36ª Corrida das Fogueiras

No sábado passado foi dia de voltar a uma prova clássica das Corridas, falo claro da Corrida das Fogueiras em Peniche. Depois de ter falhado a participação na prova do ano passado, este ano tinha mesmo de lá voltar. Como de costume nesta prova fui com os meus pais, a Rita e a mãe dela.


Quando saímos de Lisboa por volta das 17:00 e com cerca de 37º de temperatura não podia sequer imaginar que quando chegasse a Peniche uma hora e meia depois estivessem apenas uns 20º. Fui logo ter com o João Lima que já tinha levantado os dorsais e fomos de seguida procurar um sítio para jantar.



Estas provas são boas para ajudar o comércio local, e este ano para além do jantar também contribuímos ao comprar uns casacos para que a minha claque não ficasse cheia de frio enquanto esperava por mim.



Nas minhas duas anteriores participações optei por não jantar comendo apenas algo mais leve, mas este ano mudei um pouco as coisas. Estava ainda com as pernas doridas do treino Escadinhas e Subidinhas da passada quinta feira, e para além disso por motivos profissionais acordei algumas vezes durante a noite. Ou seja não tinha grandes expectativas para esta prova, por isso pensei que se já não estava em condições ideais para correr, não ia também ficar sem jantar. Não fui totalmente inconsciente e optei por comer peixe grelhado, para não ter uma digestão muito complicada.



Com uma dourada no estômago deixei a minha claque a acabar de jantar e fui para o local da partida (este ano mudaram para junto dos Bombeiros). Encontrei novamente o João e fiz o aquecimento com ele. Logo aqui vi que tinha sido má ideia jantar. Não estava mal disposto mas estava a sentir o estômago demasiado esquisito.



Aquecimento feito e fomos para a nossa zona de partida (mais uma novidade deste ano, partida por zonas de tempo). Encontrámos os amigos Sandra e Nuno e começámos a prova a correr todos juntos. De inicio ainda tentei seguir ao ritmo do João, mas ele estava muito rápido e acabei por ir ficando para trás.



Passei os primeiros quilómetros da prova à luta com o meu estômago, não ia confortável e a minha ideia era tentar minimizar o desconforto e aguentar-me até ao final da prova. Depois da voltinha inicial por uma zona mais deserta de Peniche, ao quilómetro 4 voltamos para o interior e numa viragem à direita levamos com o primeiro banho de multidão (que se mantém sempre até ao final). Era nesta zona que estava a minha claque e foi bom passar por eles para dar um ânimo extra para o resto da prova. 



Apesar de o estômago não estar a melhorar, conseguia manter o ritmo na ordem dos 05:30 min/km. Para isso muito ajudou a presença de tanta gente na rua enquanto atravessámos Peniche até chegar ao inicio da Marginal. 



Tinha ideia que a fase inicial da Marginal era a subir, mas a verdade é que praticamente nem dei pela subia. Aliás nem aqui nem na parte final da prova em que temos algum sobe e desce. Atribuo isso à minha presença no treino do João Campos - Escadinhas e Subidinhas.



Foi durante esta subida que a minha prova começou a mudar. O estômago continuava a incomodar-me mas, talvez por ter encontrado o amigo Rui Gameiro e ter ido um pouco à conversa com ele acabei por distrair-me desse problema. O Rui acabou por seguir e eu comecei consistentemente a aumentar o meu ritmo quilómetro após quilómetro. 



Durante o resto da marginal fui aumentando o ritmo e passei a sentir que afinal era capaz de fazer uma boa prova, mas sem me preocupar com tempos finais. Ao chegar à zona do Farol do Cabo Carvoeiro, sabia que vinha uma zona de sobe e desce, mas nesta altura já estava imparável. Estava a passar imensa gente e dei por mim a ir abaixo dos 5 min/km. Faltavam cerca de quatro quilómetros para o final da prova e aqui sim comecei a fazer contas. 



Tinha visto antes da prova que a média do meu Record aos 15 Km estava nos 5:23 min/km. Pensei que dado o inicio da prova ter sido mais complicado seria complicado recuperar o tempo perdido, mas a verdade é que com o passar dos quilómetros comecei a acreditar que ia ser possível, e lembrando-me de algumas palavras de incentivo da Rita fui sempre a forçar até ao final da prova. Se não chegasse ao record não ia ser por não ter dado tudo. 


Nos últimos dois quilómetros o percurso estava um pouco diferente, o que fez com que apanhássemos mais uma ligeira subida. Na altura desmotivei um bocado, é que para além da subida a zona estava também um pouco mais deserta. No último quilómetro estava novamente no percurso habitual e na zona onde se concentram a maior parte das pessoas. Estava uma enorme festa e passei pela minha claque a "voar" enquanto gritava "Record, Record" :)


Acabei a prova em sprint para um fantástico tempo de 1 hora 20 minutos e 58 segundos, ou seja menos 2 minutos e 38 segundos que o meu anterior record (obtido já este ano na corrida do 1º de Maio).



Reparei que o João Lima tinha chegado cerca de 20 segundos à minha frente e fui ter com ele. Também tinha feito uma excelente prova e ficado a apenas 10 segundos do seu record. 



Terminei a prova extremamente satisfeito, depois de um inicio complicado consegui fazer o resto da prova sempre em crescendo e terminar com um tempo que para mim foi excelente. Foi bastante satisfeito que fui ter com os meus pais, a Rita e a mãe dela para voltarmos para Lisboa. 



Não falei muito do público de Peniche ao longo do percurso, porque simplesmente não sei como o descrever. Esta prova tem de ser vivida, não há descrição que lhe faça jus. Só participei três vezes mas é das provas que mais gosto de fazer, é mágico correr à noite naquela marginal só iluminada pelas fogueiras. É uma emoção enorme passar por zonas em que está toda a gente na rua a gritar e aplaudir os atletas, desde adultos a crianças sempre de mão esticada à espera de um high5.



Peniche é uma prova obrigatória para quem anda neste mundo ou para quem acompanha. Tanto a participar como a ver é um ambiente único e que vale a pena viver pelo menos uma vez.



Obrigado Peniche e até para o ano.


Classificações:


Fotos:


A minha prova:

7 comentários:

  1. Grande prova, parabéns pelo RP. Ando com esta prova debaixo de olho à anos e ainda não foi desta... vamos lá ver se é para 2016.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos,

      Tens de fazer esta prova, a par da São Silvestre da Amadora é das provas que mais me impressionou a nível de apoio popular. É uma festa incrível.

      Abraço

      Eliminar
    2. Carlos, tens MESMO de fazer esta prova, é realmente fantástica!

      Abraço

      Eliminar
  2. ahahah essa de ires a gritar RECORD RECORD deve ter sido muito boa. Parabéns João!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns João pela prova extraordinária!!!

    Não nos podemos esquecer que a 30 de Abril o teu record estava em cerca de 7 minutos mais. Estás num momento imparável.
    Continua a dar-lhe bem! :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ou seja, foi da dourada ao jantar!

    Parabéns pela prova, sempre em crescendo.

    "Record, Record", muito bom, até épico.

    Pode ser que para o ano os astros se alinhem e consiga ir, definitivamente parece ser mesmo das indispensáveis.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns João! Esta é uma corrida que gosto particularmente!

    Abraço

    ResponderEliminar