6º SkyRoad Aldeias do Xisto (Mediofondo)

No fim de semana passado, participei na segunda prova de ciclismo do ano, o SkyRoad Aldeias do Xisto. Praticamente sem treinos para uma prova destas, ia com a expectativa que fosse mais acessível que a da Serra da Estrela,  o que felizmente se comprovou.

Sábado de manhã fui com os meus pais e a Rita para Arganil onde íamos passar o sábado e a noite para Domingo. Para não andar para trás e para a frente deixei o levantamento do dorsal para o dia da prova. Ia obrigar a levantar-me mais cedo mas ao menos não andava a "fazer piscinas" para a Lousã.

Às 6h da manhã e depois da típica noite mal dormida estava o despertador a tocar. Com praticamente tudo arrumado de véspera foi só tomar o pequeno almoço e sair de casa. Estava frio! 

Ao chegar à Lousã levantei o dorsal e despedi-me de parte da claque. Eu ia para a minha box de partida e eles iam para o cimo da Serra esperar que eu lá passasse. A outra parte da claque viria de Arganil umas horas mais tarde, e iam esperar-me mais na parte final do percurso.


Tinha levado o colete e os manguitos já a contar com tempo fresco mas mesmo assim ainda sentia frio, especialmente durante os primeiros quilómetros.

A prova começou com andamento controlado durante cerca de 7 Kms, ou seja ia um carro na frente do pelotão a marcar o ritmo. Quando começou a subida de 20 Km que nos ia levar ao cimo da Lousã, começou a prova a sério e era cada um por si.

Claro que para mim o andamento controlado não fez qualquer diferença. Apesar de ter partido na segunda box, fui rapidamente ultrapassado e fiquei na parte final do pelotão, local onde me deixei ficar a prova toda.

A subida da Serra da Lousã é bastante bonita, aliás estes 20 Km foram praticamente os únicos da prova em que tínhamos vegetação verde à volta. Todo o resto do percurso estava desolador.

A minha subida, aliás, toda a minha prova, foi feita sempre a tentar manter uma cadência alta. Ou seja prefiro pedalar mais vezes mas numa mudança mais leve, do que pedalar menos mas ter de fazer mais força nos pedais. Esta ultima forma de pedalar obriga a usar mais força e desgasta os músculos mais rapidamente.

Eu, como, queria atrasar ao máximo a fadiga, optei por ir desde o inicio a ritmos leves, mesmo que isso implicasse usar a mudança mais levezinha da bicicleta: 34x32 logo na primeira subida.

Já agora 34x32 quer dizer o número de dentes de pedalaira e da cassete respectivamente. 34 dentes na pedaleira quer dizer que ia na pedaleira mais pequena. e 32 na cassete quer dizer que ia na maior. 

A subida não tinha nada a ver com as da Serra da  Estrela, pendentes entre os 4%, e 6% e algumas rampas que não devem ter passado dos 8 / 9% de inclinação. Uma subida longa mas acessível!

Fiz a subida sem problemas tirando a parte final. O roadbook da prova indicava que havia um limite horário para passar no topo da serra às 10:15 (não sei se chegou a haver cortes). Nos últimos quilómetros da subida, e pelas minhas contas ia ser mesmo no limite, como tal tive de aumentar um bocadinho o ritmo. 

Passei na contagem de montanha de 1ª Categoria da Serra da Lousã exactamente as 10:15 depois de cerca de 1 hora e 30 minutos de subida.

Tal como combinado no alto da serra estavam os meus pais e a Rita, cheios de frio, mas a fazer uma grande festa quando me viram. Obrigado :)


Ao virar para o outro lado da serra o cenário mudou completamente. O verde mudou para castanho e preto, por quilómetros a perder de vista, Impressionante!

Aproveitei a descida para tomar um gel e descansar as pernas. A descida foi feita de forma bastante rápida (mas sempre a travar muito, mãe e pai) e pouco tempo depois estava no abastecimento em Castanheira de Pera. 

O abastecimento estava ao lado da famosa Praia das Rocas. Uma zona de piscinas com bastante bom ar e que me deixou com vontade de lá voltar para as experimentar.

Como ainda não tinha fome e para perder pouco tempo, havia outro tempo limite mais à frente, saí rapidamente do abastecimento. Arrependi-me mais tarde quando comecei a sentir fome.

