59º GP de Natal

No mês do Natal, não podia faltar a visita a uma das provas mais antigas de Portugal. O Grande Prémio de Natal já vai na sua 59ª edição, tendo eu participado nele pela quarta vez. Em quatro participações já tive direito a três percursos diferentes. Desta vez foi Benfica - Lisboa num percurso quase igual ao da Corrida da Liberdade.

De manhã cedo encontrei-me com o João Lima no metro e fomos logo para Benfica, onde a prova ia começar. O plano era fazer um bom aquecimento e conseguir um bom local na partida, para começar logo de início a atacar os 50 minutos.


Com tanta gente a participar na prova, não conseguimos fazer o aquecimento exactamente como queríamos. Estávamos com receio de ficar já muito para trás e comprometer o ritmo inicial da prova. Acabámos por ir para o local da partida cerca de 15 a 20 minutos antes. Ainda assim ainda demorámos um minuto a começar a correr.

Tenho treinado mais nos últimos tempos, inclusive alguns treinos de séries, mas a minha ideia para esta prova era, enquanto conseguisse, ajudar o João a chegar ao seu objectivo. Quando sentisse que não ia dar mais, faria a gestão necessária para terminar em condições.

Assim que começámos a correr tentei meter um ritmo que permitisse aquecer melhor o corpo e não perder tempo importante na primeira subida. Esse primeiro quilómetro foi feito a uma média de 05:30 min/km. 30 segundos de atraso para o objectivo, mas nada de preocupante, ainda era muito cedo.

A partir daí, e com o motor já quente, foi tentar começar a ganhar tempo para compensar os 30 segundos iniciais e ter uma margem para compensar eventuais quebras nos túneis. 

Íamos bem e os quilómetros seguintes já foram bastante rápidos, 4:58, 4:49, 4:42 e 4:51. Foi com estes tempos que chegámos a metade da prova já com 9 segundos de margem. Tempo aos 5 Km: 24:51.

Entre o quinto e o sexto quilómetros, comecei a sentir que não conseguia manter o ritmo tão vivo e disse ao João para seguir. Ele ia bem e tive a certeza que hoje seria finalmente o dia dele.

A minha ajuda ao João estava terminada e tinha agora de encontrar um ritmo que me permitisse chegar ao final com um tempo decente. Pensei que fosse quebrar para próximo dos 5:30 min/km e terminar com uns 51 ou 52 minutos.

Foi só quando saí do último túnel, ao sétimo quilómetro, que percebi que afinal não tinha perdido assim tanto tempo e que ainda era capaz de chegar aos 50 minutos. Tinha de recuperar o fôlego até ao Saldanha e aproveitar os dois quilómetros a descer até à meta.

Foi o que fiz! Percebi que conseguia manter um ritmo entre os 4:40 e os 4:20 e que se tudo corresse bem ia consegui fazer novamente abaixo dos 50 minutos. O que eu não estava mesmo a prever, até chegar a uns meros 300 metros da meta, era a possibilidade de bater o meu record pessoal!

Quando me apercebi que era possível fui buscar uma força extra e acelerei o mais que pude. 
Quando cortei a meta o relógio da prova já marcava 50 minutos, mas o tempo de chip foram uns fantástico 49:20. Consegui tirar 1 segundo ao meu Record Pessoal!!!

Foi uma agradável surpresa. Fazer novamente sub-50 era um objectivo que tinha para estas provas do final do ano, mas estava a contar mais que acontecesse na São Silvestre de Lisboa.

O percurso da prova ajuda a fazer bons tempos e o facto de ter começado a puxar logo desde o início foi fundamental para este resultado. Se tivesse feito a prova sozinho em vez de ir com o João garantidamente não ia fazer este tempo. 

Para a semana é a São Silvestre de Stª Maria Maior e não deve dar para fazer grandes tempos, tanto pelo percurso da prova, como pela incerteza em relação à distância da mesma. No final do ano na São Silvestre de Lisboa é para atacar novamente o minuto 49.

Não posso terminar sem deixar um grande abraço de parabéns ao João Lima. Com a forma com que ele está e a confiança que tinha nos últimos dias a primeira coisa que lhe disse quando o vi de manhã no metro foi "É hoje!!". Certeza essa mais que confirmada quando tive de o deixar seguir a meio da prova por não aguentar ir tão rápido. Muitos parabéns João Lima!

A Minha Prova

O meu histórico no GP de Natal

É necessário fazer a ressalva que em 2011 e 2012 a prova teve entre 8 a 9 Km's.


10 comentários:

  1. Muitos parabéns Cravo!
    Que grande tempo fizeste! E novo recorde! Espectacular!
    Vi na televisão o João a chegar à meta e pouco tempo depois tu, percebi logo que também tinhas conseguido baixar dos 50 min :)
    Foi muito bom ver as nossas amarelinhas na televisão :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Isa,

      É verdade que foi apenas um segundo mas é um novo record. Para a próxima tentativa já é um segundo mais rápido que vou ter de correr.

      Eu acho que o João Lima avisou previamente a TVI que ia fazer sub-50, para eles estarem atentos à chegada dele.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pelo teu record, João, ainda por cima algo que não estava nos planos.
    E muito, muito obrigado por toda a ajuda que foi fundamental para o que consegui!!!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, mas se não tivesse ido com a ideia de te ajudar no inicio não tinha feito aquele tempo. Ao tentar ajudar-te acabei por ajudar também o meu tempo final, sem ser esse o principal objectivo :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Muitos parabéns João. Ás vezes é assim, quando menos se espera .. e sabe muito bem ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Carlos, se for 1 segundo a menos em todas as provas já fico satisfeito. É sinal que estou pelo menos a manter a forma

      Abraço

      Eliminar
  4. Parabéns pelo tempo e pelo record! Um segundo é um segundo!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno.

      O ano passado fiquei a 9 segundos de fazer sub-50, este ano por 1 segundo bati o record. Se continuar assim tenho de arranjar um relógio com uma precisão ao milésimo de segundo :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigado Pai :)

      Felizmente correu tudo bem e com um grande resultado final.

      Eliminar