58º GP de Natal

Com o objectivo dos sub-50 conseguido na semana anterior, a ideia para esta prova passava por tentar manter-me abaixo desse tempo. Não queria ir com expectativas de baixar novamente o meu RP de 49:21, se fizesse novamente sub-50 já ficava contente.

De manhã tive a habitual indecisão da quantidade de roupa a levar vestida. Pensei que tivesse mais fresco do que estava e fui com duas camisolas: uma de manga comprida, uma de manga curta e ainda as luvas. Acabei por me arrepender. Não estava frio nenhum, pelo contrário estava até bastante abafado e passei grande parte da prova com calor.

Depois de me encontrar com os restantes colegas de equipa fomos posicionarmos-nos para a partida (sim, faltou o aquecimento). O problema foi a quantidade de gente que já lá estava e que nos fez ficar muito para trás o que, no final, acabou por deixar marca. Nunca pensei que estivesse tanta gente inscrita.

Dois minutos depois de ser dada a partida estava a passar o pórtico e a começar a correr mas com tanta gente à frente, e um ligeiro afunilamento na estrada, não consegui começar logo ao ritmo que queria e acabei por perder algum tempo que me fez falta no final.

Passando para a Av. da República já havia mais espaço e consegui meter um ritmo mais próximo do que tinha planeado mas mal tinha entrado no ritmo aparece o primeiro túnel. 

Aproveitei a descida para embalar um bocado e sei que passei por alguém que me chamou, e a quem só acenei, peço desculpa mas não consegui ver quem era nem responder a tempo. 

Sai do túnel em direcção ao Saldanha e nesta primeira passagem por aqui ainda ia bem. Aos poucos começava a aquecer mas também começava a perceber que não me sentia tão bem como na semana passada. 

A prova continuava agora em direcção ao Campo Grande com novas passagens pelos túneis, no total foram 7 passagens, e apesar de ser não terem grandes subidas acabam por ir deixando marca, principalmente o ultimo túnel de cada lado. 

Segundo o meu relógio passei ao Km 5 com um tempo de 25:07. 7 Segundos acima da marca pretendida mas melhor do que estava à espera. Mas claro que com tanto túnel o sinal GPS estava todo marado e a distância não estava correcta. As marcas dos Km's começavam a aparecer a mais uns 150 / 200 metros do que o relógio marcava. Ou seja aos 5 Km reais tinha um pouco mais de 1 minuto a mais do que o marcado no relógio.



Não estava a conseguir aumentar o ritmo e por isso tentei só chegar ao Saldanha sem perder mais tempo para que na descida para os Restauradores recuperar o atraso que levava. Até ao ultimo túnel ainda consegui manter-me com o tal minuto de desvantagem, mas a saída do último túnel e o falso plano até ao Saldanha mandaram-me um bocado a baixo e perdi mais uns segundos.

Quando comecei a descida tinha cerca de minuto e meio para recuperar, ou seja tinha de fazer cerca de 2 km a menos de 04:30 min/km ... e pernas para isso?

Eu bem tentava acelerar mas estava muito complicado, o penúltimo km acabou por ser feito a 04:42 e o ultimo a 04:22. No fim da Av da Liberdade já via a meta lá ao fundo e o tempo no relógio a desaparecer, 30 segundos... 20 segundos... 10 segundos... mas já não dava. 

Cortei a meta com um tempo final de 50:10. Fiquei um pouco frustrado por não me conseguir manter nos Sub-50, mas a verdade é que senti que tinha dado tudo o que tinha nesta prova. 


É verdade que perdi tempo no inicio por ter saído tão atrás e que o não ter aquecido pode também ter tido alguma influência mas acho que simplesmente não estava num dia tão bom como na semana passada.

Depois desta prova começa a época das São Silvestres, a primeira de quatro que vou fazer é já domingo dia 20 - São Silvestre de Sta Maria Maior. Estou bastante curioso com o percurso desta prova, já que vai ser diferente do habitual em Lisboa, no entanto devido a essa particularidade do percurso não será uma prova para bons tempos.

A próxima tentativa de fazer sub-50 está marcada para dia 26 de Dezembro na São Silvestre de Lisboa.

A Minha Corrida:

2 comentários:

  1. Sim, João, houve condicionantes que terão impedido o sub50.
    No entanto, e isso é que tem que ser bem realçado, fizeste em 2 semanas e 1 dia, e por larga margem, os teus 3 melhores tempos em 10 km. Que máquina!!!

    Um abraço e força para dia 26

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é certa... agora estás sempre ali perto dos 50', com tendência para descer ;)

    A colocação na partida faz toda a diferença, por isso vê se te consegues colocar bem na S. Silvestre, pois é muita malta!

    Abraço

    ResponderEliminar