Logo depois de Castanheira de Pera apareceu outra subida, que também ultrapassei sem problemas. As pendentes eram novamente bastante acessíveis, e a subida era curta: 5,8 Km a uma média de 3% levaram-me à contagem de montanha de 3ª Categoria do Alto do Valinho.


Até ao momento estava a sentir-me bastante bem, começava a ficar cansado mas já estava quase tudo feito, a moral estava em alta.

Ao virar para a Nacional 2, para alem do vento forte que se sentia apareceram também aquelas terras com nomes engraçados: Venda da Gaita e Picha foram alguns dos locais por onde passei.

Antes de começar a ultima subida do dia, parei em mais um abastecimento da prova para encher os bidons de água. Foi também aqui que encontrei os meus pais.


Ao fazer a ultima subida do dia comecei a sentir bastante fome e arrependi-me de não ter perdido mais tempo no primeiro abastecimento. Quis continuar para acabar mais rápido e agora isto. Lição aprendida!

A subida para a Portela do Vento era de segunda categoria e durou 10 Km com uma pendente média de 4,4%. Aqui já ia sempre no andamento mais leve e tentava manter-me com uma boa cadência. Acabei por parar duas vezes nesta subida. Não por cansaço claro... a primeira foi para guardar o colete e a segunda para tirar uma foto. Não foram paragens para descansar!


Quase uma hora depois de começar a subida cheguei ao fim. Tinha 70 Km de prova e agora era praticamente sempre a descer até ao final. 

O ultimo abastecimento da prova estava no final da subida e aqui sim perdi tempo. Ainda por cima havia Pretzel's. Agarrei-me a eles como se não houvesse amanhã!

Os 10 Km's seguintes foram de uma rápida descida, no final da qual estava a segunda parte da minha claque. A minha madrinha e o Natalino, estavam já há umas horas à espera que eu passasse por ali. Quase que não me viam, isto de ter um capacete e óculos de sol é um bom disfarce.

Os últimos 20 Km da prova foram os que mais gozo me deram a fazer. A descer, mas com uma inclinação suave o que permitia ir rápido e pedalar ao mesmo tempo. Isto numa estrada com curvas não muito fechadas, dava para andar a bom ritmo controlando só um pouco a travagem nas curvas.

Era daquelas estradas em que dá para fazer mais rápido de bicicleta do que de carro, e que gozo me deu a fazer :)


Já a aproximação final à Lousã não me deu gozo nenhum. Fomos por uma estrada nacional (N342), mas daquelas largas em que os carros passam muito muito rápido ao nosso lado. Acho que podiam arranjar uma alternativa que não obrigasse os ciclistas a passarem por ali.

Passei na meta com 4h e 58m de andamento e um total de 5h17m de prova.

Acabei extremamente satisfeito. Depois da paragem de 5 semanas, estive quase para não vir à prova. Mas ainda bem que vim! Apesar da muita distância de subida (40 Km em 102 de prova) nunca foram rampas muito inclinadas o que ajudou a não me desgastar tanto, assim como a parte final quase toda a descer.

Apesar da satisfação por ter terminado a prova, acho que lhe faltou qualquer coisa. Se calhar não é comparável, mas na prova da Serra da Estrela a sensação ao terminar foi de ter feito algo mais "épico".

Para terminar, um muito obrigado à minha claque de apoio que passou frio e bastantes horas de espera para me verem a pedalar em cima de uma bicicleta.


A minha prova:

6 comentários:

  1. Parabéns! Fizeste uma gestão de prova inteligente, daí que tenha corrido tão bem. :)
    Adoro essa serra, realmente é triste vê-la toda queimada... Senti o mesmo durante as férias, quando o meu habitual percurso de treino estava completamente ardido, na Serra da Estrela.
    Boa recuperação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute, por acaso tenho sentido que estas voltas longas de bicicleta e os triatlos Olimpicos têm ajudado muito a aprender a gerir melhor o esforço.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Parabéns!
    Foste inteligente na forma de gerir a prova :)

    Um abraço e em força para os próximos desafios :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.

      Como bem sabes, quando não se está 100% preparado há que arranjar formas de conseguir acabar estes desafios :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Parabéns!
    Estiveste muito bem. Continua assim que vais longe.
    Depois da longa paragem fizeste uma prova espectacular.
    És o maior:)
    Beijinhos e abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, caro anónimo e anónima :)

      Com o apoio ao longo da estrada é bem mais fácil

      Beijinhos e abraço

      Eliminar