2ª Corrida do Sporting

Sabia não estar com a mesma forma que o ano passado mas não foi isso que me fez baixar a motivação e entusiasmo por participar pela segunda vez na Corrida do Sporting.

Tal como o ano passado a camisola entregue pelo Sporting era bastante bonita e apesar de não ser aconselhável estrear roupa em provas decidi levar a camisola vestida.



Cheguei cedo a Alvalade e fui para perto do metro esperar uns amigos que também iam fazer a prova, um deles para fazer a estreia em provas. Depois da espera e de alguma conversa fomos a correr devagarinho em jeito de aquecimento até ao local da partida.

Ao contrário do ano passado este ano a partida estava separada por tempos e virada par ao outro lado do estádio para tentar que não houvessem os problemas de "apertos" que houve o ano passado. Uns minutos depois iríamos ver se a ideia funcionava ou não.



À hora marcada foi dada a partida e como de costume nestas provas grandes demorei cerca de 2 minutos até passar pela partida. A mudança de sentido na partida resolveu a parte da segurança que tinha havido o ano passado no entanto as grades colocadas de lado continuavam a evitar que os atletas dispersassem complicando assim a corrida nos primeiros metros. Assim que entrámos no túnel por baixo do Alvalaxia o problema ficou resolvido.

Parti juntamente com o João Pires e fomos num ritmo bastante animado (reter a expressão "ritmo animado"). Fizemos o primeiro e segundo quilómetro juntos mas o ritmo estava a ser demasiado alto para mim por isso acabei por ir ficando para trás.

Tentei seguir num ritmo que me permitisse fazer um bom tempo sem quebrar na parte final o que após os tuneis do Campo Grande significou seguir a cerca de 6min/km. O percurso da prova era igual ao ano passado no entanto este ano tivemos a visita de 2 das claques do Sporting. 1º a Torcida Verde junto à estação de Entrecampos a presentear os atletas com várias bandeiras. Mais à frente já quase no Saldanha estava a Juve Leo também com algumas bandeiras no ar.

Quase a chegar ao Saldanha foi altura da chuva mostrar-se timidamente mas até foi uma visita agradável e que nos acompanhou de forma algo intermitente até ao final. Do Saldanha até ao ponto de viragem é a descer e consegui recuperar um pouco.



Viragem e toca a subir, claro que o ritmo desceu um bocadinho mas mesmo assim continuava convencido que ia a bom ritmo. Por volta do Km 7 olho para o relógio para ver com que tempo ia e vejo 41 minutos... Começo a fazer contas: "Ora bem se for a 6min/km até ao fim demoro 18 minutos. 41 + 18 = 59... COMO? não pode ser"

Foi algo assim que se passou pela minha cabeça, fui desde o inicio convencido que ia a bom ritmo, pareceu-me ter feito os primeiros quilómetros muito rápidos e mesmo os outros estava com a sensação de estar a correr rápido (atenção que o termo rápido é segundo os meus padrões).

Tentei aumentar um bocadinho na parte final e depois de uma volta algo desinspirada pelo fosso do estádio acabei a cortar a meta com 00:59:10.



Ora bem depois de chegar a casa e com mais calma pensar na corrida que fiz, chego a conclusão que nesta altura os 59 minutos é o melhor que consigo fazer. Fiz a prova toda no limite, fui sempre com a sensação de ir rápido e chego ao fim com 59 minutos... é um bocado desapontante até porque estava a apontar para os 58.

Por outro lado fica ainda mais a certeza de me afastar das meias durante algum tempo e o aparecimento de alguma motivação para ser mais rápido e aproximar-me novamente de tempos que fiz o ano passado.

Dados Garmin

  • Distancia – 10.04 Km

  • Tempo – 00:59:10

  • Ritmo Médio – 05:54 min /km

  • BPM Médio – 178

  • Calorias – 814

  • Elevação - 144 m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking 2ª Corrida do Sporting

Classificação Oficial - 2686 / 4181

Classificações

Fotografias

8 comentários:

  1. Todos os resultados são bons desde que sejam os resultados possíveis dentro dos parâmetros para o dia (treinos, temperatura, etc.).
    Agora é treinar para melhorares as variáveis e apareceres em melhor forma nas próximas.

    Força!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Breve comentário apenas para lhe dar os parabéns por ter sido um dos poucos blogs de corrida que acompanho (o mesmos que você acompanha), a fazer referência à Corrida do Sporting. Continuação de boas corridas.
    Saudações desportivas
    Pedro Andrade

    ResponderEliminar
  3. Não foi um mau tempo, agora é uma motivação para as próximas provas. E ainda deste uma voltinha por dentro do estádio de Alvalade, coisa que ainda não tive oportunidade de fazer! :)
    A t-shirt é de facto muito bonita (assim como a da Corrida do Tejo, outra prova em que não irei participar este ano) e a medalha também.

    Vamos a melhorar esses tempos, eu acredito! ;)

    ResponderEliminar
  4. Tempos leva-os os vento! O importante é participar e ser feliz!

    ResponderEliminar
  5. Boas... tem aí um belo Blog que já acompanho há algum tempo, pois dá-me gosto ler as crónicas escritas por quem tem tanto gosto em correr. Para melhorar tempos há-que treinar em algum clube com orientação ou seguir um plano de treinos. Eu também recomecei a correr há um ano atrás, com 43 anos e embora tenha praticado atletismo quando era novo, foi difícil relembrar ao corpo o que era o esforço de correr. Recomecei a corrida planeando eu os meus treinos, mas só comecei a sentir uma verdadeira evolução quando iniciei um plano de treinos de acordo com as minhas capacidade e objectivos! Se há um ano atrás faria tempos de 10 kms na casa dos 55', na última corrida do Destak já consegui fazer 45' o que me deixou bastante contente e satisfeito pelo resultado do plano. Fica a dica de um bom site para registar treinos, provas e iniciar uma plano: http://my.asics.pt/
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Luís, sem duvida que o ter objectivos e ir alcançando-os ajuda bastante a motivar. Tenho estado a ver os planos do myasics para fazer cerca de 55 minutos na São Silvestre de Lisboa.

    Bons Treinos

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo incentivo :)

    Isto com o treino os tempos melhoram, tenho até ao dia 29 de Dezembro para ganhar a velocidade necessária para baixar dos 55m

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Pedro,

    Realmente dos blogues que acompanho houve poucos relatos à Corrida do Sporting, julgo não ter havido muito mais provas nesse dia por isso presumo que por opção (talvez devido ao preço) houve várias pessoas a optarem por não ir.

    ResponderEliminar