Estou de volta

21:25 2 Comments

Pois é, caros 3 ou 4 amigos leitores deste blog, estou de volta!

Depois do problema com a bicicleta e a perna no Triatlo de Oeiras tive uma paragem bem superior ao que estava à espera. 

Se as coisas tivessem sido bem feitas no centro de saúde onde fui, logo no dia do acidente, podia ter corrido melhor. Só depois de ser acompanhado por outra enfermeira é que isto começou a melhorar, mas o mal estava feito.

No total foram 5 semanas com a perna a cicatrizar muito lentamente, a trocar o penso, dia sim, dia não, e desportivamente sem fazer praticamente nada.

Não vou colocar nenhuma foto visível, mas têm neste link a evolução da ferida na perna ao longo do tempo. 

Estas 5 semanas de paragem deram cabo da minha condição física. Já voltei a andar de bicicleta e a correr, mas noto uma diferença abismal. 

Correr a 6:30 min/km, neste momento, é mais custoso do que correr séries a 4:30 há uns meses atrás. Após o primeiro treino, 44 dias depois, andei durante 2 dias com as pernas todas doridas. 

Pedalar, em plano tudo bem. Assim que a estrada empina, é ver a pulsação a subir e a velocidade a descer muito. Qualquer subidinha parece o Adamastor!

Tenho muito trabalho pela frente para retomar a forma que tinha e, de preferência, melhorar, especialmente, tendo em conta a Maratona de Sevilha, em Fevereiro.

Mas, antes disso, tenho a última prova de ciclismo deste ano: Skyroad Aldeias do Xisto, versão Mediofondo. 102 Kms com 2000 d+.
Nas 3 semanas antes da prova fiz alguns treinos em casa, e 2 treinos longos na rua, de 107 km e 75 km, respectivamente. Em nenhum deles me aproximei sequer da altimetria que a prova vai ter.

1ª Subida

Se, por um lado, as três subidas grandes parecem mais acessíveis do que na Serra da Estrela, por outro, o percurso é muito mais em sobe e desce, o que deve ser um "parte pernas" muito pior. 

2ª Subida

Apesar de todas estas condicionantes, decidi ir à mesma à prova!

3ª Subida

Vou alinhar na partida e depois logo se vê. Se chegar ao fim, óptimo, se chegar a um ponto em que não consigo continuar, desisto da prova, encosto ao lado e ligo ao "carro família vassoura" para me ir buscar. Sem dramas!

Para me motivar, olho para as subidas e tento convencer-me que não existem rampas como as do Adamastor e que a parte final é quase toda a descer. Penso que era bom também terem o mesmo bolo que existia nos abastecimentos do SkyRoad Serra da Estrela (era mesmo, mesmo bom!).

Depois desta prova vou-me dedicar quase exclusivamente à corrida e à Maratona. Não será exclusivamente por outros motivos, mas isso é tema para outro post :)

2 comentários:

  1. As paragens são tramadas pois a forma é demasiado volátil. Mas com o "background" que já tens, recuperarás bem mais rápido do que se estivesses a iniciar-te. O problema de quem não é estreante é que tem termo de comparação...

    Muita força para hoje e para o que aí vem.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Caramba, isso demorou bem mais do que seria desejável, mas como diz o João: com o teu background é mais fácil regressar à forma.
    Já vi na classificação que terminaste o Granfondo. Espero que tenha corrido bem dadas as condicionantes. Abraço!

    ResponderEliminar