38ª Corrida da Liberdade

22:53 4 Comments

No ano em que se comemoram os 41 anos do 25 de Abril foi também realizada a 38ª edição da popular Corrida da Liberdade. Esta corrida é diferente de todas as outras já que tem a particularidade de ser de carácter participativo e não competitivo, isto é, não existem classificações nem chips para os atletas. 
O importante é a participação, o convívio e a boa disposição.

Chegado à Pontinha fui ter com os amigos dos 4 ao Km para a foto da praxe, sendo que desta vez quase não cabíamos todos. Estavam presentes 8 elementos da equipa entre os quais todos os Maratonistas de Paris. Aliás estávamos todos um pouco curiosos para ver como é que o corpo reagia depois da Maratona duas semanas antes.


Como de costume nesta prova, o grande número de participantes faz com que o início da prova seja mais lento, o que acabou por não ser mau de todo já que não estourei antes do final como na meia da Ponte.

Aos poucos eu e o meu amigo Pires fomos aumentando o ritmo e para alguma surpresa minha o corpo ia reagindo bem. Entre a Maratona de Paris e esta prova passaram-se duas semanas nas quais só fiz um treino de 5 Km. É verdade que esse treino tinha corrido melhor do que eu estava à espera, mas mesmo assim não contava que estivesse tão bem na prova.



Com metade da prova feita ficavam a faltar cerca de 5 Km, nos quais íamos apanhar os famosos túneis do Campo Grande. Como andei mais afastado das provas no inicio do ano já tinha algumas saudades de correr por esta zona. Essas saudades passaram assim que cheguei à subida do primeiro túnel :)

Foi nestas subidas que tive mais dificuldades, já que tentava manter o ritmo durante a subida e depois acabava por ter de recuperar quando o terreno ficava novamente plano. Isto acabou por fazer com que a média destes quilómetros fosse mais lenta em relação ao que vínhamos a fazer.

Depois do último túnel a estrada engana um pouco, é o chamado falso plano. Parece que vamos a direito mas na realidade vamos a subir ligeiramente. Talvez devido a isso, sempre que faço provas com este percurso tenho dificuldades em recuperar da subida do ultimo túnel e acabo por ter de usar a descida a seguir ao Saldanha para recuperar. 

Quando chegámos ao Saldanha disse ao Pires para ir andando. Eu queria acelerar na descida mas antes disso queria aproveitar a fase inicial, pelo menos até Picoas, para recuperar um bocadinho. Com a recuperação feita comecei a tentar embalar por ali abaixo, e pelos ritmos que fui fazendo parece que consegui realmente embalar :)

Na parte final da Avenida da Liberdade onde o terreno volta a ficar plano, tentei acelerar ainda mais um bocado para cortar a meta abaixo dos 57 minutos. Não foi possível mas o resultado final acabou por ser bastante positivo: 57:04 para 10,7 Km. 



Comecei a prova com curiosidade para ver como o corpo se comportava depois do esforço da Maratona e o resultado acabou por ser bastante positivo. Não esperava um desempenho tão bom apenas duas semanas depois de fazer os 42 Km.

No final fiquei um pouco à espera dos restantes colegas de equipa e depois de estarmos um pouco à conversa acabei por voltar para casa a correr na companhia do Orlando.



A Minha Prova

4 comentários:

  1. Fizeste uma grande corrida e prova-se, uma vez mais, que a seguir a uma Maratona voamos nas corridas mais curtas :)

    Um abraço e força para sexta

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Estou curioso para ver como corre na sexta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    E esta é a prova ideal para um Cravo Corredor! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar