Planos para 2016

13:14 3 Comments

2015 foi um grande ano, tal como já tive oportunidade de relatar aqui. Dos vários pontos altos do ano, houve um que me fez repensar o que tinha planeado inicialmente para 2016 - o Triatlo de Oeiras.

Inicialmente tinha pensado fazer mais uma maratona em 2016 e participar em provas de Trail um pouco mais longas, mas como gostei tanto de fazer o triatlo fiquei com vontade de fazer mais provas dessa modalidade.


Não é tão fácil (nem tão barato) como fazer provas de corrida. Primeiro, porque não há cerca de cinquenta provas no mesmo local todos os fins de semana e segundo, porque muitos dos triatlos que existem são organizados fora de Lisboa. Apesar disso consegui encontrar sete provas a distâncias aceitáveis que planeio fazer.

16 Abril - Triatlo de Amora
07 Maio - Triatlo de Lisboa
10 Junho - Triatlo de Peniche
19 Junho - Triatlo de Oeiras
02 Julho - Triatlo de Abrantes
24 Julho - Triatlo de Setúbal
25 Setembro - Triatlo de Cascais

A decisão de fazer mais provas de triatlo começou logo a seguir ao de Oeiras. Nos dias seguintes, o João Pires desafiou-me para fazermos o Triatlo de Lisboa (versão Olympic Plus) e talvez ainda com o efeito das endorfinas da prova que tinha concluido, não foi preciso pensar muito antes de avançar para a inscrição.


Se tudo correr conforme o planeado será o meu terceiro triatlo dado, que cerca de um mês antes estou a prever participar no da Amora. Apesar de ser uma prova versão Super-Sprint vai servir para ganhar mais experiência e testar algum material para Lisboa.

O triatlo de Lisboa não é uma verdadeira distância olímpica, mas vai andar lá próximo:
  • Natação: 950 metros
  • Ciclismo: 45 Km 
  • Corrida: 10,5 Km

Tenho alguma pena de não ser um verdadeiro Olímpico, mas de certeza que os 950 metros de natação já vão dar muita luta, não descurando também os segmentos seguintes.

A inscrição para o Triatlo de Lisboa está feita desde Julho. Agora com a entrada em 2016 e a data desta e de outras provas a aproximar-se, está na altura de começar com os treinos mais a sério.

Para a natação, vou continuar com os treinos na piscina e tratar de comprar um wetsuit. Com o aumento da distância e a minha vontade de fazer mais triatlos (e mais longos) já começa a justificar-se este investimento.

Para o ciclismo vou ter de treinar mais do que para o de Oeiras. Não tenho duvidas que em circunstâncias normais consigo fazer 45 Km a pedalar, mas prefiro fazê-los a bom ritmo do que a ritmo de passeio. O problema com os treinos desta modalidade é a falta de tempo / oportunidade para os fazer. Durante a semana a hipótese seria treinar ao final do dia, mas nesta altura do ano ao final da tarde já é de noite e não me sinto muito confortável nem seguro para andar a pedalar a essa hora. Sobra o fim de semana, ou seja um treino de ciclismo por semana. Não é o ideal mas à falta de alternativas é o que vai acontecer

Para a corrida vou continuar com o que faço hoje em dia, dois a três treinos por semana, e tentar que um deles seja um treino mais especifico: séries, rampas ou algo semelhante.

O triatlo não são só três desportos diferentes, há também as transições entre cada segmento e por isso queria treinar essa parte para conseguir estar um pouco mais à vontade quando chegar a altura da prova.

A juntar a estes treinos todos, entra também o já conhecido reforço muscular e a perda de peso. Pelo menos desta vez a perda de peso está a acontecer, só falta agora conseguir fazer regularmente treinos de reforço muscular em casa.

É verdade que este post foi muito virado para o triatlo, apesar de não ter nenhum objectivo especifico de tempos para estas provas. Sendo esta a primeira época neste desporto quero só fazer várias provas e ganhar experiência.

A corrida não ficará esquecida e tenho alguns objectivos que gostava de concretizar este ano:
  • Baixar o meu RP aos 10 Km (00:49:21)
  • Manter-me na ordem dos 50 minutos em provas de 10 Km
  • Baixar das 2h à Meia Maratona (02:08:52)

Estes são os principais objectivos. Claro que há uma série de outras provas que gostaria de fazer, inclusive voltar a repetir a Maratona, mas muito provavelmente não será em 2016.

3 comentários:

  1. Temos triatleta! :)

    Muita força para conquistares tudo o que desejas!

    Quanto ao objectivo de baixares das 2 horas numa Meia, não duvido que o consigas. Já andas nos 49 minutos aos 10, marca que nunca alcancei mas mesmo assim já fiz 1.56 em Meia. Ora, fazendo as contas, fácil é de perceber que tens tudo para chegares lá e por boa margem!

    Quanto ao triatlo, há uma coisa que sempre me intrigou. Como treinar correctamente? Já é tão difícil conseguir-se um bom treino para uma só modalidade, quanto mais para três! :)

    Força!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Gostava de fazer essas provas ao longo do ano, vamos a ver se dá para ir a todas.

    Pela matemática sim, as 2 horas na meia são relativamente fáceis, é preciso é treinar para elas. A tentar esse tempo será mais lá para o final do ano.

    Quanto aos treinos do triatlo é uma excelente questão, ainda estou a tentar perceber como encaixar os vários tipos de treinos na semana, e eu estou a fazer distâncias curtas. Custa-me a imaginar como será treinar para um IronMan ou mesmo para um Half-IronMan.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Um excelente ano para ti!
    (O Triatlo para mim sempre encalhou no meu estilo de natação "canino"!)
    Um abraço.

    ResponderEliminar