40ª São Silvestre da Amadora

Tal como no ano passado, dia 31 de Dezembro fui para a Amadora para participar na tradicional corrida de São Silvestre. Esta corrida é fantástica, com algumas subidas jeitosas e um apoio popular como não se vê em mais lado nenhum (excepção feita à Corrida das Fogueiras). É uma corrida obrigatória e que não posso deixar de aconselhar a todos.


Em relação à prova não ia com nenhuma ideia pré-definida, queria testar-me para ver como estava a minha condição mas não ia com nenhuma ideia para um tempo final. No entanto tinha um outro objectivo para esta noite que não tinha a ver com a prova propriamente dita. Queria acabar o ano com 1000 Km feitos, dado que só com  a prova ficaria com 996, seria demasiado frustrante ficar apenas a 4 Km de um total de 4 dígitos no ano, por isso a solução foi ir de carro até Alfornelos onde me encontrei com o amigo João Pires e fazer um aquecimento de cerca de 2 Km até ao local da partida ao qual iria somar no final mais 2 Km para regressar ao carro.

Com o aquecimento feito e já na Amadora era altura de encontrar mais amigos das corridas e aguardar pelo inicio da prova. Às 18:10, 10 minutos depois da partida da prova feminina, foi dado o tiro e comecei aquela que seria uma corrida perfeita.     

Comecei a corrida com o João Lima e com ele a puxar estava a ir mais rápido do que pretendia, mas pensei "que se lixe, enquanto der siga" e assim foi. Sempre à conversa com o João chegámos à primeira subida. Dado que os meus treinos têm sido todos em plano estava com algum receio das subidas desta prova e nesta noite mais ainda dado o ritmo a que estávamos a correr, mas estranhamento estava a aguentar-me bastante bem, sentia-me "leve" e motivado com o apoio popular.

Tendo passado tão bem a subida deixei-me ir e aproveitei a descida que se seguiu para embalar um bocado. Ia com a sensação de estar bastante bem, mas continuava sem me passar pela cabeça fazer o tempo X no final, até porque o receio de estoirar antes do fim continuava presente, mas o pensamento do continuar até onde der era mais forte.

Mais ou menos a meio da prova aparece a 2ª subida e mais uma surpresa, aguentei-me novamente bastante bem toda a subida sem perder muito o ritmo a que seguia. Sabia que até ao final era quase sempre a descer e nesta altura, por volta do Km 7 olho pela primeira vez para o relógio onde vejo 40 minutos. Na altura fiquei com a ideia que era um bom tempo mas não fiz contas logo na altura, dei foi por mim a ir cada vez mais rápido e a manter-me abaixo dos 5 min/km (para mim é uma velocidade estonteante)

Foi quase ao chegar ao Km 8 que comecei a fazer contas, tinha ideia de ser 53:12 (Na realidade era 00:53:49) como melhor tempo e pensei que se conseguisse passar aos 8 quilómetros com 43:12 batia o meu Record (contas feitas para 5 min /km), o que muito sinceramente era algo impensável para mim nesta altura. Ora bem, aos 8 Km:



Mesmo no limite do tempo fiz um esforço por manter-me aquele ritmo, aliás quem estava a ver a prova pode ter-se assustado com a minha passagem tendo em conta as caretas que eu ia a fazer enquanto tentava ir o mais rápido possível. 

Com muitos "hi-fives" às crianças que estavam na rua a assistir cheguei à Avenida onde estava a meta, mas antes de a subir ainda era preciso descer à rotunda e dar a volta, já ia muito no limite e o ter de me afastar da meta desanimou-me um bocado, tinha a certeza que da maneira que ia, o tempo final andaria lá perto, mas se dava para baixar do record tinha algumas duvidas. Ao entrar nos últimos 100 metros e ao ver o relógio a aproximar-se "perigosamente" dos 53 minutos mandei um grito (só interior), não podia ficar a segundos de bater o meu tempo, simplesmente não podia ser, e consegui não sei como fazer um sprint final.


Cortei a meta com um tempo de 53:03 e uma enorme sensação de felicidade, de orgulho no meu desempenho nesta prova e de que os treinos realmente compensam. Como sabem ando a preparar minha estreia na Maratona e baixar tempos é algo que não me tem passado pela cabeça, foi mesmo uma enorme surpresa ver este tempo que vinha de 2011 a cair. 

Este resultado acabou por me dar ainda mais motivação para continuar com os treinos.

Fazendo um balanço da prova este tem de ser 100% positivo não só pelo meu resultado mas pela excelência da organização e principalmente das pessoas da Amadora que saem todas à rua no ultimo dia do ano para ver os atletas a passar. Acho que este ano ainda estava mais gente que no ano passado, é algo inexplicável, têm mesmo de fazer esta prova.

A Minha Prova:


Classificações

Fotos

13 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns João! Estiveste super bem!
    A prova é mesmo um espectáculo! Também fiquei com a sensação que este ano ainda havia mais gente. Foram um grande apoio psicológico.
    Grande maneira de terminar o ano, não é? :)

    Beijinhos e desejos de um excelente 2015 para ti e para a tua família

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente forma de terminar o ano, sempre que puder é para ser assim :)

      Também estiveste muito bem com o teu novo record :)

      Beijinhos e bom 2015

      Eliminar
  2. Parabéns João!

    Estás em grande forma, continua com os treinos que vais no caminho certo.
    Esta prova é um espectáculo!

    Que tenhas um grande 2015!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vítor, vocês também estiveram muito bem.

      Abraço e excelente 2015

      Eliminar
  3. Estiveste sempre muito bem e os teus últimos km foram a voar! :)
    Como dizes e bem, o treino compensa!

    Um abraço e mantém-te no óptimo caminho rumo a Paris :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, espero que o caminho continue assim, a correr bem :)

      Abraço

      Eliminar
  4. Que grande forma!
    A preparação para a maratona está perfeita-
    Bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jorge, realmente até agora não me posso queixar, é esperar que continue tudo a correr bem.

      Abraço e bom 2015

      Eliminar
  5. Que espectáculo de tempo, parabéns!
    Um óptimo 2015 para ti!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute,

      Bom 2015 com algumas Ultras para contares como foi ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Muitos parabéns João...este RP é sinal que a preparação para Paris está a ser bem feita. Grande Abraço e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, foi um RP mesmo inesperado, espero que seja bom sinal para o resto da preparação

      Abraço e bom 2015

      Eliminar