2.ª Corrida Juntos Contra a Fome

Como tinha dito num post anterior, o meu objectivo até ao final do ano é baixar o meu record pessoal aos 10 Km (53:05). Para alcançar esse objectivo tenho várias provas de 10 Km marcadas até ao final do ano e no passado sábado foi a primeira dessas provas: a Corrida Juntos contra a Fome.

Durante a manhã de sábado lembro-me de a dada altura pensar "Estou com um bom feeling para hoje". Não sei porquê mas foi o que senti na altura.

O resto do dia passou-se normalmente e perto da hora da prova fui com a Rita e uma amiga (que iam fazer os 5 Km da caminhada) para a Praça do Comércio. 

Assim que cheguei lá encontrei-me com o João Lima e depois de uma foto com alguns amigos fomos fazer um curto aquecimento-




Visto esta ser a primeira de uma série de provas de 10 Km, não ia com o objectivo de baixar já o tempo, o que aliás comentei com o João enquanto subíamos para o Marquês do Pombal. Na sequência da conversa ele pergunta "Então e porque não hoje?". Era realmente uma boa pergunta, à qual lhe respondi "Seria uma boa surpresa, mas realmente porque não hoje<'".

Imediatamente, e aproveitando o embalo da descida o João começou a puxar e eu segui atrás dele. Na passagem pelos Restauradores aproveitei o embalo ganho na descida e com os incentivos do João acabei por prosseguir sozinho.

Estava realmente a sentir-me bem, principalmente tendo em conta o ritmo a que ia, que era bem mais rápido do que costumo fazer.



Com o passar dos quilómetros estava a conseguir manter-me a uma média de cerca de 05:10 min/Km, mas o meu medo era, como sempre, estoirar e arrastar-me até ao final. 

Perto dos 7 Km na Av. 24 de Julho estava a viragem e aqui com apenas 3 Km pela frente comecei a acreditar que o meu record iria cair já nesse dia. 

Na viragem também pude ver que o João vinha pouco atrás de mim a incentivar-me com gritos de "ACREDITA, ACREDITA". Eu comecei realmente a acreditar. Sentia-me forte, e ao ver que não estava a quebrar e continuava constantemente a ultrapassar outros atletas deu-me ainda mais força para esticar mais um bocadinho.

A cada quilómetro que faltava para a meta conseguia fazer um ritmo mais alto e a dada altura devo ter começado a alucinar porque comecei a pensar em sub-50.

Mas não, ainda não foi nesta prova que essa "barreira" caiu. Passei aos 10 Km de relógio com um tempo de 51:11 e cortei a meta aos 10,16 Km no relógio tirando mais de 1 minuto ao meu anterior RP. 

Cortei a meta com 51:48. Como disse no início, foi uma enorme surpresa ter batido o record já nesta prova e por mais de 1 minuto!

Depois de apenas 30 Km em Outubro re-comecei a treinar de forma mais consistente em Novembro, mas sem incluir ainda muitos treinos de velocidade. Tenho treinado com uns colegas bem mais rápidos à hora de almoço, o que de certeza que ajudou, mas acho que o principal são os 2 Kg que já perdi desde que fui a uma consulta de nutrição com a Filipa Vicente.




Depois de um tempo destes o objectivo só pode ser um: Sub-50. Sei que tirar novamente mais 1 minuto e pouco ao meu tempo ainda é um bom bocado mas começo a acreditar que o consigo fazer estando a apontar para tal no GP de Natal dia 13 de Dezembro.

Antes disso, e dado que estou a escrever este texto hoje, ainda fiz os 10 Km dos Descobrimentos esta manhã. A ideia para esta prova era fazer um primeiro teste para ver como aguento os ritmos necessários para os 49:59 ou seja manter uma média abaixo dos 5min/km.

Mas o relato dessa prova virá mais tarde :)

A Minha Corrida:

1 comentário:

  1. Grande João! Estás num rico momento de forma a que os quilos perdidos dão uma óptima ajuda.
    Força! Com o teu querer, mais quilos perdidos e com a tua jovem idade, podes chegar a tempos que há pouco tempo seriam impensáveis para ti.
    Acredita! :)

    Um abraço e parabéns!

    ResponderEliminar