25º GP Fim da Europa (A estreia)

O passado domingo foi dia de participar pela terceira vez no fantástico Grande Prémio Fim da Europa, como a organização diz "dificilmente haverá prova mais bonita" e este ano com um dia a cheirar a primavera ainda melhor fica este slogan.

Mas então se foi a terceira participação nesta prova de que estreia é que eu falo no titulo deste post? 

Antes da corrida estive a conversar com o João Lima que me fez um convite irrecusável :) Pois é, tenho o prazer de anunciar que "assinei contrato" com os "4 ao Km" tendo sido logo tirada a foto de apresentação.


Depois de vestir a "amarelinha", com que acabei por fazer a prova, fomos novamente para o local da partida onde nos encontrámos com os restantes elementos da equipa (Eu, João, Marta e o Eberhard)


Depois da foto de grupo fui aquecer um bocadinho já que ia partir 15 minutos depois dos meus companheiros.

Já as 10:15 e depois de um aquecimento muito curto (acabei por encontrar mais amigos das corridas com quem fiquei à conversa) comecei a prova.

Como já tenho dito, sendo a maratona de Paris praticamente toda plana, tenho feito os treinos também todos em plano por isso ia um pouco apreensivo para as difíceis subidas desta prova (mesmo assim o objectivo era tirar 10 minutos ao meu tempo do ano passado: 01h 55m). Qual foi o meu espanto quando dei por mim e já tinha feito a primeira subida complicada da prova, fiquei extremamente satisfeito por a ter conseguido fazer sem sentir necessidade de andar.

A surpresa seguinte veio na descida seguida, dei por mim a correr à vontade a um ritmo de cerca de 05:30. Não sabia o que se estava a passar comigo mas já que estava assim o melhor era aproveitar.

Um pouco antes da 2ª subida que mais parece uma parede apanhei a Marta e ainda segui um bocadinho com ela à conversa. Mais à frente já a começar a parede tive mesmo de ir a passo, fiquei um pouco desapontado ainda não ser desta que ia fazer a prova toda a correr mas paciência, haverá mais edições.

Ultrapassada a parede sabia que era a descer até à meta e voltei a acelerar o passo, com a descida a ajudar acabei por fazer os quilómetros finais a pouco mais de 05:00 min/km. Estava realmente em dia bom :)

O percurso da Azoia até ao Cabo da Roca é engraçado porque começamos a cruzar-nos com quem já acabou a prova e está já a voltar para os carros, foi nesta altura que vi novamente o Rui Gameiro e o Filipe Torres (desculpa não ter respondido com mais do que um curto aceno, ia mesmo no limite). 

Quase a chegar ao Cabo da Roca achei um pouco estranho não ver a meta no sitio do costume, e ver pessoal a continuar a correr para a "parte de trás". Quando lá cheguei percebi o porquê, a meta mudou de sitio tendo passado para muito perto do miradouro. Tenho de admitir que o novo local da chegada é ainda mais bonito, mas foi cruel ter de fazer aquela curta mas inclinada subida final seguida de uma também inclinada descida em empedrado. 


Passado esta ultimo desafio vi finalmente a meta com o relógio a marcar 1h e 42m mas já nem consegui fazer o sprint final, limitei-me a cortar a meta tendo sido apanhado em flagrante pela Mafalda.


Em jeito de conclusão não podia ter tido uma melhor estreia com a camisola dos 4 ao Km, a camisola deu-me "asas" para fazer um tempo muito melhor do que alguma vez teria previsto. 

Em relação à organização da prova tenho pouco a apontar, a logística desta prova não é fácil mas a organização consegue fazer com que tudo funcione bem, a ideia das duas partidas separadas é bastante boa e provavelmente a única forma de ter tanta gente a participar, mesmo assim na primeira subida senti por vezes algumas dificuldades em conseguir prosseguir a direito entre tanta gente que ia a ritmos mais lentos ou a andar.

A minha prova:


Fotos:



Classificações:

20 comentários:

  1. Uma vez mais, parabéns pela excelente prova que realizaste! É o resultado dos treinos dum plano bem orientado, rumo ao sonho de daqui a 75 dias!
    E claro... a camisola também dá asas :)))

    Um abraço e força na continuação dos bons treinos e corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, foi um dia excelente :) foi bom para compensar o treino de 26Km em que tinha estado pior.

      Abraço

      Eliminar
    2. Hum... não concordo. Nesse treino estiveste muito bem até pouco depois dos 20 e bateste um record pessoal de distância :)

      Eliminar
  2. Parabéns, João! Um dos primeiros desafios desta prova é mesmo terminá-la sem ter de andar. Mesmo assim, um tempo muito bom, a estreia deu-te sorte! :P
    Bem-vindo à equipa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obirgado Rute. Ainda não foi desta que fiz tudo a correr, mas foi de propósito claro. Foi já a pensar em ter um objectivo para a próxima edição da prova.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Muitos parabéns João!
    Grande estreia pelos 4 ao km!
    Andas a dar-lhe bem! :)
    Força rumo a Paris, vai ser BRUTAL!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa.

      Paris vai ser mesmo BRUTAL :D já não falta muito.

      Beijinhos e força para os Abutres

      Eliminar
  4. Muito bom, belo tempo! E o melhor de tudo é ver que o treino está definitivamente a compensar! Parabéns também pela ingressão nessa grande equipa :) Um abraço e força nos treinos para Paris, é continuar o bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo ver que o treino vai dando resultados, espero que até Abril seja sempre a subir de forma.

      Obrigado Filipe, Abraço e força na preparação para o MIUT

      Eliminar
  5. Parabéns, superaste-te a ti mesmo e isso é o mais importante!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Sérgio, o desafio com nós próprios é sempre o mais importante. Ainda andei a ver se te via por lá mas não te encontrei, fica para a próxima. Vais a Mem Martins?

      Abraço

      Eliminar
  6. Boa....parabéns pela prova, mas mais ainda por te teres juntado a essa equipa maravilha que são os 4 ao km. Fica-te bem a amarelinha :)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, é um prazer juntar-me a este grupo de amigos nos 4 ao Km.

      Abraço

      Eliminar
  7. João, parabéns pela excelente prova!
    Estás em grande forma!
    E bem vindo aos 4 ao km!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor, espero que até Abril a forma seja sempre a melhorar.

      Abraço e força nos Abutres.

      Eliminar
  8. Uma grande prova e, agora, fazes parte de uma grande equipe!
    Olha quando fiz o meu melhor tempo na maratona também não andava a treinar para subidas e acabei por fazer um tempo espetacular (para mim) no Manteigas - Penhas Douradas, uma das minhas melhores prestações numa prova! Quando estamos em grande forma as coisas acontecem! Abraço..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigar Jorge. Se essa prova fosse mais perto ainda ia lá. Recebi esta semana os mails da edição deste ano e tenho imensa curiosidade em experimentar.

      Já agora sabes alguma coisa do circuito nacional de Montanha para 2015? É que andei a tentar ver quando seria a Corrida do Guincho (entre a serra e o mar) e não encontrei nada.

      Abraço

      Eliminar
    2. Por enquanto ainda só estão três provas do CNM 2015 com a data já definida, Manteigas – Penhas Douradas a 8 de Março, Trilhos de Mogadouro: Amendoeiras em Flor a 22 de Março, Cross de São Brás a 19 de Julho e os Trilhos do Mouro a 1 de Agosto, As outras data serão anunciadas à medida que foram defendias na pagina do Terras de Aventura www.terrasdeaventura.net. Quanta a Manteigas é mesmo uma prova única que merece um visita pelo menos uma vez na vida. Eu fui lá três vezes e ainda sonho voltar. Um abraço.

      Eliminar
  9. Continuação da boa preparação para Paris! E o Fim da Europa é sempre uma prova especial! E estás também numa equipa especial! :) Felicidades nessas Corridas

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Ana. Espero que recuperes rapidamente para voltares à estrada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar