O Treino do 28 (1ª Tentativa)

22:30 7 Comments

1485912_10201463017112838_1007240788_o

Este sábado fui fazer um treino que já andava na minha mente à muito tempo, alias mais precisamente desde que li este post no blog do Jorge Branco.

Depois de alguns mails trocados com o Jorge que de forma muito simpática e prestável me deu toda a informação sobre o treino que tinha feito e conselhos para a melhor forma de abordar o percurso comecei a planear o meu treino (Obrigado Jorge).

Untitled by Ganfas at Garmin Connect   Details

Depois de analisar o track e ver as partes do percurso que podiam ser mais confusas no Street View da Google decidi fazer-me à estrada no Sábado, contrariando aqui o conselho de fazer o treino no Domingo que teria menos trânsito.

Visto o percurso do Elétrico começar no Martim Moniz achei que não fazia mal nenhum ir de casa para lá a correr, era só descer toda a Almirante Reis e servia como aquecimento, e que jeito deu o aquecimento...

Estava um frio um pouco desagradável quando sai de casa as 9:15h de Sábado e custou-me imenso a aquecer. Estive até meio da Almirante Reis a sofrer com frio e com algumas dores nas pernas que estavam a custar a passar.

Cerca de 30 minutos depois estava finalmente no Martim Moniz e ia começar a parte interessante do treino. Passo pela paragem do Eléctrico, onde estava um parado a deixar entrar pessoas, e começo a seguir a linha e claro... a subir :)

Primeira viragem para a direita e toca a começar a subir até chegar à Graça, nesta altura já o Eléctrico que estava parado no Martim Moniz tinha passado por mim, mas não seria a ultima vez que o via.

Na graça aproveitei o bocado de percurso plano para comer qualquer coisa e beber mais um bocado de água (estou a tentar habituar o estômago a ter lá alguma coisa durante as provas mais longas).

Google Maps

Saindo da graça foi altura de descer durante um bocado. Nesta altura apanhei o pior piso de todo o percurso mas também a zona que mais gostei, primeiro a descer a Rua da Voz do Operário, passando pela Calçada de São Vicente e entrando na rua das Escolas Gerais, para acabar depois de uma pequena subida saio no Largo das Portas do Sol onde se têm uma vista fantástica sobre o Tejo.

Deixando o Tejo de lado foi altura de descer pela sé e chegar á zona da baixa onde atravessei a Rua da Conceição até chegar a nova subida que me ia deixar na zona do Chiado ao pé do famoso café "A Brasileira".

Cerca de metade do caminho já estava feito, mas como já conhecia o resto sabia que ainda ia ter uma grande dificuldade pela frente. Aproveitei a íngreme descida da Calçada do Combro para comer mais qualquer coisa e repor energias.

Chegado a São Bento está na altura de subir outra vez pela Calçada da Estrela até chegar lá ao cimo e ver do lado esquerdo a imponente Basílica da Estrela e do lado direito o Jardim da Estrela onde durante alguns anos ia todos os dias de manhã com a minha mãe.



Já estava quase no fim do percurso do Eléctrico, faltava apenas uma pequena subida e uma recta até aos Prazeres para terminar este agradável percurso.

Ah é verdade desde a zona da Calçada de São Vicente que fui sempre a competir com o eléctrico, ora ele me passava ora passava eu, no final acabou por chegar a minha frente por uns meros 30 segundos :)

Depois foi regressar a casa, nesta primeira vez não fiz o mesmo caminho no regresso, optei por voltar pelo Rato, descer para o Marquês e subir depois a Av Fontes Pereira de Melo, o resultado final foi este.

Untitled by Ganfas at Garmin Connect   Details

 

Porquê o nome 1ª tentativa no titulo deste post? Foi apenas a primeira vez que fiz este treino, está nos meus planos voltar a fazer mais vezes, tanto para fazer ida e volta no mesmo treino como para criar algumas variantes para outras zonas da cidade.

Para quem gosta de correr na cidade e para quem gosta de Lisboa este é um percurso fantástico, tenho de agradecer mais uma vez ao Jorge Branco que em primeiro lugar fez com que ficasse com vontade de treinar aqui e depois pelas dicas que deu :)

Num próximo treino quero levar também a máquina fotográfica comigo já que há imensas zonas que vale a pena guardar em imagem.

Bons Treinos.

7 comentários:

  1. Muito bom treino, tenho que experimentar. ;)
    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por seguires aqui as ideias deste "velho" com cada vez menos juízo!
    Também tenho mais ideias para o percurso do eléctrico 28 e até fazer outras linhas de eléctricos e quem sabe mesmo unir várias linhas em treino!
    Mas tenho de voltar a ter forma para isso (neste momento estou muito mas mesmo muito longe de estar em forma). E também tenho os problemas logísticos de quem vive a longe de Lisboa.
    Mas um dia volto!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Um treino diferente sem dúvida!
    Bom relato!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  4. Boas,
    Ideia interessante, mas só mesmo ao fim de semana.
    É sempre bom variar um pouco.
    Bons treinos
    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
  5. Um percurso interessante e que alia a corrida com o turismo na própria cidade. ;) E de dificuldades várias. A mim custa-me correr nestes locais com mais trânsito, por isso optaria sempre por ir a um domingo e ainda mais cedo!
    Mais uns treinos destes e ficas aí com uma forma que ninguém te agarra! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Grande e belo treino.
    Sabes que desde que li esse artigo do Jorge também fiquei com vontade de experimentar um treino no percurso do 28, mas depois passou-me. Um dia destes.
    Como diz a Rute, qualquer dia ninguém te agarra, esse percurso não é nada fácil.
    Beijinhos e continuação de bons treinos.

    ResponderEliminar
  7. Experimentem que vale a pena :)

    No Sabádo havia realmente algum trânsito mas regra geral consegue-se ir pelos passeios em quase todo o percurso. Claro que os proprios passeios também acabam por ter algum trânsito de pessoas.

    Quero ver se começo já este sábado a fazer algumas variações ao percurso, sempre dá para conhecer zonas novas e de preferência com mais subidas :)

    ResponderEliminar