Paris 2015 - Semana 6

20:25 2 Comments

Preparação Maratona de Paris 2015:

Treinos
X-Train
Distância
Tempo
Elevação
Peso
Semana 5:
2
1
27,14 Km
2h 53m 25s
122 m
81,70 Kg
Semana 6:
4
0
39,40 Km
3h 56m 51s
249 m
80,90 Kg
Total:
18
4
156,34 Km
17h 53m 57s
2282 m
0,00 Kg




Comecei a semana com mais um treino lento de 7 Km que era para ter sido feito logo na segunda feira mas que acabou por ser feito no dia a seguir. O mais interessante neste treino foi ver um carro a fazer marcha atrás num cruzamento porque se enganou no sitio para onde queria virar...

No segundo treino da semana voltei às séries. O frio e chuva convidava a ficar em casa, mas forcei-me a sair e a fazer o treino planeado, acabou por ser giro. Tal como da outra vez, 2.7 Km de aquecimento e depois as 8 series. Desta vez planeei fazer cada uma entre os 4:30 e os 4:45 min/km. Com 4 séries já feitas estava a começar a custar-me e lembrei-me de experimentar uma coisa diferente: em vez de correr rápido experimentei alargar a passada. Como não estou habituado, com o alargar da passada a sensação era a de estar a correr todo desengonçado, mas ao mesmo tempo parecia-me que fazia os 400 metros mais facilmente e sem tanto esforço. Foi desta forma que fiz as restantes 4 séries. Acho que vou usar a mesma técnica no próximo treino destes. Para finalizar mais cerca de 2,5 Km de arrefecimento. Estava também a pensar diminuir o aquecimento e arrefecimento, mas o 10 Km fica mais bonito no log do que 8.x ou 9.x Km :| (Manias...)

Para fechar a semana era suporto haver um treino longo de 22 Km, mas como já tinha referido devido à corrida do Centenário da Aviação Militar optei por dividir o treino longo em 2 partes.

 A 1ª parte foi feita Sábado de manhã, 12 Km calminhos por Lisboa onde aproveitei para conhecer zonas novas, ciclovia para a Alta de Lisboa, passar por zonas onde costumo ir pouco, Quinta das Conchas e ainda... esbardalhar-me no meio da Alameda das Linhas de Torres. Nem percebi bem o que aconteceu, sei que quando dou por mim estava no meio do chão e com uma espécie de arame por baixo, suspeito que com um pé tenha prendido o arame e com o outro tropeçado. 

Não me pareceu ser nada de grave mas como nesse dia por acaso estava a correr de calças (felizmente senão acho que a parte arranhada tinha sido pior) só pude ver melhor os estragos quando cheguei a casa.

O resto do treino foi feito a correr e com a sensação de o joelho estar raspado, o que se confirmou quando cheguei a casa.

Com o joelho raspado e inchado, comecei a ter algumas duvidas se devia ou não ir forçar mais na prova da parte da tarde mas como não me doía ao correr nem ao caminhar, e a zona de impacto não tinha sido directamente no joelho mas sim um bocado abaixo acabei por deixar a prudência um pouco de lado e fazer à mesma os 10 Km (e ainda bem que o fiz).

A 2ª parte do treino longo foi a corrida, tinha planeado assim para fazer o total de 22 Km e estava curioso para ver como é que reagiria a fazer 10Km com apenas 4 horas de recuperação de um treino. Meus amigos... que reacção, tenho de fazer mais vezes 12 Km antes das provas com quedas a meio. Fiquei extremamente satisfeito e admirado comigo mesmo, comecei a prova lento e a sentir o treino da manhã, mas fui melhorando quilómetro a quilómetro. Mas não quero ainda divulgar coisas a mais :) Mais pormenores sobre a prova no seu respectivo post nos próximos dias, posso só adiantar que fiz o meu 3º melhor tempo aos 10 Km.

Quadro Resumo:

Plano
Treinos
Segunda
Lento 5 Km
·         n/a
Terça
n/a
·         Lento 7 Km44 minutos a uma média de 06:14 min/km.
Quarta
Series 10 Km
·         Series 10 KmAquecimento 2,7 Km a 6:50 min/km. 8x400m com 200m de recuperação. Series a uma média de 4:45 min/km. No final mais 2,5 Km de arrefecimento a média de 6:32 min/km
Quinta
n/a
·         n/a
Sexta
n/a
·         Exercícios de Reforço Muscular
Sábado
Longo 12 + Prova 10 Km
·         Longo 12 Km (1ª Parte) – 12Km média de 6:13 min/km
·         Corrida do Centenário da Aviação Militar (2ª Parte) – 10 Km a média de 5:32 min/km
Domingo
n/a
·         n/a
Próxima Semana;
Para a semana 7 o plano é igual. Vai ser a última semana dos longos de 22 Km e desta vez conto fazer o treino longo todo seguido. Depois virá uma semana mais calma antes de voltar a aumentar a carga.

Boa semana e bons treinos

2 comentários:

  1. Excelente! Um bi-diário em grande!!!
    Estás no bom caminho :)

    Um abraço e força

    ResponderEliminar
  2. Estás mesmo no bom caminho, vai vigiando esse Joelho!

    Abraço

    ResponderEliminar