25ª Corrida do Avante

25ª Corrida do Avante, ou "O Treino dos quase 18 Km"

Como já tinha dito, a minha ideia para este domingo era fazer um treino longo de 18 Km, como calhava no mesmo dia da Corrida do Avante optei por dividir o treino em 3 partes


Parte 1 - A caminho do Avante

Domingo de manhã deixei o carro a cerca de 3Km da partida e fui a correr para lá. Chegado ao local de levantamento dos dorsais, parei o cronometro e fui esperar na fila para levantar o dorsal. Enquanto estava na fila não consegui evitar um sorriso quando ouvi dizer atrás de mim algo do tipo "hoje vim só rolar devagarinho, 5min/Km faz-se bem".




Já com o dorsal colocado, fui correr mais um bocado enquanto não chegava a hora da partida. No inicio deste 2º aquecimento encontrei o Pedro  e acabei por fazer mais uns metros à conversa com ele.


Quase as 09:30 dei por terminada a 1ª parte do treino com 3.7 Km


Parte 2 - Corrida do Avante

 

Com a parte 1 do treino terminada fui calmamente para o local de partida, onde fiquei à espera na parte final do pelotão. Não ia com nenhum objectivo nem de tempo nem de ritmo, queria apenas fazer quilómetros e não parar de correr.


Apesar de ser uma corrida com bastantes participantes rapidamente acabei por ficar quase sozinho. Parti com um ritmo lento de cerca de 6:30 min/km e logo na 1ª subida dei por mim a ver os últimos atletas do, vamos chama-lo, grupo rápido afastarem-se.


Fui conseguindo manter um ritmo certinho e sem preocupações lá ia correndo observando o ambiente a minha volta e agradecendo às simpáticas pessoas que ao longo do percurso iam aplaudindo. Aliás quando passei por uma das senhoras que estava a aplaudir já perto do fim da prova ouvia-a dizer para uma amiga que estava ao lado "daqui ninguém me tira vou aplaudir até passar o último"




Algures entre o Km 4 e 5 começo a ver os primeiros atletas a passarem em sentido contrário com uma passada assustadoramente rápida. Fico sempre admirado quando me cruzo com os primeiros, como é que é possível correr assim tão rápido...


A partir do ponto de retorno comecei a passar algumas pessoas mesmo sem ter aumentado o ritmo, e como ia bem comecei a pensar a partir de quando é que podia acelerar e a fazer algumas contas ao tempo final, apesar de não me lembrar do que tinha feito no ano passado.


A tal aceleração acabou por ser só no ultimo Km, e num sprint final ainda consegui ultrapassar mais 3 atletas. Acabei cansado mas muito por causa do sprint final. Para a história fica o tempo de 01:12:42 em 11.38 Km registados no Garmin.


Terminada a corrida, dei a voltinha habitual ao lago para receber a água, camisola e o diploma de participação que dava também acesso a entrar na Festa do Avante nessa tarde.




Apesar de ter feito a prova em ritmo de treino deu-me bastante gozo participar. Acaba por ser diferente correr com tanta gente espalhada pela mesma estrada. Em relação ao tempo final, se o ano passado fiz cerca de 1h e 11 minutos a muito custo este ano em ritmo lento acabei por fazer apenas mais um minuto, o que acaba por ser um bom indicador para as provas que ai vêm.


 Dados Garmin



  • Distancia – 11.38 Km

  • Tempo – 1:30:20

  • Ritmo Médio – 06:23 min /km

  • BPM Médio – 163

  • Calorias – 914


——————————————————————–------------------------------------

Tracking: Tracking Corrida do Avante 2012

Classificação Oficial: 1204 / 1314

Classificações:

Fotos: 

-------------------------------------------------------------------------



Parte 3 - Regresso ao Carro

Com a camisola enrolada na mão que segurava o diploma e a garrafa de água na outra comecei novamente a correr em direcção ao carro. Comecei bem mas ao chegar ao carro o desgaste ja era imenso e acabei por ficar pelos 2.3 Km feitos em cerca de 15 minutos. Ficavam a faltar cerca de 500 metros para o objectivo, mas já não tive força nem vontade para andar as voltas ao pé do carro para os fazer, até porque tinha de começar rapidamente a recuperar para aproveitar a entrada a borla na Festa do Avante nessa mesma tarde :)


Em relação ao treino, não foram os 18km pretendidos e bem sei que foram intervalados, mas considero a experiência positiva, cheguei ao carro bastante cansado pois claro, mas até aos ultimo quilómetro do treino fui andando relativamente bem.

9 comentários:

  1. Eu acho que estiveste de parabéns, pela prova e pelo acumular dos quilómetros em falta para os 18km. Eu não participei na corrida do Avante, que gostava, exactamente devido a essa logística de complementar o restante treino. Só mostraste que, quando se tem vontade, arranja-se forma.
    Também achei piada ao comentário do rolar devagarinho a 5min/km... Daqui a uns tempos vamos ser nós a dizer isso, vais ver! eheh ;)

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Treino é treino, sem preocupações.
    Estás no bom caminho. ;)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Quase que corríamos juntos! Eu fiz 1:15:54 e o meu GPS deu 11,340 km. Fui numa calma absoluta a gerir e a aguentar o "empeno" da véspera na Meia de São João das Lampas!
    Mas deu-me um prazer enorme conseguir fazer esta "dose dupla".

    Pois eu antigamente também rolava devagarinho a 5 min ao km agora nem de mota!

    ResponderEliminar
  4. Eu vi-o antes da prova começar já na zona da partida, sou o rapaz que o foi cumprimentar antes da prova começar.

    Espero que a dupla jornada tenha corrido bem e sem mazelas.

    Cumprimentos
    João

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela prova!
    E a solução que encontraste foi boa, assim fizeste um aquecimento antes da prova e no final da Corrida já só tinhas mais uns km's para fazer. Pode ter sido intervalado, mas 18km são 18km (mesmo sem os poucos metros que faltavam). Muito bom!

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  6. Alguèm me pode informar onde posso consultar as classificações da corrida?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Desculpe que eu sou muito despistado e vejo-me aflito para fixar o rosto e o nome das pessoas! Agora com esta "coisa" da blogosfera corredor então é um "problema" enorme que cada vez há mais amigos que me vem falar e eu ando todo baralhado! Com o tempo vou fixando as pessoas mas demora!
    Penso que a jornada dupla correu bem e não deixou mazelas mas sou amanhã é que vou treinar! resolvi parar uns dias depois do objectivo alcançado e de andar a correr 5 vezes por semana à uns meses
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite, ainda não existem classificações. Temos de dar algum tempo visto ser uma prova onde não existe controlo por chip.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, já têm as classificações disponíveis.

    ResponderEliminar