37ª Meia Maratona de São João das Lampas

Depois de em maio ter participado na 1ª edição dos  Trilhos das Lampas e ter ficado bastante agradado a prova e a simpatia de todos os envolvidos, não podia faltar à Meia Maratona a realizar em Setembro. Nos anos anteriores tinha optado pela corrida do Avante, mas este foi o ano das Lampas.

Já tinha ouvido falar bastante desta prova, especialmente das suas temíveis Rampas e como sempre a ideia era fazer uma preparação adequada... Claro que, como sempre, a preparação não foi a melhor. Acho mesmo que das várias (não muitas) Meias que fiz esta foi a mais dura e aquela para a qual me preparei pior.


Independentemente da participação fui bastante animado para São João das Lampas. Depois de levantar o dorsal, fui fazer um pequeno aquecimento e fiquei a aguardar pelo inicio.


A ideia era ir devagarinho, não abusar nas descidas e tentar manter o ritmo estável durante as subidas, já me tinha mentalizado para se fosse necessário fazer um bocado tipo trail e ir a andar nas subidas mais duras.


Logo depois da partida vejoa a Isa um bocadinho mais à frente e acelerei para chegar até ela. Seguimos juntos à conversa até cerca do Km 5 onde na 2ª grande subida ela embalou e seguiu :)


O percurso tem realmente bastante sobe e desce mas a paisagem e o publico ao longo da estrada quase que fazem esquecer as dificuldades.


Depois da segunda grande subida consegui manter um ritmo estável primeiro por volta dos 06:15 até passar novamente na zona da partida. Ao entrar na segunda fase da prova o ritmo começou a descer mas mesmo assim mantive-me nos 06:30 e apesar de cansado até ia relativamente bem.


Nesta passagem por São João das Lampas já ia praticamente sozinho e daqui para a frente em alguns cruzamentos tinha mesmo de pedir indicações ao senhora da guarda que estava a vigiar.


Quilómetro a Quilómetro lá fui correndo, conseguindo sempre aguentar a vontade de caminhar que se começava a instalar.


O limite foi a última subida por volta do Km 18, na altura até fiquei satisfeito, para a preparação que tinha chegar ao Km 18 a correr foi bastante bom, o problema foi o voltar a correr mesmo quando o terreno já era a direito.


No final da subida faltavam apenas cerca de 2 Km para o fim, mas o sol já estava a ir embora e o vento estava mais forte e de frente. Eu já estava cansado mas esta parte final foi terrivel, custava-me a correr e estava completamente gelado, só queria chegar ao fim e ir para casa.


Cheguei ao final com um tempo de 2h: 24m conseguindo cumprir aquele que se tornou no meu objectivo - fazer menos de 2h e 30m.


Mas a "prova" não terminou por ai, o pior ainda estava para vir. Cheguei a casa completamente gelado e fui logo tomar um banho de água quente a ver se melhorava. Não ajudou muito porque ao frio juntou-se a má disposição e a respectiva consequência e também fiquei com um bocado de febre.


Resumindo, acabei mesmo em mau estado e tive o pior pós-prova que me lembro.


Apesar de tudo isto, quero muito voltar a São João das Lampas e a esta Meia Maratona, mas de preferência com uma preparação adequada.


Detalhes da Prova:

LampasResumo

Tracking – 37ª Meia Maratona de S. João das Lampas

Classificação Oficial – 705/ 718

Tempo Oficial – 02:24:25

Tempo Chip / Relógio – 02:24:15

Tempo 10 Km: 01:02:44

Tempo Ano Anterior – n/a

 

2 comentários:

  1. Pois...eu lembro-me que te vi no final e que já não estavas muito bem.
    É uma prova difícil mas é mesmo para voltar :)
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Aquele final de prova foi terrível. Quando te encontrei ao ir para o carro estava completamente gelado. Mas ta previsto repetir em 2014

    ResponderEliminar