VI GP de Mem Martins

Tinha visto previsões de chuva para este domingo, mas quando acordei reparei que chovia mais do que estava à espera. Em 2 anos de corridas seria a minha primeira prova com chuva do inicio ao fim, nada mau ainda por cima  a prova era perto de casa por isso 5 minutos depois de acabar conseguia estar a tomar um banho quente.

Aproveitando a proximidade de casa fui cedo voltar o dorsal e voltei para casa para comer e equipar-me com calma. Para não estar muito tempo à chuva antes da prova começar sai 15 minutos antes do inicio e fui a correr o cerca de 1Km que me separava da partida.

Chegado às piscinas reparei que até havia mais "malucos" do que pensava que saíram de casa numa manhã chuvosa de Domingo apenas de calções e t-shirt para ir correr :)

MemMartins2013_Km1

O inicio da prova foi bastante rápido talvez pelo embalo da descida inicial, sabia que não ia conseguir manter-me o tempo todo assim, mas enquanto durasse era bom. Acabou por durar apenas um quilómetro mas foi o mais rápido de toda a prova.

Para quem não conheça esta prova o inicio pode ser um bocado enganador, o 1º Km  é praticamente todo plano e o 2º mantém a tendência acabando com uma agradável descida, o pior vem depois.

A subida para o E-lecler que é feita duas vezes é chatita, começa com pouca inclinação mas é longa e vai ficando mais inclinada para o final o final. Na semana antes da prova fui fazer uma espécie de treino de rampas nesta subida, que me pareceu que deu frutos na prova já que consegui fazer a subida sem quebrar muito e manter um bom ritmo.

Até ao Km 5 seria tudo a direito e o principal problema acabou por ser o vento que se fazia sentir, não muito forte mas o suficiente para incomodar um pouco. Depois do abastecimento foi aproveitar a descida para recuperar o fôlego para a parte final da prova com 1º a subida para sair das Mercês e depois novamente a subida do E-lecler.

Fiz bem a subida das Mercês mas já desde a descida que vinha a notar os atacadores do ténis esquerdo com o último nó (não sei o nome técnico) desapertado. Ainda fui assim durante um bocado mas a certa altura optei achei melhor parar para dar só o nó que se tinha solto do que mais a frente ter mesmo os atacadores todos desapertados.

A paragem foi muito rápida e rapidamente voltei à prova com um pequeno sprint para apanhar o grupo de 3 atletas com os quais ia "à boleia".

Estava na altura de enfrentar novamente a famosa subida, claro que o ritmo já não foi o da primeira vês mas mesmo assim fiquei novamente satisfeito por ver os treinos a resultarem, pouco a pouco comecei a ultrapassar outros atletas o que me motivou ainda mais para aumentar o ritmo já no final da subida.

Conquistada esta subida era praticamente plano até ao final. Nesta fase a principal dificuldade era o vento que a juntar ao facto de ser frontal o ter uma camisola ensopada acaba por ser algo incómodo.

Nesta parte final da prova evitei sempre olhar para o relógio, e foi apenas quando cortei a meta que vi que tinha cumprido o meu ambicioso objectivo de fazer na ordem dos 56m. (59:59 é abaixo dos 56 :D)

Estava cansado mas extremamente satisfeito tinha acabado a "minha" prova com um excelente tempo e num percurso que não é fácil. A nível  de ritmo deve ter sido das provas em que fui menos constante.MemMartins2013_Ritmo

Em relação à organização da prova tal como em 2011 nada a assinalar, correu tudo de forma impecável e sem problemas. Esta é daquelas provas que mesmo tendo em conta as mudanças que vou ter na minha vida e que me vão fazer ter outro local de treinos (tema para outro post), vou querer repetir. Tenho um carinho especial pelo GP de Mem Martins, alem de ser feita no local onde cresci e tenho vivido foi a minha 1ª prova a sério.

Detalhes da Prova:

























MemMartins2013_Resumo
Tracking – VI GP Mem Martins
Classificação Oficial – 334 / 458
Tempo Oficial – 00:56:19
Tempo Chip – N/A
Tempo Ano Anterior – 01:06:42

Classificações

Fotografias

1 comentário:

  1. Parabéns João, foi uma bela melhoria em relação ao tempo do ano passado! E provas à porta de casa é outra coisa... ;)
    Boa sorte com as mudanças, pode ser que os novos locais de treino tenham umas subidas jeitosas para os treinos de rampas! :)

    Bjs e boas corridas.

    ResponderEliminar