34º Triatlo de Peniche

No fim de semana de 10 de Junho será a habitual Romaria a Peniche. Tem sido hábito nos últimos anos ir até lá com a família. Eu para participar numa prova eles para comerem apoiar-me! Este ano o motivo foi novamente o Triatlo de Peniche na distância Sprint.

Vai ser o meu primeiro Triatlo Sprint este ano, mas mesmo sendo uma distância mais curta que Lisboa e Sines não estou com grandes expectativas, principalmente para a natação e a corrida. 

Como tinha dito depois de Sines, mudei quase toda a atenção para o ciclismo e a preparação para subir a Serra da Estrela. Desleixei-me na natação com apenas 2 treinos em 2 semanas e na também na corrida.

Vou partir para esta prova sem ambições de tempos ou ritmos. Estou a prever uma natação e corrida pior, e se o vento ajudar, um ciclismo melhor que o ano passado.. Mas acima de tudo quero divertir-me, e dar o meu melhor seja ele qual for. O ano passado o melhor foi 01:29:54. Este ano veremos o que dá.

PS: Esta introdução, foi escrita uns dias antes da prova.

Dia da Prova
Tal como no ano passado sai de Lisboa em direcção a Peniche com a Rita, os meus pais e o meu irmão ainda antes de almoço. Aproveitei a viagem para ir logo almoçando, com tempo, e não estar a acabar de comer quase em cima da hora da prova.

Já em Peniche e com o carro estacionado fomos procurar um local para o resto da família almoçar, enquanto eu ficava a ver. Desta vez optámos pela "Casa do Pescador" localizado mesmo na Avenida onde o segmento de corrida ia passar. Enquanto a minha claque enfardava sardinhas eu fui ao carro buscar a bicicleta para deixar tudo arrumado no Parque de Transição.

Tentei novamente encontrar um ponto de referência para o sitio onde tinha deixado a bicicleta mas mesmo assim não foi fácil ao sair da natação encontrá-la. É que isto de encontrar um sitio quando só há a minha bicicleta e poucas à volta é diferente de encontrar a bicicleta com o parque cheio!



Se pudesse deixava sempre um balão daqueles das crianças pendurado no sitio onde deixo a bicicleta, ia facilitar imenso!

Segmento 1: Natação (15:12)
A minha previsão de fazer um segmento de natação fraco acabou por se confirmar. A falta de treinos não ajudou, e principalmente a confusão até à primeira bóia.

Nesta primeira parte do percurso nunca consegui nadar à vontade e a um ritmo certo. Estava constantemente a ser "interrompido" por outros atletas que estavam à frente ou que vinham dos lados.

Entre a primeira e a segunda bóia já consegui nadar mais à vontade e sem interrupções, assim como na parte final já de regresso ao Parque de Transição.

Para alem da confusão de braços e pernas tive outro problema na natação que durou praticamente todo o segmento: nunca conseguia ver onde estava a bóia. Por mais que levantasse a cabeça não a conseguia ver por isso limitei-me a seguir quem ia à minha frente.

Foto Triatl3ta

Tal como tinha previsto acabei por fazer uma natação mais lenta que o ano passado. Mas para alem do tempo a mais que demorei a sensação durante a primeira parte deste segmento não foi a melhor. A maior parte do segmento não fui a sentir-me confortável! Fiquei a pensar em como será em nadar em Oeiras com muito mais gente.

Transição 1: 02:12
Saí bem da natação, mas tive alguns problemas para encontrar a bicicleta. Como disse no inicio, encontrar a bicicleta com o parque vazio é bem diferente de a encontrar com o parque cheio.

Tinha fixado uma placa da equipa de"Manique" perto do sitio da minha bicicleta. Mas depois de sair da água e ir caminhando / correndo pelo Parque sem ver a tal placa comecei a ficar desorientado.


Já ao pé da bicicleta tirei o wetsuit, calcei-me sem problemas e toca a sair dali para o ciclismo. Já ia também preocupado com o como é que ia encontrar o meu lugar para deixar a bicicleta no final do ciclismo!

Segmento 2: Ciclismo (41:53)
Fabuloso! Para vingar o ciclismo do Triatlo de Sines aqui fiz uma prova fantástica. Para isso ajudou o estar menos vento, o ter conseguido ir em grupos muito mais tempo que o costume, e quero acreditar que também os treinos que tenho feito.

Deixei logo a bicicleta numa mudança levezinha para não ter problemas ao sair do Parque de Transição. É que logo à saída apanhávamos uma subida algo inclinada e em empedrado.

No final da subida entrei no circuito que teria de fazer por três vezes e reparei que felizmente estava menos vento do que previa! Ia ser menos uma dificuldade.

Ao contrário do ano passado desta vez conseguia seguir na roda de outros atletas. Não fui sempre no mesmo grupo, mas mesmo quando perdia o contacto conseguia juntar-me a outros grupos que vinham de trás.


Houve alguns momentos em que tive de seguir sozinho mas mesmo nesses senti-me melhor e com menos dificuldade do que tinha sucedido no ano anterior.

Conseguia não perder muito tempo nas subidas e manter o ritmo alto no plano e nas descidas. Isto possibilitou-me acabar o segmento com uma excelente média de 31,3 Km/h.

Transição 2: 01:04
Os receios que tinha de não encontrar o lugar não se concretizaram. O ponto chave foi ver os meus ténis azuis em cima do wetsuit e perceber que era ali que tinha de "estacionar"!

Ténis rapidamente trocados e em pouco mais de um minuto estava a sair do parque.

Segmento 3: Corrida (25:25) 
Estava com medo da corrida, não por achar que tinha-me esforçado em demasia no ciclismo, mas porque não tenho feito grandes treinos desta modalidade.

Como de costume comecei a correr mais rápido do que devia, mas desta vez não liguei muito e deixei-me ir assim. Enquanto desse para manter o ritmo dava, quando não conseguisse mais corria o que fosse possível.

Esta técnica acabou por não resultar nada mal. Comecei com um primeiro quilómetro bastante rápido a 05:00 min/km, mas consegui ir-me aguentando e manter o embalo para os seguintes. Segundo quilómetro feito a 05:07 min/km e estava a chegar ao retorno junto da meta onde a presença da minha claque ajudou a manter o ritmo durante o terceiro quilómetro: 05:09 min/km.


Estava a sentir-me bem mas mesmo assim quebrei um pouco no quarto quilómetro, fazendo-o a 05:19. Entretanto ao entrar no último quilómetro de prova olhei para o tempo total de prova que tinha no relógio e vi que conseguia ficar próximo das 1h 25m.

Foi a motivação que precisava para esta parte final, fui forçando aos pouco o ritmo acabando conseguindo mesmo fazer a Avenida antes da meta a 04:45 min/km.

Cruzei a meta com um tempo final de 1:25:47, cerca de 4 minutos a menos que o ano passado. Fiquei bastante satisfeito com a prova que tinha acabado de fazer.

Foto Triatl3ta
Conclusão:
Esta prova correu bastante melhor do que eu tinha planeado inicialmente. Tinha previsto um desempenho pior na natação e corrida e realmente na natação foi o que aconteceu

O desempenho na natação foi efectivamente pior do que o planeado, mas mais do que a falta de treinos foi a dificuldade em nadar mais à vontade, sem tanta confusão que me fez sentir pior durante este segmento. Nem quero imaginar como será no Triatlo de Oeiras onde certamente estará muito mais gente dentro de água.

O ciclismo deixou-me bastante satisfeito, consegui fazer uma média excelente e seguir mais rodas do que costumo conseguir nestas provas. Os treinos parecem estar a dar resultado.

A corrida, que estava a prever ter também um desempenho pior acabou por ser praticamente igual ao ano passado. A nível de sensações também foi bastante melhor que em Sines, mas há que ter em conta que aqui fiz metade da natação e do ciclismo antes de começar a correr.

Em relação à prova em si nada a assinalar. Entre Corrida das Fogueiras e o Triatlo de Peniche não tenho nada a apontar às provas feitas naquele local. Sempre muita gente na rua a apoiar e um excelente ambiente são óptimos cartões de visita para Peniche.


Agora as atenções voltam-se todas para o Ciclismo e a mítica subida à Serra da Estrela já no dia 9 de Julho. Uma semana depois volto a Oeiras para o que talvez seja o último triatlo de 2017.

A minha prova:


O meu histórico no Triatlo de Peniche:

1 comentário:

  1. Muitos parabéns, 4 minutos é muito! :)

    O povo de Peniche é um espectáculo!!!

    Muita força para domingo!!!!!!!!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar