. Podem ficar a conhecer a história desta grande atleta aqui aqui.

O meu plano para a prova era ir num ritmo bastante conservador, logo desde o início. Assim o planeei, assim o fiz.

Devagarinho, sempre a cerca de 6:15 min/km, fui percorrendo quilómetro após quilómetro. O  corpo estava a responder bastante bem e seguia sem me sentir minimamente em esforço. Ao contrário do Campeonato Nacional de Estada, desta vez o ritmo cardíaco estava de acordo com a velocidade a que corria.

Já com o sol como companhia, cheguei a meio da prova e ao ponto de viragem perto da praia do Guincho. Continuava a sentir-me bastante bem e sem quebras no ritmo. Foi aqui que comecei a acreditar que seria capaz de chegar ao fim sem ter de caminhar.


Já no regresso e ao aproximar-me dos 15 Km, o cansaço começou a aparecer, mas continuava a sentir-me bem e a acreditar que ia chegar ao final. A única dúvida que restava era como ia passar o quilómetro 18, onde normalmente tenho problemas nas provas desta distância.

O quilómetro 18 acabou por passar tal como todos os outros, sem problemas! Para ajudar a motivar, estava praticamente desde o ponto de retorno a ultrapassar outros atletas. Estava tão bem que nos últimos dois quilómetros comecei a forçar o ritmo (5:53, e 5:17), até acabar a prova a sprintar a cerca de 3:30. Claro com a ajuda da descida para a baía de Cascais!

O tempo final foi um excelente 2:12:28, que equivale ao meu quarto melhor tempo à Meia Maratona. Aliás posso dizer que das onze provas que fiz nesta distância, esta com o menor treino delas todas, foi aquela em que me senti melhor do início ao fim. 


Não sei explicar como é que a prova resultou assim, mas não podia ter tido um melhor regresso às Meias Maratonas! Ok, excepto o escaldão com que fiquei na cabeça...

 A próxima será na Ponte 25 de Abril.

1ª Meia Maratona de Cascais

3 comentários:

  1. Estás de parabéns pois estiveste muito bem!
    Quando as coisas correm mal, devemos analisar o porquê. Quando correm surpreendentemente bem, é aproveitar! :)

    Um abraço e força para a dúzia na Ponte!

    ResponderEliminar
  2. Foi daqueles dias em que tudo corre bem, espero que na da Ponte seja igual, mas de preferência com mais treino :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns João!
    Apesar do pouco treino, fizeste uma grande prova. Agora, com mais km, a meia da ponte vai ser ainda melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar