SkyRoad Serra da Estrela - Está quase!

Este fim de semana vou fazer a minha segunda prova de ciclismo. A primeira já foi há uns anos e teve uma dimensão muito menor. Esta será a minha primeira prova mais a sério e logo naquele que é provavelmente o local mais mítico do ciclismo em Portugal: a Serra da Estrela.

Tenho noção que o treino foi curto e insuficiente para subidas como as da Serra da Estrela, mas o que falta em treino tenho na vontade imensa de chegar lá acima.

Irei ter pela frente o meu maior desafio em bicicleta. São 102 Km com cerca de 2800 D+.

Costumo dizer que prefiro subidas mais longas do que as curtas e muito inclinadas, mas na realidade nunca tive oportunidade de fazer subidas tão longas como as da Serra.

A primeira vai ter 19,4 Km a uma média de 3,8% e vai levar-me de Manteigas até as Penhas Douradas

Não me parece ser uma subida com percentagens de inclinação muito complicadas, mas são praticamente 20 Km de subida que vão certamente deixar mossa.

A segunda subida é a mais preocupante, 32 Km de subida com uma média de 4,5%, mas com o temível Adamastor mais ou menos a meio. São cerca de 10 Km com uma percentagem de 8% de inclinação e zonas com rampas que chegam aos 14%!!!
Esta segunda e última subida será mais complicada. Imagino que com o cansaço da primeira metade de prova e com o calor que já poderá fazer-se sentir, esta será uma grande dificuldade a ultrapassar.

Mas no fim desta subida estará a Torre e a meta. Local mítico de inúmeras chegadas da Volta a Portugal em bicicleta e onde, por duas vezes, estive presente.

Desta vez também vou estar presente, mas em vez de estar a bater palmas e a gritar por outros ciclistas, vou estar eu em cima de uma bicicleta a cumprir o sonho de muitos anos: "Um dia vou subir a Serra da Estrela de bicicleta!"

Domingo vai ser o dia!

2 comentários: