11º Triatlo de Lisboa (Olympic Plus)

O ansiado dia começou às 5 horas, com o despertador a tocar. Não que fosse preciso, pois a essa hora já estava acordado. Nessa noite pouco dormi com os nervos que sentia.

Como me sentia nervoso não me apetecia comer, mas como é algo essencial antes de tamanho esforço, forcei-me a preparar a habitual papa de aveia com banana e mel que faço antes das provas.

Às 6 horas da manhã, ainda de noite, estava pronto para sair de casa. Mas não ia sozinho! Tenho desde já de deixar um agradecimento muito especial ao meu pai, ao meu irmão e ao João Lima, que fizeram questão de se levantar a horas impróprias, num dia com condições atmosféricas também impróprias, para me apoiarem durante toda a prova. Muito obrigado, o vosso apoio e gritos de incentivo cada vez que passei por vocês foram bastante importantes :)


Pré-Prova

A bicicleta já tinha sido deixada no parque de transição no dia anterior, mas faltava ainda arrumar o resto do material para o ciclismo e corrida.

Foi impressionante a quantidade de bicicletas que estava debaixo da pala do Pavilhão de Portugal, bem como toda a azáfama que havia naquele local ainda antes das 7 horas da manhã. Havia atletas de várias nacionalidades diferentes a preparar tudo ao pormenor.


Sim, nesta altura ainda apareceu o Sol... foi mesmo a única vez
O capacete ficou logo posto no guiador da bicicleta, para ser mais rápido a colocar na cabeça. Dentro dele deixei também os óculos de sol e os manguitos (mangas que se vestem para proteger do frio).

Dentro do cesto ficaram os dois pares de sapatos (ciclismo e corrida), as meias, desta vez bem dobradas, uma camisola que poderia querer vestir para o ciclismo e uma toalha. Esquecido ficou um pacote de gel que deveria ter ficado no cesto, mas ficou dentro do saco com as coisas que não ia usar e que acabou por me custar alguns segundos na transição 2.

Para terminar, levei fita cola para prender ao quadro da bicicleta os abastecimentos que ia usar durante o segmento do ciclismo: dois cubos de marmelada e um gel. Há bolsas específicas para transportar a comida na bicicleta, mas a fita cola serve bem, tal como se podia ver pela maior parte das bicicletas no parque.


Viragem para a 2ª volta do ciclismo. Vê-se o cubo e o gel preso ao quadro
Com o material todo organizado e o WetSuit já meio vestido, estava na altura de ir para o local da natação fazer um curto aquecimento.

João Pires e eu prontos para a Natação
Aquecimento

O aquecimento é o momento antes do início da primeira partida (iam ser as mulheres da distância Olympic Plus) em que os atletas podem ir para dentro de água e dar umas braçadas. 

Eu queria aproveitar esta altura para me habituar à temperatura, deixar entrar um bocado de água no fato e dar umas braçadas para no início da prova não ser um choque.


Estava pronto para entrar dentro de água aos bocadinhos, mas aquela passadeira branca que se vê na imagem estava a magoar-me imenso os pés, por isso decidi que era melhor dar um passo para o lado...




Assim que meto os pés fora da passadeira, escorrego no lodo e o que era para ser uma entrada lenta na água acabou por ser uma entrada bastante rápida. Acabei deitado no chão, metade dentro de água metade fora a rir-me com o que tinha acontecido. 

Acabei por fazer um corte no dedo, que foi ainda antes da natação resolvido por um bombeiro que estava ali na zona.


Segmento 1 - Natação (00:19:52)

Depois da partida das mulheres da prova Olympic Plus, estava finalmente na hora de começar a minha prova. Desta vez sim, entrei para dentro de água, dei umas braçadas e fiquei à espera da buzina que ia dar início à prova.

Esses 5 minutos de espera foram complicados. A juntar ao nervosismo que sentia, começou a chover e a levantar-se bastante vento, o que me fez ficar cheio de frio. Tanto eu, como grande parte dos atletas à minha volta, estávamos gelados. 

Sinceramente, nesta altura em que ainda nem sequer tinha começado, já estava a achar que não ia conseguir terminar. Só pensava que se já me estava a sentir gelado e a tremer de frio, não ia conseguir fazer o ciclismo.

Foi dado o sinal de partida e depois de deixar a maior parte da malta começar, lá me meti dentro de água e comecei a minha prova.

Estes quase 1000 metros de natação foram esquisitos. Tanto me sentia cansado, como me sentia bem. Tentei desde o início manter um ritmo certinho, braçada calma e segura, e sempre a pensar que era tal e qual como estar na piscina a treinar.


A olhar para a frente a ver se estava a ir para o sitio certo
Ao fim de 100 metros já sentia os braços cansados, tal como acontece na piscina e em que ao fim de algum tempo passa. Aqui foi igual. Para além dos braços, estava com uma sensação esquisita nos dedos do pé esquerdo. Parecia que tinha alguma coisa agarrada ao pé e cheguei mesmo a parar, para levar a mão ao pé e ver o que lá estava... Não estava nada. Devia ser o frio, que me estava a deixar os dedos dormentes. A meio do percurso comecei a sentir o mesmo no outro pé.

Dei a volta ao Oceanário e aos poucos fui vendo a bóia vermelha, onde ia sair da água, a ficar cada vez mais próxima. Sentia já os braços bastante cansados, mas a pulsação estava estável. 

Estar quase a terminar a parte que mais me preocupava, sem ter tido problemas, deixou-me mais confiante. No entanto, não deixei de pensar que se estivesse no Half IronMan não sabia como é que ia teria força para dar mais uma volta ao circuito da natação.

Terminei este segmento com um tempo de 00:19:52 e o relógio a registar uma distância de 991 metros feitos a um ritmo de 2 min/100m.

Transição 1 - Natação - Ciclismo (00:05:20)

Assim que saí da água, comecei logo a tirar o fato. No cimo da rampa estavam voluntários a dar água que aproveitei para tentar tirar o sabor a sal da óptima água onde tinha acabado de nadar.


Com o número no braço até parece que sou um profissional
Quando cheguei ao sítio da minha bicicleta perdi muito tempo. Mais uma vez, tirar o fato foi muito rápido, mas perdi imenso tempo no resto.

Para prevenir o vento e frio que se faziam sentir, e que provavelmente iria sentir mais intensamente no ciclismo, optei por secar-me um pouco e vestir a camisola e os manguitos que tinha deixado de manhã no PT (Parque de Transição).

Acho que foi uma boa opção. É verdade que perdi algum tempo, mas compensou ao não sentir tanto frio no ciclismo.



Segmento 2 - Ciclismo (01:35:00)

Comecei o ciclismo a tentar impor um ritmo alto. Assim que entrei no IC2 essa tarefa ficou facilitada com a ajuda do vento. No sentido Lisboa - Stª Iria da Azóia, o vento estava pelas costas e facilmente seguia perto dos 40 Km/h.

Sendo uma prova em que não se podia andar na roda, fui sempre preocupado em não seguir atrás de ninguém para não ter penalizações. O regulamento obrigava a manter uma distância de 12 metros para o atleta da frente e a deixar 3 metros de distância nas ultrapassagens. 

Antes do retorno para o regresso a Lisboa, havia uma subida de cerca de 1 Km, mas nada de muito complicado comparado com o que foi ter de fazer o IC2 no sentido inverso.

Se para lá o vento estava a ajudar, claro que no sentido contrário ia dificultar. Os quase 40 km/h que fiz para lá passaram a metade e a sensação de esforço era como se estivesse numa subida constante. Como não se podia andar na roda, a tarefa ficava ainda mais complicada.


Gráfico da velocidade no ciclismo

A segunda volta foi praticamente igual à primeira, com a diferença de haver muito mais "trânsito" na estrada, uma vez que os atletas do Half IronMan também já estavam a fazer o segmento de ciclismo.

É engraçado como nos esquecemos rapidamente das dificuldades que tivemos para fazer algo. Lembram-se de dizer que no fim da natação pensei que se estivesse no Half IronMan não sabia como iria dar mais uma volta? Pois... Durante o ciclismo dei por mim a pensar que se calhar até conseguia fazer o Half IronMan.

Terminei este segmento com um tempo de 01:35:00 e o relógio a registar uma distância de 43,74 Km feitos a um ritmo de 27,6 Km/h

Transição 2 - Ciclismo - Corrida (00:01:37)

Ao entrar para o parque de transição pus rapidamente a bicicleta no seu local e troquei de ténis (os atacadores de elástico são um espectáculo). O resto do tempo que perdi foi, primeiro a procurar o pacote de gel de que falei no início e que tinha ficado esquecido no saco entregue à organização, e que por isso não estava comigo, e depois por fim, a tirar a fita cola daquele que tinha prendido ao quadro da bicicleta e não tinha usado.

Depois de um bocado de luta com a fita cola, consegui tirar o pacote, pus o dorsal, boné e saí.



Segmento 3 - Corrida (01:02:29)

Tal como nos outros triatlos e duatlos que fiz, o início da corrida é sempre a um ritmo mais alto que o normal.

Arranquei a cerca de 04:30 min/km e não sentia as pernas pesadas, o que seria um óptimo sinal. Ainda assim o ritmo era demasiado rápido em comparação com o que costumo fazer e acabei por abrandar.

Mas se as pernas estavam boas, já os pés estavam esquisitos, em particular os dedos grandes de ambos os pés estavam a incomodar-me. Pensei que, ou eram pedras dentro das meias, ou estaria a começar a ficar com bolhas. Ao fim de cerca de 1 Km de corrida acabei por parar para ajustar melhor a meia. 

Voltei a correr e a sensação nos dedos continuava igual. Estava preocupado que tivesse de fazer o resto da prova a caminhar mas não foi necessário. Não me lembro quando, mas deixei de sentir o que quer que fosse que me estava a incomodar os pés.

Os quilómetros iam passando e eu estava a manter um ritmo perto dos 05:40 min/km ... Excelente, tendo em conta que já tinha feito a natação e o ciclismo. Estava cansado, mas com energia para os quilómetros finais.

Apesar de me sentir satisfeito pela forma como a prova me estava a correr e por estar quase a terminar este grande desafio, lembro-me de ter ficado triste por estar perto do fim. Deve ser sinal que estava a divertir-me :)



A certo ponto, comecei a sonhar com acabar com menos de 3 horas de prova. O problema é que estava a fazer as contas para 10 Km de corrida e no final acabaram por ser 11,11 Km.

Não foram menos de 3 horas. Cortei a meta da minha primeira prova de distância quase Olímpica com 03:04:45, e posso dizer que mesmo com o nervosismo inicial e a queda no aquecimento da natação foram 03:04:45 de diversão.





Terminei este segmento com um tempo de 01:02:29 e o relógio a registar uma distância de 11.11 Km feitos a um ritmo de 05:37 min/km

Conclusão

O objectivo para esta prova foi claramente cumprido. Diverti-me imenso, não tive problemas, acabei a sentir-me bem e sem estar excessivamente cansado. 

Com o vento e chuva que se fizeram sentir durante todo o evento, não foi um dia fácil para os atletas que alinharam à partida para esta prova, especialmente os que ficaram na segunda metade da classificação do Half IronMan e que apanharam as horas de pior condição atmosférica em Lisboa.



Tenho de deixar um grande agradecimento aos voluntários que estavam à chuva, espalhados pelo percurso da corrida, a incentivar e dar indicações a todos os atletas. Se para quem fez a prova não foi fácil, para quem estava ali a ajudar a organização, certamente que também não foi. Muito obrigado.

Tal como dizia na meta "If you can dream it, you can do it". E certamente que sonhei muito com esta prova nos últimos tempos. A Rita que o diga :) Obrigado por me aturares e ouvires durante tanto tempo, a falar sobre estas maluquices em que me vou inscrevendo. Sei que sou chato a falar nisto, especialmente nos dias que antecedem estas provas. Obrigado por me apoiares em tudo :)

A Minha Prova:

Fotos


Classificações

15 comentários:

  1. Muitos parabéns João, estiveste fantástico!
    Foi uma grande emoção e orgulho seguir a tua brilhante prova!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns João, grande prova, onde tudo (bem, quase tudo ..) correu dentro do planeado, e como dizes e bem, divertiste-te à grande :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos,

      O que era importante correu bem, o resto são pormenores a melhorar nas próximas provas.

      Abraço e parabéns pelos 38 Km :)

      Eliminar
  3. Parabéns João!
    Conseguiste acabar e bem, que é o mais importante!
    Estás feito um (tri)atleta! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís.

      Este ano estou a ser mais (tri)atleta do que atleta. Tenho de ver se faço mais umas provas de 10Km.

      Para quando a estreia num triatlo?

      Abraço

      Eliminar
    2. Um dia estreio-me numa empreitada dessas... o da Amora é que era! Talvez para o ano ;)

      Abraço

      Eliminar
  4. Muitos parabéns e grande feito!
    Fui treinar nesse dia e ainda passei pelas duas últimas classificadas do Half Ironman e estava uma tempestade brutal, vento fortíssimo! Teres acabado e ainda a sentires-te bem não tem preço. Para o ano já sabes que tens de aumentar a distância... ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Quando fui buscar a bicicleta, por volta das 14:30, estava péssimo. Deviam oferecer inscrições para 2017 a quem ainda andava em prova por essa altura.

      Foi realmente bom acabar a sentir-me bem e ter chegado à corrida ainda com energia para manter aquele ritmo. Quanto a aumentar a distância vontade não falta, mas tenho de ter muito mais treino :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Fantástico! Grande prestação, grande prova, grande atleta!
    Vais ver que um dia estás no Ironman estou-te a ver com pedalada para chegares longe!
    E adorei o relato, estás descrições pormenorizadas de um Triatlo são uma delicia. Vais para os APLAUSOS PARA lá no UK! Vais ser o primeiro triatleta a lá estar! ;) Aquele abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Jorge, pelas palavras apoio e pela referência no UK :)

      Ironman é um sonho, mas para já não passa disso. Não consigo ainda racionalizar o que será fazer uma maratona depois de ter pedalado 180 Km e nadado 3.8 Km... É de loucos

      Grande Abraço

      Eliminar
    2. Pois é de loucos mas um dia, com calma, chegas lá! Pergunta ao João Lima se quando acabou a sua primeira prova (uma mini na Ponte 25 de Abril) sonhava ser maratonista? Nem meio maratonista ele pensava vir a ser!...

      Eliminar
  6. Grande aventura! Muitos parabéns!

    Eu pessoalmente não me conseguia meter num triatlo. Tinha que abdicar de muito tempo (que não tenha) para poder treinar todas as modalidades. Quando me reformar experimento :p

    Parabéns mais uma vez! abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor.

      Conseguias sim, também dizias o mesmo do Trail e já fizeste um :)

      Mas é verdade que para fazer as provas a um bom nível é preciso muito treino e logo em 3 modalidades.

      Abraço

      Eliminar
  7. Muitos parabéns João!
    Brutal! Estás em grande forma e acredito perfeitamente que um dia destes estás a fazer um half ironman :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar