Grande Trail da Serra d'Arga - Trail Curto 20Km

11:30 6 Comments

Uns dias depois da prova ainda não sei bem como descrever o que passei nas 3 horas e 40 minutos que andei pela bela Serra d'Arga. Foi a prova mais dura que fiz até hoje mas sem duvida que foi também a mais bonita e a que mais gozo me deu a fazer.

Apesar dos autocarros que me iriam transportar para São Lourenço da Montaria, onde a minha prova tinha inicio, saírem apenas as 08:30 queria estar em Dem antes das 8h para conseguir ver a partida do Ultra-Trail e do Trail Longo, e bem que valeu a pena.

Ao chegar a Dem nota-se logo um ambiente diferente e uma grande antecipação no ar enquanto se espera pela partida, são 07:30 da manhã e há um enorme movimento na rua com milhares de atletas à espera que a prova comece. Depois de encontrar e desejar boa sorte aos amigos que iam participar na Ultra, fiquei a ver o inicio da prova.

Às 08 horas começa a ouvir-se o sino a tocar, foguetes e toca a andar que há 55 Km de prova pela frente. Que momento fantástico, aquela saída ao som do sino da igreja, dá vontade de saltar por cima da vedação e ir com o resto dos atletas na sua Ultra aventura.

Partida

Depois deste momento chegou a altura de ir para o Autocarro que me iria levar até São Lourenço da Montaria onde a minha prova ia começar.

Cheguei lá faltava cerca de 1 hora para começar e aproveitei para ficar a conversa com uns amigos que também iam participar nos 20 Km. Com o aproximar da hora fomos para o local da partida onde tivemos de passar no famoso Controlo Zero. Não sei se toda a gente foi "fiscalizada" ou não, mas acho bem que se existe material obrigatório seja também obrigatório verificar se ele está presente.

Passado o controlo zero e depois de ouvir as instruções do Carlos Sá, são 10h e começa a ouvir-se o sino a tocar. Finalmente está na hora de começar :)

CarlosSa

É complicado descrever esta prova por palavras, mas vou tentar dar uma ideia do que vi e senti. Para perceberem melhor o ideal é inscreverem-se na edição de 2015 :)

1ª Parte Floresta e Rio

1ª Parte

Saímos de São Lourenço da Montaria com o sino a tocar e começamos por dar uma volta de cerca de 1Km pela povoação antes de passarmos para estradões / trilhos. E aqui começa a aparecer a lama.

10628473_10202990617822771_1902915175883671007_n

Ainda tive algum cuidado para não molhar os pés, mas a dada altura foi inevitável pisar a lama e molhar um bocado a parte de cima dos ténis. Como ainda sou um bocado maçarico nestas andanças de Trails e de lama, fiquei preocupado que o facto de ter o pé ligeiramente molhado me pudesse causar problemas de bolhas ou algo semelhante no resto da prova, mal eu sabia o que estava por vir.

10670039_10152839150993474_3241109456102481405_n

Fomos percorrendo trilhos sempre com o rio ao lado e a dada altura toca a passar para a outra margem. Lá se foi qualquer preocupação de não molhar os pés, era inevitável e confesso que até soube bem.
10708712_1479141445682276_4290622228407561531_o

Com os pés mais pesados e a chapinhar lá continuámos trilhos fora, uns mais fáceis, outros onde era necessário usar cordas ou árvores para nos ajudar a subir.

10469327_759272584145637_9145485202152079155_n

Ora de um lado do rio, ora do outro

Ponte

Mas sempre acompanhado por uma paisagem belíssima.

10653740_10202990621102853_3795846033636709056_n10686999_822215894489684_3357732687191709494_n

Por volta do Km 8 apareceu o primeiro abastecimento e o terreno começou a inclinar um bocadinho mais, mas ainda continuávamos numa parte com árvores e num trilho bem definido, mas isso rapidamente começou a mudar.

10245558_759273650812197_8375128065119496883_n

Chegámos a uma zona onde as fitas apontavam para a esquerda, mas olhando para a esquerda não havia trilho mas sim enormes blocos de granito e umas bandeirinhas colocadas por ali acima. Era mesmo por ali, por isso toca a trepar as pedras.

1468511_10202990624142929_7796572548032494043_nA partir desta parte a prova mudou de cenário

2ª Parte: Montanha

2ª Parte

Daqui para a frente o cenário já era um bocado mais "bruto" do que antes e começámos a apanhar muito mais pedra pelo caminho, algo que iria ser uma constante até ao final.

Subida

Ao longo desta subida ainda consegui correr por algumas vezes, não sei se foi o mais inteligente e se não paguei esse esforço no final, mas quis aproveitar que o piso dava para correr e fui correndo de vez em quando. Chegado ao cimo sabia que este ainda não era o pico mais alto da minha prova e que depois da descida ia ter o abastecimento e ai sim a subida ao ponto mais alto do Trail curto.

1898157_759273830812179_1281744732092661521_n

Aqui começaram as minhas dificuldades, nunca tinha feito uma descida deste género, tão técnica e não sabia bem como descer, a maior parte fui a andar e de vez em quando lá tentava correr. Numa dessas tentativas acabei por torcer o pé esquerdo o que me fez ir com muito mais cuidado o resto da descida. No final da descida estava o abastecimento sólido.

Depois de uma paragem para comer um bocado de laranja e banana continuei a prova, mas a serra não deu descanso e logo voltei a subir, desta vez era a subida que me iria levar até aos 730 metros de altitude.

10671428_759274060812156_6007550979039496947_n

Ao longo de 2 Km subi quase 300 metros em piso como o que se vê na foto, se não sei descer a correr neste tipo de piso, a subir é mais o não consigo, as pernas já não davam para isso. Mas mesmo a caminhar fiquei satisfeito porque ia com um bom ritmo e a passar vários companheiros de prova.

Por volta do Km 13 da minha prova, quando ia eu com cerca de 2 horas e 15 minutos de corrida passa por mim o 1º atleta do Ultra Trail. Fazendo as contas ele ia ao Km 46 da prova dele, e ia com 4h e 15 minutos e já tinha subido 4 vezes ao alto da serra e passou por nós com um andamento impressionante. Não sei como é possível!

Eu lá continuei a minha subida até chegar a um ponto um bocadinho mais plano onde pensei que finalmente estava no topo, mas não, ainda havia mais.

1555457_759274597478769_8341961146578283604_n

Animicamente acabei por me ir um pouco abaixo, a subida era bem inclinada e as pernas já estavam massacradas, mas nada havia a fazer o caminho para a meta passava por ali.

10676313_10202990627743019_1399486736611972156_n

Finalmente no topo da serra pensei que o mais complicado estava feito, mas a descida era novamente muito técnica. Não tinha confiança para tentar sequer correr, tinha medo que me falhasse a força numa das pernas e ficava ali estendido, no entanto mesmo que tivesse a força para tal, não sei como é que se corre numa descida tão técnica (entretanto os primeiros da ultra passavam "a voar" por ali abaixo).

Descida

Não conseguindo / sabendo correr restava-me ir a andar, e mesmo a andar demorei imenso tempo a descer, ia sempre com imenso cuidado para não cair e por em causa o terminar a prova.

Mesmo assim ainda consegui sentar-me durante a descida
(cair). Escorregou-me um pé e fiquei "confortavelmente" sentado numa pedra. Imediatamente a seguir oiço os colegas que vinham atrás a perguntar se estava tudo bem :) Impecável a malta do Trail.

O final da prova foi algo que não estava à espera. Quando saio da serra e entro no alcatrão consigo finalmente voltar a correr e já só penso em chegar à meta onde estava à minha espera, já à um bom bocado, a minha mulher. (Obrigado por me aturares e dares força nestas ultimas semanas onde quase só falava da Serra d'Arga).

Os metros finais desta prova devem ter sido os melhores metros finais que alguma vez fiz. Quando entrei na recta final deparei-me com uma passadeira vermelha, ladeada por público a aplaudir como se fosse o primeiro a chegar e a minha mulher com o braço esticado e um enorme sorriso :)

É difícil descrever a sensação de percorrer aquela passadeira ao som de aplausos, cruzar a meta e ser recebido pelo Carlos Sá. A satisfação de terminar a prova mais dura e bonita que fiz é algo que não irei esquecer.

Chegada

Para terem uma ideia da chegada podem ver este video da chegada dos Vencedores do Ultra-Trail.

Conclusão

A melhor e mais dura prova que participei até hoje. Apesar das dificuldades que tive no final acho que fiz uma preparação adequada para a minha prova, as dificuldades a descer algo tão técnico têm de ser resolvidas com a experiência, não sei como treinar este tipo de descidas.

Em relação à prova tudo 5 estrelas, ambiente fantástico, organização impecável, e um percurso lindo. Na parte final da prova queria era chegar à meta, mas depois de a passar a vontade era que chegasse rapidamente 2015 para voltar a correr naquela serra.

2014-09-28 20.06.36

Serra d'Arga voltamos a encontrar-nos em 2015.

Não posso terminar sem deixar os meus parabéns a todos os amigos que completaram o Ultra Trail. Parabéns campeões.

Como tenho andado a pesquisar por fotos da prova vou deixar aqui os links dos álbuns que vou encontrando.

As fotos neste post foram "roubadas" de vários destes albuns no facebook.