34ª Corrida das Fogueiras
Tenho de começar este relato por agradecer todo o apoio dado pelas pessoas de Peniche. Muito, muito Obrigado!Tal como o ano passado houve um apoio constante ao longo de todo o percurso, não deixando abrandar o ritmo. Quando começava a correr mais devagar aparecia mais um grupo de pessoas a aplaudir e a gritar e, inconscientemente acabava por aumentar o ritmo o que fez com que fizesse uma prova perfeita.
Já me estou a adiantar, vamos voltar ao inicio, depois de uma semana de férias em que a maior parte dos treinos consistiram em praia e Gin Tónico não estava muito optimistas para esta prova. De qualquer forma não foi por isso que juntamente com os meus pais, namorada e uma amiga, sai de Lisboa menos entusiasmado, afinal ia para Peniche correr e tendo em conta a experiência de 2012 a noite ia ser de festa.
Tal como o ano passado chegámos a Peniche, fui levantar o dorsal e deixámos o carro muito perto da partida. Para continuar com a tradição (que só tem um ano) os meus companheiros de viagem foram jantar enquanto eu me fiquei por uma sopinha de legumes uns bocados de pão, uma banana e uma barrita caseira.
Se calhar tinha dado para jantar já que faltavam cerca de 2h para o inicio da prova, mas o meu estômago às vezes é esquisito e não quis inventar antes da prova.
A cerca de 20 minutos do inicio da prova fui aquecer um pouco tendo encontrado entretanto o João Lima e a Isa. Com o aquecimento feito estava tudo pronto para os foguetes de partida, era só aguardar.
Depois de 5 ou 7 (não me recordo) foguetes começamos finalmente a correr, ou melhor a andar rapidamente. Acho que já o ano passado tinha referido que o inicio desta prova é muito lento. A estrada está dividida ao meio (porque o percurso depois passa novamente ali) e o resultado é haver pouco espaço para tanta gente a consequência é que, ao contrário de outras provas, aqui o primeiro Km é mais lento.
No meio desta confusão há sempre pessoas que têm mais civismo outras que nem por isso e passam por onde quer que haja um espacinho sem se preocuparem com quem está à volta.
Para quem já ouviu falar muito e bem sobre esta prova os primeiros quilómetros podem parecer estranhos. Numa primeira fase vamos-nos afastando de Peniche e não há muita gente a assistir, mas isto são apenas os primeiros 5 Km.
Com uma viragem à direita entramos novamente no centro, somos recebidos por um mar de gente e aqui começa a prova. Nesta parte passo pela 1ª vez pela minha claque que fez uma enorme festa e estava a segurar um cartaz que na altura não percebi o que era.
[caption id="attachment_2535" align="aligncenter" width="584"]
Deste ponto até ao final são poucas as zonas em que não se vê o público a bater palmas e a gritar por nós. Sem nos apercebermos os quilómetros vão passando e o cansaço mal se sente, não há oportunidade para sentir as pernasa pedirem para abrandar, quando elas começam a queixar-se... pimba... gritos, palmas, incentivos, crianças de mão esticada à espera de um "hi-five" e é impossível não acelerar um pouco, é impossível não nos sentirmos felizes por estar ali.
Pelo menos comigo foi assim, senti-me bem toda a prova, tanto fisicamente como psicologicamente, acho que fiz a prova toda a sorrir parente tamanha festa.
Não tenho fotos das famosas fogueiras, nem consigo passar para palavras de forma menos confusa o que esta prova é. Só posso aconselhar todos a ir a Peniche. Quer façam Maratonas, ou apenas umas corridas de vez em quando, pelo menos uma vez participem nos 15 Km, não se vão arrepender, vão fazer parte de uma enorme festa e ser "acarinhados" como ainda não vi em mais nenhuma prova das que participei (ainda não fiz a São Silvestre da Amadora).
Ao chegar novamente perto do fim nova passagem pela claque, nova festa e pude no final perceber o que era o famoso cartaz:
[caption id="attachment_2537" align="aligncenter" width="584"]
[caption id="attachment_2536" align="aligncenter" width="584"]
Obrigado claque pelo apoio, antes durante e depois da prova :)
Quanto ao resultado final, apesar da semana de praia e Gin, tenho um novo RP aos 15 Km certos 01h 25m e 28s. No tempo da prova comparado com o ano passado tirei cerca de 3 minutos, e ainda consegui nos últimos 3 Km fazer os melhores parciais de toda a prova.
Quero terminar como acabei e, como passei a maior parte da prova a fazer: dizendo um obrigado a Peniche.
Se tudo correr bem para o ano voltarei.
Detalhes da Prova:
Tracking – 34ª Corrida das Fogueiras
Classificação Oficial – 1826 / 2331
Tempo Oficial – 01:29:06
Tempo Chip / Relógio – 01:27:05
Tempo 10 Km: 00:58:03
Tempo Ano Anterior – 01:30:20
Classificações
- Classificação Geral
- Classificação por Escalão
- Classificação Equipas Masculinas
- Classificação Equipas Femininas
Fotografias
- Fotos João Lima
- Fotos Vitor Cravo (obrigado Pai)
É sem dúvida uma prova magnífica em termos de apoio do público. Também espero não falhar no próximo ano. Parabéns pelo RP.
ResponderEliminarAbraço e boas corridas.
Assim sim, é uma claque! :)
ResponderEliminarParabéns pela prova! (Sobretudo depois do(s) gin(s) tónico(s) da semana...) ;)
Beijinhos e boas corridas