1ª Corrida da Ajuda

Este domingo foi dia de fazer mais uma prova de 10Km, não era algo que estivesse planeado, mas acabei por me inscrever a ultima hora para participar em conjunto a Squadra Running e fazer assim a estreia das camisolas. Estava com algum receio de apanhar uma molha valente nesta prova, e de manhã havia fortes indicações de tal poder acontecer mas felizmente não chovia e assim se manteve até chegar a casa já com a prova feita.

Meti-me a caminho de Lisboa para me encontrar com o resto da equipa para distribuir camisolas e levantar os dorsais da prova. Deixámos o carro relativamente perto da meta e lá fomos Monsanto fora para o local de inicio, dorsais e chips colocados e toca a fazer um pequeno aquecimento.

As 10:30 foi dada a partida e tentei seguir atrás do Bruno Marques mas ele ia demasiado rápido e só o consegui apanhar por volta do Km 1 já depois de ter acelerado bastante para me conseguir juntar, mas até acabou por ser bom pois o 1º e 2º Km rápidos contribuíram bem para o tempo que fiz no final. Continuámos já juntos a um bom ritmo e ao Km 3 foi altura de passar novamente pela casa da partida, visto os primeiros quilómetros serem em circuito. Ainda tive esperança de ser como o monopolio e na casa da partida estar alguem a entregar notas, mas não aconteceu!

Entre o Km 4 e o Km 5 acabei por ir ficando um pouco para trás mas tentando manter sempre o Bruno em vista, passei ao Km 5 com 26:33, um bom indicador para o tempo final e entrei naquela que, para mim, foi uma das piores fases da corrida: uma enorme descida e relativamente inclinada onde senti que as pernas não estavam lá muito bem e por isso acabei por ir mais devagar e a tentar controlar para não ir por ali a baixo descontrolado. Acabada a descida já tinha o Bruno a uns 100 metros, mas o abastecimento estava logo ali para repor algumas forças.

Como tinha estudado o percurso em casa sabia que por volta do Km 7 a estrada iria subir bastante, por isso fui-me preparando psicologicamente, aos 6.5 começou a subir um bocadinho e ao longe via-se um bocado de estrada a ir direito ao céu... Chegado lá e era um troço bastante inclinado mas felizmente não muito longo, toca a meter um passo mais curto e com alguma dificuldade cheguei lá acima. Entretanto o terreno ficou mais plano e deu para recuperar um bocado antes da descida para a meta.

Do Km 8 até ao final era sempre a descer, aproveitei para embalar e de uma forma um bocado louca lá fui por ali a baixo a tentar chegar-me ao bruno, a uns 100 metros da meta chego-me finalmente a ele "Vai um Sprint Final?" e lá fomos nós ainda mais rápido, curva apertadissima à esquerda, onde só pensava "não posso escorregar, não posso escorregar", nova curva a direita e estava ali logo ali a chegada :)

Não fui para esta prova com ideia de fazer um grande tempo, ia apenas correr e conviver um bocado com o resto do pessoal, por isso o resultado final acabou por ser algo que não estava à espera. Pensando agora se na primeira descida tivesse acelerado um bocado talvez tivesse feito menos de 53min. Mas não importa provas não faltam e agora é altura de voltar ao plano de treinos para a Meia Maratona de Lisboa que está ai quase a porta.

Dados Garmin

  • Distancia – 9.99  Km

  • Tempo – 00:53:48

  • Ritmo Médio – 05:23 min/km

  • BPM Médio – 173


—————————————————————————————————————————————————

Tracking: Tracking Corrida da Ajuda

Classificação Oficial: 515 / 816 (Tempo Oficial - 00:54:29  / Tempo Chip - 00:53:48

Classificações: Classificação Individual / Classificação por Equipas

Fotos: 

6 comentários:

  1. Sem dúvida uma subida direita ao céu :)
    Muito giras as tshirts da Squadra Running ... vocês estavam por todo o lado.
    RS

    ResponderEliminar
  2. Sigo há algum tempo o blog como sabe e até já disse que o meu blog tem alguns toques do seu...hoje realmente reparei no vosso grupo e como vi grande parte atrás duns da Squadra Running e o seu tempo não tá muito melhor que o meu se calhar andámos perto...queria saber se a vossa equipa tem site ou facebook para se ir seguindo
    Boa sorte para as próximas provas...na meia pode ser que o veja...vou estrear e tentar um tempo perto das 2h

    ResponderEliminar
  3. rjbsilva por acaso ontem estávamos quase todos em prova. Havia Squadra para todos os ritmos.

    João Veiga, tenho a impressão que fui ao teu lado parte do percurso, ali entre o abastecimento e a subida. Em relação ao site da equipa não existe, isto é mais um grupo de amigos que decidiu dar um nome ao grupo e participar numas provas como grupo em vez de ir cada um por si.

    Dia 4 de Dezembro lá estaremos, o plano que estou a seguir (já muito aldrabado) está para 2:15, mas sendo mais realista fico muito satisfeito se fizer a meia sem parar, tal como na dos palácios e ainda mais satisfeito se fizer abaixo das 2:30.

    ResponderEliminar
  4. Ganfas, esse tempo aos 10Km, é para mim, muito bom, diria mais, excelente. Fantástico seria mantê-lo por mais 21Km :) Não quer dizer que com treino não se chegue lá. Mas isto para dizer que se fizeres uns 59' aos 10Km, que será num ritmo bem mais baixo que esse, garantidamente que farás abaixo dos desejados 2:15 na meia. O importante é mesmo manter um ritmo suave nos primeiros 5Km e ir subindo o esforço a partir daí. Uma distância que também costuma coincidir com a ingestão do primeiro Gel. Nesta prova (4 Dezembro), eu estou a planear comer um gel daqueles da tampinha aos 5Km (eu chamo-lhes uma refeição completa) e um gel dos outros (dos que se rasgam) ali no Martim Moniz, antes de começar a subir. Só por curiosidade, a propósito disto, ontem li num blogue, o post de um treino longo, de 30Km, onde a pessoa falava do que tinha ingerido, já como teste para a maratona. E achei bizarro que aos 20Km (creio) mencionasse a toma de um Brufen, entre 2 cubos de marmelada e 2 embalagens de gel.
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  5. Essa do brufen nunca tinha ouvido, nem sei qual a vantagem disso, mas é realmente curioso. Em relação a meia, hoje estive a fazer algumas contas, se fizer uma média de 6:30 min /km acabo com 2:16, não me parece ser algo assim tão inviável, mas claro que depende muito do tempo no dia da corrida e da minha condição física. Vou este fim de semana fazer o treino mais longo que tenho planeado, de 18Km vai ser um bom teste para ver como estou.

    ResponderEliminar
  6. A Corrida da Ajuda é bastante interessante. Aquela subida é terrível mas compensa depois na longa descida para a meta. Fiz o meu PBT dos 10km lá - 49:43!

    ResponderEliminar