78ª Estafeta Cascais-Lisboa
No passado domingo participei na minha primeira prova de estafetas e foi na 78ª Edição da prova Cascais - Lisboa.
Depois de há uns anos atrás ter feito a prova completa com os seus 20 Km, este ano decidimos fazer uma equipa dos 4 ao Km para enfrentar os quatro percursos de 5 Km. Por coincidência ficámos com o dorsal número 4!
Encontrámos-nos todos de manhã em Belém para apanhar o comboio e depois cada um sairia no local onde o seu percurso iria começar. Excepto o João que ia fazer o ultimo percurso e por isso foi logo a pé para ir aquecendo.
Eu ia fazer o terceiro percurso que começava em Stº Amaro de Oeiras e terminava no Alto da Boa Viagem, ou seja começava e acabava a subir. Para alem disso estava um dia bastante quente, mas mesmo assim tinha como objectivo fazer menos de 25 minutos.
Depois de algum tempo de espera passado à conversa com mais 3 colegas que também iam fazer a estafeta estava a aproximar-se a hora. Quando vi finalmente o Orlando a aparecer os nervos aumentaram e fui para o local da passagem do testemunho.
Testemunho entregue e desatei a sprintar feito parvo, os primeiros metros foram feitos a menos de 4:00 min/km até que pensei "o que é que estás a fazer?" Lá me acalmei e voltei para ritmos mais normais para mim
Até metade da prova ainda consegui ir abaixo dos 5min/km, mas depois começou a custar mais. Nesta altura já tinha encostado a outros 2 atletas, que não consegui perceber se eram da estafeta ou não, mas seguiam a um ritmo parecido com o meu. Ajudou bastante para não quebrar muito naquela altura, mas a estava a prever que mais tarde ou mais cedo ia acontecer.
Assim que comecei a subida para o alto da boa viagem o ritmo caiu bastante. Mas nesta altura já quase a terminar só pensava que o João estava à espera e tinha de chegar lá o mais rápido possível.
Cheguei com 24 minutos e 30 segundos e entreguei o elástico que servia de testemunho ao João que arrancou logo para um excelente tempo.
Quanto ao meu tempo, como são poucas as provas de 5 Km que fiz (esta foi a segunda) este tempo equivale ao meu novo record na distância.
Com a minha parte da prova terminada aproveitei para comer uma maçã beber um bocado de água e pus-me novamente a correr a caminho da meta, desta vez muito mais devagar :)
Gostei bastante desta experiência, o ser uma prova mais curta e ter colegas que dependem de nós acaba por criar uma pressão diferente para a prova e obriga a dar mesmo tudo.
É, neste tipo de prova a responsabilidade aumenta bastante e provoca o fazermos tempos melhores do que pensávamos. Estivemos todos os 4 muito bem.
ResponderEliminarUm abraço e... até já :)