74ª Cascais - Oeiras - Lisboa

Pela primeira vez participei numa prova em que fiz a marginal ao contrário. Já tinha feito a corrida do Tejo e a do Destak, mas desta vez tive a oportunidade de fazer o percurso Cascais - Lisboa

Como de costume nas provas com partida e meta em locais diferentes, fui deixar o carro na meta e apanhei o comboio até ao Estoril onde a prova ia ter inicio.Já tinha passado ali uma série de vezes de carro e inclusive já tinha estado num concerto nos jardins do casino, mas nunca tinha andado por lá a pé. Assim sendo aproveitei para fazer o aquecimento naquele espaço bastante agradável.

Antes de ser dada a partida a organização pediu a todos para fazer um minuto de silêncio pelas vitimas das bombas na Maratona Boston. Foi um momento de silêncio cumprido por todos.

Dada a partida começava nova aventura de 20 Km. Sendo uma prova mais longa a parte inicial foi toda feita a ouvir a vozinha na cabeça a dizer "abranda, olha que são muitos quilómetros, não abuses, vais pagar no fim" enfim o costume que todos nós conhecemos.

Desta vez optei por ouvir a vozinha chata e tentei ir mesmo devagar para aguentar a prova toda. Talvez à custa disso acabei por fazer o que suspeito ter sido uma das provas mais regulares a nivel de ritmo, pelo menos nos primeiros 10 Km

CascaisOeirasLisboa2013_Ritmo

A prova não teve uma grande história foi mesmo ir correndo e apreciando o belo percurso que esta prova tem. A nível de pernas estava tudo impecável e mesmo a subida para a Cruz Quebrada foi feita sem qualquer problema.

Lá no alto estava o último abastecimento que vinha mesmo a calhar para embalar na descida. No final da descida começa a parte chata do percurso, e o último Km e meio já me custaram um bocado a fazer.

A cerca de 1 Km da meta acabei por encontrar a Isa que ia em quebra por causa do grande calor que se começava a sentir. Acabei por seguir com ela até à meta onde acabámos com um tempo de 02h 05m 19s.

Em jeito de conclusão, gostei da prova, nunca tinha feito a marginal neste sentido e é realmente um percurso bastante agradável, caso esteja um dia bonito como esteve.

MA130421_2812

A propósito do percurso, fui pensado ao longo da prova na Maratona de Lisboa deste ano. Esta prova faz cerca de metade do percurso da Maratona, e é realmente bonito, mas na minha opinião tem alguns factores que não sei se o tornam o indicado para uma prova de 42 Km.

Se está um dia de muito vento, dado que a prova tem todo o mesmo sentido pode ser chato se tiver vento de frente. A juntar a isso e apesar da beleza dos primeiros 20 Km este percurso não tem praticamente público nenhum que como bem sabemos ajuda bastante.

Detalhes da Prova:

CascaisOeirasLisboa2013_Resumo

 

 

Tracking – Cascais Oeiras Lisboa 2013

Classificação Oficial – 749/ 839

Tempo Oficial – 02:06:08

Tempo Chip – 02:06:08

Tempo Ano Anterior – N/A

 

 

Classificações

Fotografias

2 comentários:

  1. Olá João

    O problema do público é geral em Portugal, com honrosas excepções onde, das que conheço, o maior destaque vai para a Amadora e Peniche (São Silvestre e Fogueiras).
    A Maratona que fiz, também foi desoladora em público, com excepção da zona do Cais do Sodré. Tinha era a vantagem de nos cruzarmos na recta Cais do Sodré-Algés e incentivávamos uns aos outros.

    É a cultura cinzenta do nosso povo...

    Um abraço e boas corridas

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tive oportunidade de fazer a São Silvestre, mas Peniche foi uma prova que me marcou o ano passado. É impressionante como se vive aquela prova.

    Já tenho inscrição feita para a deste ano, não se pode faltar.

    Abraço

    ResponderEliminar