Marathon de Paris 2015 - Semana 21

21:44 10 Comments


A 4 semanas do grande dia, esta foi das melhores semanas do plano. Um treino no inicio em que fui mais rápido do que planeava, um treino de séries puxadinho mas que soube bem e para terminar um óptimo treino de 30 Km. 

O resultado da semana é novamente mais um boost na motivação e confiança. 

Para a semana é a Meia Maratona da Ponte 25 de Abril e vai ser um teste interessante à minha forma actual.

Segunda
  • "Deixa Ir" 8 Km: A ideia era fazer um treino mais lento, mas a dada altura desisti de tentar ir mais devagar e deixei-me ir. Dei uma volta pelo Campo Grande com passagem pela cidade Universitária, como de costume aproveitei a subida para acelerar. Ao regressar a casa, decidi também subir a Av das Forças Armadas e aproveitei novamente para a fazer em ritmo mais acelerado.
Terça
  • n/a
Quarta
  • n/a
Quinta


  • Séries 5x800m: Não tendo feito este treino na quarta como tinha previsto aproveitei a hora de almoço do dia seguinte para o ir fazer, com uns colegas no trabalho. Cerca de 3Km de aquecimento e depois toca a começar a acelerar. Os meus colegas têm um andamento muito forte e iam logo embora no inicio da serie, acabávamos por fazer a parte da recuperação juntos. Desta vez comecei as séries mais rápido do que no treino anterior mas mesmo assim safei-me bem. Agora é recuperar para o treino de 30 Km no Sábado.
Sexta
  • Natação 500m: Quando entrei na piscina senti-me mais cansado do que pensava, por isso acabei por fazer um treino mais lento e curto do que os anteriores que tenho feito, a ideia também era mais relaxar um bocado os músculos do treino de séries do dia anterior e não me cansar muito para os 30 Km de Sábado
Sábado

Não estava muito confiante para este treino, sentia-me cansado e não tinha dormido muito bem na noite anterior, mas o treino estava marcado e tinha de ser feito por isso às 9h encontrei-me com o João Lima no Cais do Sodré para seguirmos até Cascais (desta vez íamos fazer o sentido contrário). 

Um pouco depois de começarmos continuava sem me sentir muito confiante, mas com a conversa os quilómetros iam passando e chegámos a meio caminho. Aos 14 / 15 Km estava a custar-me a passar o treino, não é que fosse a sentir a respiração acelerada ou com as pernas a doer, desta vez foi muito a parte psicológica, restava ir conversando, aproveitar o bom tempo (apanhei o 1º escaldão do ano :|) e continuar em piloto automático. 

Claro que o cansaço também apareceu, entre o Km 19 e 20 passei uma fase complicada mas que felizmente foi só ai, não sei explicar (todos já devem ter passado por isso) mas passada esta fase comecei a sentir-me melhor e inclusive senti que ia conseguir fazer os 30 Km, e assim foi. Quilómetro a quilómetro fomos-nos aproximando de Cascais e depois de umas voltinhas na vila para chegar ao número certo, estava feito o meu segundo treino de 30 Km's e o quinto do João.

É engraçado como num treino tão longo passamos por várias fases e como a companhia faz tanta diferença, ali a meio do treino se não fosse com o João tenho quase a certeza que teria ido a caminhar. No extremo oposto a dada altura (por volta do Km 21 / 22) sentia-me bem e com a certeza que ia chegar ao fim.

No geral considero que foi um excelente treino, especialmente pelas sensações no final, cansado obviamente, mas julgo que conseguia fazer mais uns quilómetros, ao contrário do anterior treino de 30 Km. O pós treino também foi muito melhor, hoje, domingo, não sinto que fiz o treino que fiz ontem, sinto-me bem e com imensa vontade de correr em Paris.

Domingo
  • n/a
Boa Semana e Bons Treinos

10 comentários:

  1. Estás muito, muito bem João! Vais ter uma estreia de sonho! :)

    Força para os 28 dias que faltam!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, espero que sim que seja uma estreia de sonho para mim e também uma maratona de sonho para ti, alias com a preparação que estás a fazer vai mesmo ser.

      Abraço

      Eliminar
  2. Muito bem...soma e segue!!! Já falta pouco...imagino a ansiedade, é Maratona de dia e de noite nessa cabeça, não? :)
    Abraço e força para o que falta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ansiedade começa a aumentar sim, lá em casa já não me podem ouvir falar de Paris, qualquer dia enviam-me para lá mais cedo.

      Abraço

      Eliminar
  3. Vocês estão a fazer uma preparação imaculada! Vais adorar a tua estreia, seja qual for o tempo! Força, está quase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim Filipe, o tempo é algo com que não vou minimamente preocupado, só quero chegar ao fim, e chegar bem.

      Abraço

      Eliminar
  4. Estás a treinar muito bem João!
    Vais fazer uma grande maratona em Paris!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vitor,

      Vamos todos fazer uma grande prova em Paris :)

      Abraço

      Eliminar