14ª Corrida do Oriente

No passado domingo participei pela quarta vez na Corrida do Oriente. É uma prova que gosto imenso de fazer e que apesar de não apresentar grandes dificuldades no percurso costuma ser feita debaixo de algum calor.

Tal como tinha dito antes, o meu objectivo para esta prova era atacar o Record Pessoal dos 10 Km mas logo de manhã vi que ia ser muito complicado. O treino do dia anterior no mar tinha-me deixado bastante dorido e cansado. 

Já sem ideias de atacar o record fui ter com os meus colegas de equipa à zona da partida. Depois de alguma conversa e de um curto aquecimento fomos aguardar pelo inicio da prova.


O inicio da prova foi lento. Não só pelas duvidas na minha capacidade de esticar muito o ritmo logo desde inicio mas também pela quantidade de gente que estava ao longo da estrada.

Com o passar dos quilómetros e o alargar do pelotão comecei também a aumentar o ritmo, ia confortável nos 05:30 e defini nesta altura que na impossibilidade de baixar o meu RP queria acabar a prova abaixo dos 55 minutos.

Continuava com duvidas se seria capaz de manter o ritmo mas a cerca de meio da prova aconteceu daquelas coisas difíceis de explicar. Sem saber bem porquê comecei a correr mais rápido.

Até ao final o ritmo foi sempre a melhorar com excepção do quilómetro 8. Não sei o porquê da pequena quebra neste quilómetro, talvez a falta de treinos mais rápidos ou o piso em pior estado nesta parte da prova. 

Passadas estas dificuldades voltei a impor um ritmo forte com o objectivo de acabar abaixo dos 55 minutos. 

Acabei por cortar a meta com um resultado bastante bom de 54:05 o que faz o meu melhor tempo nesta prova.



Mais uma vez a organização esteve impecável, 2 abastecimentos fixos e mais uns voluntários a caminhar por volta do Km 8 a oferecer águas, trânsito bem cortado e partida e chegada sem problemas. Depois de mais uma participação posso dizer que continuo a gostar bastante desta prova.

A minha prova:

3 comentários:

  1. Concordo contigo, é daquelas provas que não quero perder.

    E estiveste MUITO BEM! Parabéns :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Cravo! Fizeste um excelente tempo!
    Também gosto bastante desta prova, é bem organizada e o percurso até se faz bem.
    Beijinhos e continuação de boas corridas

    ResponderEliminar