Objectivo - 2h @ Meia Maratona Ponte 25 Abril

21:11 4 Comments

Um dos meus objectivos para 2012 passa por baixar o meu tempo da Meia Maratona para 2 horas. Para cumprir este objectivo fui ao site da RunnersWorld e tirei o plano que lá estava já preparado para enviar para o Garmin.

Não sei se é o melhor plano ou não, mas vou tentar segui-lo o melhor que possa, fazendo os ajustes necessários quando participar em provas ou quando não puder treinar

Tenho quase 3 meses para preparar a prova e bastantes treinos para fazer:

Janeiro



Para o mês de Janeiro o plano tem previstos 17 Treinos, 2 dos quais são séries e 3 de rampas. No dia 29 tenho um treino Lento de 16Km para fazer no entanto devo participar na corrida Luzia Dias.

Total Km : 106.63Km + 20Km de Provas

Fevereiro



O mês de Fevereiro está com uma paragem de 2 semanas devido a férias, provavelmente vou ainda ajustar os outros treinos do mês para não ter uma quebra tão grande a nível de quilómetros. Apesar de não ter provas no calendário de Fevereiro em principio irei participar no GP Atlântico no dia 26.

Total Km : 65.27 Km+ 0 Km de Provas

Março



Março é o derradeiro mês do plano e aquele que mais quilómetros tem. O treino mais longo também está neste mês, mas tal como Fevereiro ainda poderá levar alguns ajustes consoante for necessário.

Total Km : 107 Km + 21 Km de Provas

Tal como está escrito no tópico o grande objectivo é baixar para as 2h na Meia Maratona, mas por detrás desse objectivo está um outro: Analisar a minha capacidade de seguir um plano de treinos e suportar uma maior quantidade de treinos durante a semana e mais duros do que os costumo fazer.

O resultado de tudo isto irá ajudar-me a decidir se me aventuro ou não na Maratona de Lisboa dia 9 de Dezembro de 2012.

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog que de vez em quando espreito. Também gosto de correr, comecei a dedicar-me mais a partir do ano passado, primeiro com a mini da ponte, depois a corrida do oriente e a do tejo. A coisa vicia, e já não quero parar! Agora comecei também os treinos para a primeira meia, a da ponte 25 Abril, com um plano de 3 treinos por semana (mais um eventual quarto sem ser de corrida).
    Boas corridas e continua os posts.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Ganfas. Tenho a certeza que tu, com este plano de treinos e com 3 meses de preparação pela frente, farás de forma folgada a meia-maratona abaixo das 2h. Mesmo assim, não querendo atrapalhar esse plano, eu sugeria-te aumentar a distância em mais treinos, tipo, em vez de 10K, correr 15K. Eu sei que cada caso é um caso, e o que funcionou para mim não significa que funcione para ti. Mas o que notei é que foram os treinos longos a darem-me a força suficiente para ir correndo cada vez mais rápido ao longo de mais tempo. Ou seja, graças a eles, notei que conseguia manter as pulsações em níveis mais baixos e a correr a ritmos mais elevados, o que permitia manter reserva para a parte final da corrida, onde as pulsações, pelo cansaço, acabam por ir para perto do máximo. Por outro lado, ao fazeres distâncias maiores, estarás também a preparar o teu corpo para um esforço maior no final do ano, ou de outra forma, estarás já a começar a tua preparação para a maratona em Novembro.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Pedro, obrigado por passares por cá :)

    O plano que eu fiz já teve alterações, tenho tido alguns problemas de motivação especialmente depois da Corrida de São Domingos de Benfica e as desculpas para não ir treinar vão aparecendo.

    Ando a pensar fazer como tu e mudar para 3 treinos de corrida por semana + 1 de natação.

    Bons treinos, pode ser que nos encontremos numa próxima prova.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão Luís, as duas semanas de Fevereiro onde não marquei treinos é onde deviam estar esses longos. Vou estar de férias e não devo ter oportunidade de fazer grandes treinos.

    Vou mesmo ter de ajustar o plano, mas ando um pouco desmotivado e os últimos treinos têm sido muito fraquinhos, começo a ter algumas duvidas em relação as 2h na Meia da Ponte, mas vamos a ver se consigo voltar a entrar na linha.

    Que treinos de séries costumavas fazer, eram sempre séries de 1000m ?

    ResponderEliminar