III Mini Trail de Sesimbra

Posso dizer que o Objectivo 3 está cumprido. Participei num trail de 20Km e cheguei ao fim. E dando já um grande salto para o final deste relato tenho de dizer que fiquei a admirar ainda mais os Super Atletas que fizeram / fazem o Ultra Trail de 50 Km, se os 20 me custaram o que custaram fazer 50 ou mais é impressionante mas, vamos voltar ao inicio.

SAMSUNGSAMSUNG

 

 

 

 

 

 

 

 

preparação para a prova começou às 06:30 de Domingo quando o despertador desatou a tocar. Ora bem a esta hora o meu primeiro pensamento foi algo do tipo: daqui a meia hora está a partir o pessoal da Ultra, são ainda mais "loucos" que eu.

Com o pequeno almoço tomado fui para Lisboa onde tinha combinado encontrar-me com o Eduardo para irmos juntos para Sesimbra. Por volta das 07:40 estava por lá e arrancámos para a A2 ou pelo menos tentámos faze-lo... Alguém me explica porque é que as 07:40 a Av. Lusíada já estava fechada ao trânsito? É que ainda por cima segundo li a prova do Benfica só começou as 11h. Enfim se calhar sou só eu a embirrar com o Benfica :)

Continuando, chegámos a Sesimbra e por nabice estacionámos um bocado longe da partida / meta. Isto acabou por revelar-se complicado já que quando recebemos os dorsais recebemos também o saco com a t-shirt, ora não ia correr com 2 t-shirts por isso a 20 minutos do inicio da corrida toca a voltar pro carro deixar o saco. O tempo apertava e faltavam só 10 minutos para o inicio da prova por isso o regresso ao local da partida serviu de aquecimento... mas feito a ritmo de prova.

SAMSUNG

Chegámos a uns 2 minutos do começo, mas ainda deu tempo para encontrar novamente a Rute o Tiago e o André e tirarmos uma foto de grupo. Depois foi dar inicio à aventura.

20130414_Sesimbra_03

Tenho alguma dificuldade em relatar as provas de trail que fiz, acho que são provas muito mais visuais e por isso torna-se complicado descrever por onde andamos. Para este relato vou optar por uma espécie de foto-reportagem (Todas as fotos são do Tiago, a quem agradeço a sua disponibilização)

A prova começa com cerca de 2 Km por alcatrão e em terreno plano, o que não é mau de todo, dá para aquecer e fazer logo uma selecção dos atletas por via dos diferentes ritmos adoptados por cada um.

Mas claro que isto era uma prova de trail e tinham de aparecer a terra / trilhos

20130414_Sesimbra_90

Apesar de me sentir bem fui logo ficando para trás, e com a estrada a começar a empinar comecei também a caminhar. Chegado ao Km 5 estava o primeiro abastecimento, e com ele a 1ª paragem para receber um copo de água dos simpáticos voluntários que lá estavam.

Os primeiros 5 Km desta prova são num piso fácil de correr / caminhar, mas depois do abastecimento tudo muda.

20130414_Sesimbra_15

Uns quilómetros mais à frente aparece aquela que para mim foi a grande dificuldade da prova, primeiro a descida bastante ingreme

20130414_Sesimbra_22

No fim da descida uma praia fantástica.

20130414_Sesimbra_20

Mas não era altura de banhos e se tínhamos descido íamos ter de subir, não pensei é que fosse quase escalada!

20130414_Sesimbra_95

Apesar da dureza desta parte do percurso foi das que mais gostei, tanto pela paisagem como por ser alto tão diferente do habitual. Tive de fazer algumas paragens ao longo da subida mas acabei por chegar ao cimo.

20130414_Sesimbra_67

Nesta altura o terreno ficou mais plano e permitia alguma corrida, o problema era o estado das pernas eu bem tentava correr, mas estava bastante dorido e comecei a pensar que se já estava assim aos 6Km ia ser muito dificil chegar ao fim.

Felizmente foi só o pós subida e passado um bocado já conseguia correr normalmente.

O percurso era agora relativamente plano e com menos vegetação à volta dando para apreciar o belo dia que estava.

20130414_Sesimbra_31

20130414_Sesimbra_35

Ao Km 10 estava o segundo abastecimento e aproveitei para comer 2 bocados de laranja que souberam mesmo bem. Com metade da prova já feita ficava a faltar outro tanto, no entanto tinha ideia que já não haveria nenhuma grande dificuldade... não seria assim.

Mas antes da tal dificuldade ainda deu para correr mais um bocado.

20130414_Sesimbra_48

Para mim outro dos momentos altos da prova foi a passagem pela pedreira. Se numa 1ª fase a paisagem era impressionante mas natural, aqui apesar de feita pelo homem não foi menos impressionante.

20130414_Sesimbra_49

 

20130414_Sesimbra_52

No fim da pedreira estava mais um abastecimento e com ele veio mais uma pausa para recuperar

20130414_Sesimbra_58

Recomeçamos a correr e voltaram a aparecer as dificuldades, entre muitas pedras e descidas inclinadas às vezes era preciso fazer um bocado de ginástica para continuar

20130414_Sesimbra_64

A determinada altura surgiu o castelo lá ao fundo e começamos a falar entre nós se ainda iríamos subir ou não, a vontade não era muita e estávamos a tentar convencer-nos que já não o íamos fazer mas teve de ser

20130414_Sesimbra_70

20130414_Sesimbra_72

 

Não, claro que não íamos a andar a foto é que estava com o disparo demasiado rápido e ficou assim, Ao fim de 18 Km duros claro que estávamos todos a fazer esta subida a correr :)

Chegados ao topo foi altura de conquistar o abastecimento e descer até à meta por um trilho rápido e bastante interessante

20130414_Sesimbra_78

A parte final da prova foi novamente feita em alcatrão já em Sesimbra mas no sentido contrário ao do inicio, nesta zona acabei por me ir um bocado abaixo e ainda tive de caminhar por momentos, mas a grande custo lá fiz os últimos 500 metros a correr.

Cortei a meta com 3 horas e 10 minutos de prova, das quais 2h e 56m foram passadas em movimento.

Claro que tenho de agradecer aos meus 3 companheiros de prova pela companhia e conversa durante estes 20 Km, senão acho que tinha sido tudo muito mais complicado.

Conclusão

Agora uns dias depois de ter concluído aquela que é, até ao momento, a prova mais dura que fiz posso dizer que é também das mais bonitas. 

Já tinha participado numa prova organizada pelo Mundo da Corrida (Meia da Areia) e novamente a organização está de parabéns, foi tudo impecável, abastecimentos, marcações, entrega de dorsais, zona da partida / chegada, enfim o único reparo que posso fazer foi a falta ?? (eu n vi) de marcações ao sair do ultimo trilho e entrar no alcatrão. 

Prova aprovadissima, e dou por mim cada vez mais a gostar de fazer provas de Trail. Sim são duras mas toda a envolvência compensa bem a dureza.

Detalhes da Prova:

Sesimbra2013_Resumo

Tracking – III Mini Trail de Sesimbra

Classificação Oficial – 171 / 191

 

Tempo Oficial – 3:11:13

Tempo Chip – 3:10:25

Moving Time - 2:55:49

Média por Km - 09:08 min/Km

Tempo Ano Anterior – N/A

 

Classificações

Fotografias

6 comentários:

  1. Concordo contigo, também não vi as marcações depois da descida da mata (não sei se devido ao cansaço ou por não existirem). Até domingo?

    ResponderEliminar
  2. É tão engraçado ler a prova da vossa perspectiva! :)
    Também não vi as marcações nessa zona, mas como nessa altura iam umas quantas pessoas à frente, é follow the leader! E também reparei pelo meu Garmin que estivemos mais de uns 15 minutos parados... Eramos "gajos" para ter terminado abaixo das 3h!! :D
    Já recuperado?

    Boa prova no domingo, em comparação vai ser canja! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Belo relato da prova João. Não era necessário o agradecimento das fotos. Em relação às marcações na parte final eu reparei em duas fitas atadas naqueles pilaretes que separam a estrada do passeio, mas realmente não era fácil dar com eles e como disse a Rute, também foi mais fácil porque seguimos quem ia na nossa frente.
    Abraço e boas corridas.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    O Trail pode ser duro mas tem outro encanto!
    Para mim acaba por ser mais "duro" a monotonia do alcatrão!

    ResponderEliminar
  5. @ Sílvio: Parece que não fomos os únicos. Sim Domingo também estou lá, estou curioso para ver se o Trail serviu para me subir um bocadinho a forma.

    @ Rute: Tb concordo, pelo menos matematicamente sim, mas tenho de confessar que as paragens nos abastecimentos sabiam mesmo bem :) Baixamos das 3h nas Lampas,

    @ Tigas: Não reparei mesmo nas fitas, foi ai e logo a seguir ao 1º abastecimento, ao entrar nos trilhos, mas é como dizem toca a seguir quem vai à frente.

    @ Jorge: O Trail tem muito mais encanto, mas continuo a gostar das provas de alcatrão, até porque não há assim tantas alternativa de Trails de 10 / 15 Km na zona de Lisboa, como há em provas de estrada.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns! Um verdadeiro desafio superado!
    Tenho andado mais dedicada às provas de estrada, embora com alguns treinos em trilhos (Monsanto), no entanto não me esqueço do quanto adorei a Corrida do Monge e em Maio vou à Corrida do Guincho :)
    Até lá também vou a algumas provas, entre elas os 20km Cascais-Lisboa. Até domingo!
    Beijinhos e excelentes corridas!

    ResponderEliminar