Triatlo de Oeiras 2015 (Super-Sprint)

Desta vez vou começar o post logo pelo fim. Está feito, sou triatleta. Onde e quando é o próximo triatlo para me inscrever?

Mas vamos voltar ao Inicio, que por sinal foi bastante cedo para um domingo. Às 06:50 estava o despertador a tocar. Foi só tomar o pequeno almoço e pegar nas coisas que estavam organizadas de véspera para sair de casa e ir ter com o João Pires.

A logística para um triatlo é um bocadinho mais complicada do que a das corridas. Por isso, queria chegar cedo para poder entrar sem fila no parque de transição e deixar as coisas arrumadas com calma. 


Depois de deixarmos tudo pronto no parque fomos ter com a Rita que tinha ido logo para a praia apanhar sol. Também aqui o chegar cedo deu jeito, já que ela conseguiu arranjar um espacinho para o chapéu de sol mesmo junto do percurso que iríamos fazer entre a água e o parque de transição.


Cerca de trinta minutos antes do inicio fomos fazer o aquecimento. Primeiro uma corrida pela areia e depois umas braçadas na água para o corpo se ambientar à temperatura. Felizmente desta vez não custou tanto a entrar. A água estava a cerca de 18º e ao mergulhar não senti a mesma dificuldade a respirar que tinha sentido no treino feito ali há umas semanas.

Quase à hora marcada fomos para a partida, onde ouvimos o treinador de um atleta a avisá-lo que estava uma corrente forte para a esquerda e que era preferível sair o mais à direita possível. 

A partida para a natação foi por vagas e era realmente visível os efeitos da corrente nos atletas que já tinham partido. 

Como se vê na minha excelente representação, os atletas já na agua em vez de seguirem a direito para a bóia formavam ali uma espécie de "balão".


Segmento 1 - Natação (Tempo 08m 29s)
Na hora de sairmos a correr para a água, consegui controlar-me e não ir feito parvo para o meio da molhada. Vá, corri um bocadinho mas deixei-me ficar na cauda do pelotão. Se fui consciente nesta parte o mesmo não posso dizer de quando comecei a nadar. 

Sem me aperceber, entrei na natação demasiado forte, pelo que ao fim de uns 50 metros já me sentia completamente ofegante e passou-me um pouco de tudo pela cabeça. Desde "não vou conseguir acabar a natação" a "vou fazer o resto a costas para conseguir respirar melhor". 

Como comecei a nadar mais rápido do que o pretendido, dei por mim no meio de mais atletas. É expectável que isso aconteça numa prova com mais de 200 inscritos, mas foi uma novidade para mim. Levei com toques nos pés e pernas e bati nos pés e pernas de quem ia à minha frente, mas felizmente sem grandes pancadas. Também passei parte do percurso da natação a engolir água salgadinha... que bom :)

Com tudo isto fui nadando até à primeira bóia, sem no entanto conseguir evitar ter de corrigir várias vezes a trajectória. A corrente estava realmente a puxar um pouco para a esquerda.

Da primeira até à segunda bóia não houve nada de especial, tirando uma situação engraçada com outro atleta em que parecia estarmos a fazer natação sincronizada. Eu normalmente respiro para a direita, e esse atleta ia do meu lado direito, mas a respirar para a esquerda. Resultado: como íamos ao mesmo ritmo, a cada braçada acabávamos os dois a olhar um para o outro. 

Chegado à segunda bóia, faltava só o regresso a terra e um pouco mais de luta contra a corrente. Mais uma vez estava a ser puxado para a esquerda, o que me ia fazer sair demasiado para o lado. 

8 minutos e 29 segundos depois de ter começado a natação estava de regresso à areia para começar a Transição 1.

Transição 1: Natação - Ciclismo (Tempo: 3m 47s) 
Saí da água completamente ofegante e cansado, como aliás é fácil perceber nas fotos que a Rita gentilmente tirou (Obrigado amor, apanhaste-me com óptimo ar!).


Ao inicio ainda tentei correr pela areia mas rapidamente parei com essa parvoíce e fui a andar, até porque da areia até ao parque de transição era sempre a subir. A meio da subida estavam os bombeiros com mangueiras a molhar os atletas, especialmente os pés o que foi excelente para tirar parte da areia. 

Ao entrar no parque de transição tirei rapidamente a camisola, touca e óculos e atirei-os para dentro do cesto. De seguida, foi pegar no dorsal, capacete e óculos já preparados de modo a ser um processo rápido. Comecei a calçar as meias (há quem faça sem meias, eu optei por não experimentar) e apesar dos pés molhados safei-me bastante bem. Também optei por calçar logo os sapatos de ciclismo e ir logo a correr com eles até à linha onde podia montar a bicicleta.

Quando já estava pronto para sair e a pegar na bicicleta, vi o Pires a chegar. Neste momento ainda tinha a esperança de conseguir acabar à frente dele.

Segmento 2 - Ciclismo (Tempo: 18m 3s)
Queria fazer um segmento de ciclismo rápido a uma média de cerca de 30 Km/h e por isso arranquei logo forte de inicio. Comecei por ultrapassar uma série de malta, mas fui sempre sozinho até ao ponto do retorno. Ou eu ia mais rápido do que os atletas por quem passava, ou os que passavam por mim iam muito mais rápido e não conseguia seguir na roda.

No retorno consegui encostar a um outro atleta com o qual segui até ao final. Não chegámos a falar mas entendemos-nos bem - ora puxava eu, ora puxava ele. Foi também depois do retorno que o Pires me apanhou.

Nesta altura éramos um grupo de 4, mas já nos últimos 2 Km não consegui aguentar o andamento do Pires e fiquei para trás. Comecei também a tentar poupar-me para não começar a corrida com as pulsações a mil.

Quase a chegar à entrada para o Parque de Transição optei por jogar pelo seguro e não me descalçar em cima da bicicleta.

Transição 2: Ciclismo - Corrida (Tempo: ???)
Ao entrar para o parque de transição esqueci-me de mudar a actividade no relógio e por isso o registo ficou meio marado. Por isso não sei ao certo quando tempo demorei mas certamente que foi mais rápido do que a primeira.

Esta transição foi bem mais fácil do que a anterior. Foi só chegar ao sitio onde devia guardar a bicicleta, "atira-la" para o ferro e muito rapidamente descalçar uns sapatos de ciclismo e calçar os ténis que já estavam com os atacadores apertados. 

Consegui fazer um transição rápida e sair apenas uns 20 metros atrás do Pires.

Segmento 3 - Corrida (Tempo: 13m 52s)
Teoricamente este seria o segmento onde eu estaria mais à vontade, mas na prática não foi bem assim.

Comecei já bastante cansado e a pensar como é que ia chegar ao fim dos dois quilómetros e meio sem ter de caminhar... Sim só 2,5 Km e eu a pensar em caminhar. 

Olhando para os números o ritmo até nem foi mau de todo (05:38 min/km) mas a sensação era a de ir no limite. E foi assim até ao ponto do retorno aos 1,25 Km.

Já só faltavam mais 1,25 Km para acabar o meu primeiro triatlo e segundo as contas conseguiria acabar abaixo dos 45 minutos. A somar a estas boas noticias comecei a sentir-me melhor e consegui aumentar o ritmo (05:10 min/km).

Fui ultrapassado por alguns atletas nesta fase e julgo que não consegui passar ninguém, nem sequer seguir no ritmo dos que passavam. Nos últimos 500 metros consegui aumentar ainda mais um pouco o ritmo (04:50 min/km), mas mesmo assim não evitei ser passado mais uma vez. Ainda tentei acompanhar mas já não dava mais.

Acabei por cortar a meta com um tempo final de 44 minutos e 24 segundos e bastante feliz por ter concretizado um sonho bastante antigo (ainda não corria e já tinha o desejo parvo de um dia fazer um triatlo).

É uma experiência do caraças. Não foi fácil - não no sentido muscular mas mais na componente cardio. Presumo que numa prova maior não seja assim, mas a sensação que me ficou desta prova é a de que fui sempre no limite e com muitos poucos momentos de descanso. 


Como resultado final deste triatlo fica a vontade de fazer um próximo e de aumentar as distâncias. 

Para quem está na duvida sobre se consegue ou não fazer um triatlo (super-sprint), eu diria para experimentarem. As distâncias são bastante acessíveis e a dificuldade normalmente está na natação, pelo menos para mim foi assim. Com alguns treinos na piscina e um ou dois no mar conseguem resolver isso.

A logistica apesar de ser mais complexa também tem a sua piada mas pode ser simplificada. Por exemplo, podem fazer o ciclismo com uma bicicleta de btt, como muita gente o faz, ou nadar com um simples fato de banho (podem é passar mais frio).

Arrisquem, vale muito a pena.

PS: quando tiver as classificações e fotos da prova actualizo o post.

Classificações:



A Minha Prova:

Natação:


Ciclismo:


Corrida:

14 comentários:

  1. Parabéns pelo teu primeiro triatlo!!

    Pelas conversas que vou tendo também me parece que a natação é normalmente a grande dificuldade. De todas as modalidades acho que é aquela onde a técnica tem o maior impacto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana,

      Realmente a natação foi a que mais dificuldades me causou, mas talvez seja por não ser o meu desporto principal, acredito que tem tenha base de natação esteja mais à vontade.

      Eliminar
  2. MUITOS PARABÉNS TRIATLETA!

    Grande prova, grande experiência e excelente relato!!!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João. Está a ser um bom ano, Maratona em Abril, triatlo em Junho :)

      Grande Abraço

      Eliminar
  3. Parabéns, João!
    "Onde e quando é o próximo triatlo para me inscrever?" -> é sinal que foi uma óptima estreia. ;)
    Beijinhos e boa recuperação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute,

      Foi mesmo, fiquei cheio de vontade de repetir e de aumentar a distância. Mas para isso já preciso de mais treino, especialmente de natação.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns João!
    Venha o próximo... ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís,

      Já estou com ideias (parvas) para o próximo. Vou deixar passar uns dias para não me precipitar em nada.

      Abraço

      Eliminar
  5. parabens João, mais um objectivo cumprido!

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns Triatleta!!! Que venha o próximo :)
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Cravo! Já és triatleta!
    Espectacular! Pelo teu relato deu mesmo a sensação que foste sempre a ritmo alucinante.
    Força para os próximos ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Excelente! Parabéns! Eu conheço quem faz triatlo e percebo o quão duro poderá ser. Gostava de um dia experimentar, mas só de pensar o treino que exige... fica para uma próxima vida :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Bolas!! Muito bem!! Os 4aokm já têm triatleta!!
    Muit'á frente, sim senhora!!

    Parabéns João!

    ResponderEliminar