Julho 2014

17:38 2 Comments

Já noutras situações tinha tentado seguir um plano de treinos, mas a determinada altura acabava sempre por os abandonar, ou porque não podia treinar em alguns dias ou porque arranja uma desculpa qualquer parva quando simplesmente não me apetecia correr.

Um dos objectivos do plano alem de ter os treinos mais estruturados era ver se conseguia seguir uma coisa destas do inicio ao fim. Isto porquê? Porque em Abril parece que tenho 42.195 metros para correr e convem estar muito bem preparado, para tal é conveniente seguir um plano de treinos e cumpri-lo. Desta vez e estando quase a meio do plano posso dizer que tem estado a correr muito bem, tenho conseguido ser bastante regular mantendo sempre 3 treinos semanais (excepção para a semana 5 em que com o falecimento de um familiar foi impossível ir treinar), por isso acho que o saldo é positivo.

Apesar do saldo positivo no que diz respeito aos treinos de corrida nos treinos de Fortalecimento Muscular continua a existir alguma preguiça. Faço mais do que fazia antes mas ainda não os faço com a regularidade que devia. Em alguns fins de semana tenho conseguido ir também andar de bicicleta o que acaba por ser bastante agradável e um bom complemento à corrida

Em relação ao peso tenho tentado controlar um bocadinho melhor o que como e a quantidade mas é algo que para mim é bastante complicado. Queria chegar pelo menos aos 77 Kg antes de Paris, para já tenho conseguido perder peso, provavelmente mais pelos treinos do que pela comida, mas se continuar assim é positivo.

Depois de pensar um bocado posso chegar a 3 factores para conseguir estar a seguir o plano de treinos. Em primeiro está bem presente objectivo Serra D'Arga e o respeito pelos 20km com 1000+ o que vai ser inédito para mim. Em segundo lugar e a uma maior distância mas também bem presente na mente está a Maratona de Paris, e por fim, mas não menos importante a minha mulher que me dá força e insiste para ir treinar nos dias em que me apetece mais ficar no sofá.

Confesso que às vezes até me sinto meio envergonhado com a ênfase / importância / respeito que estou a dar a estes 20 Km do Trail da Serra D'Arga, isto quando comparado com o Ultra de 55 Km e outras provas ainda maiores(admiro muito quem faz estas distâncias), mas depois lembro-me que todos começamos por algum lado, cada um tem o seu nível e que se vai passando por todas as distâncias, quem sabe se para o ano os meus treinos não serão para os 55 Km :)

Em relação aos treinos, de modo geral têm corrido todos bastante bem. Normalmente os primeiros 2 Km custam um bocado a sair, parece que sinto as pernas presas e a vontade de ir a andar é muita, mas depois assim do nada passa e já nem me lembro que as pernas estavam a doer.

Nos treinos específicos (Rampas / Escadas) tenho tentado aumentar as repetições ou a distância e até agora tem corrido bem. Nos treinos longos estou a aumentar a distância de forma gradual e a escolher percursos que tenham uma altimetria jeitosa, ando longe dos 1000+ de Arga (tenho feito entre os 400 e 600+), mas também não quero fazer a prova, antes da prova.

Em relação aos percursos feitos tenho optado mais por percursos urbanos (zona típica de Lisboa) do que por Trilhos em Monsanto, e aqui é provavelmente o ponto em que devia variar mais, mas gosto imenso de correr por Lisboa e quando faço essas voltas quase nem dou pelos quilómetros a passar.

Boas férias para quem vai, e bons treinos :)

Calendário de Julho

July_CalendarKm's percorridos desde Janeiro

Km's2014

 

 

2 comentários:

  1. Força João para estes grandes objectivos!

    Um abraço e até amanhã

    ResponderEliminar
  2. Estás a ir bem João.
    E é tal como dizes, a evolução vai-se notando e quem sabe se no próximo ano não estarás a treinar para a ultra de Arga? :)
    Já estás inscrito para uma maratona! E isso é mais do que a maioria das pessoas sonha sequer! Força!
    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar