Sevilha - Falta 1 mês!

É verdade que desde a última actualização sobre o problema no joelho este blog a modos que morreu. Digamos que foi proporcional aos treinos que fiz durante cerca de 1 mês.

Entre ir ao médico, fazer ressonância e obter resultados estive parado 3 semanas e meia e comecei a ver a Maratona a ficar muito complicada. Mas felizmente tudo se resolveu! Não tinha nada de grave, e o que tinha, deverá ter sido causado pelo rápido e elevado aumento da carga nos treinos.

Com a paragem que tive deixei se seguir o plano de treinos, continuo a fazer os longos ao fim de semana, e durante a semana substitui um ou dois treinos de corrida por treinos de bicicleta dentro de casa.

Isto para dizer que em Janeiro voltei a correr. E o que é que se faz depois de uma paragem de 3 semanas e meia? Voltar logo com um treino de 23 Kms…

Treino 27
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
23.01
02:32:06
06:37
48
155

Se calhar foi parvo mandar-me para um treino de 23 Km's tendo em conta o tempo de paragem que tive, mas a Maratona está cada vez mais próxima e os meus longos tinham-se ficado pelos 22, claramente insuficiente. Como ia almoçar a Sintra, a ideia era ir correndo pela Marginal fora nessa direcção e quando não conseguisse correr mais ia a caminhar. 

Claro que a ideia não era chegar a Sintra. A Rita ia sair de casa umas horas depois e quando passasse por mim apanhava-me.

Consegui correr os 23 Km's, mas quando parei já não dava mesmo mais, até a caminhar custava e passei os dias seguintes com as pernas bastante doridas, mas… tinha voltado a correr!

Treino 28
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
25.25
02:42:41
00:06:26
19
155

No fim de semana seguinte o objectivo era passar a distância do treino anterior. Decidi fazer um percurso que não costumo fazer e que não gosto particularmente, mas era todo plano e não me chateava com carros. 

A ideia era terminar no metro do Cais do Sodré, para tal saí de casa em direcção ao Terreiro do Paço depois na direcção da Torre de Belem e voltar para trás até Staª Apolónia onde voltava novamente para trás.

Não tenho treinado muito à chuva, mas desta vez fui desde o Terreiro do Paço até Belém com a sua companhia. Não sei se foi de ter arrefecido com a chuva, mas comecei a sentir logo a partir dos 10 Kms as pernas a queixarem-se. Era muito cedo para esse tipo de queixas e forcei-me a continuar. Chegado à Torre de Belém voltei para trás e ainda queria ir, mais ou menos até Stª Apolónia.

Ao passar pelo Cais do Sodré levava 20 Km's. Custou-me passar pela "meta" e ter de continuar mas tinha de ser. Mais uma vez ignorei o cansaço e as queixas das pernas e forcei-me a continuar.

Terminei com os 25,5 Km's feitos e satisfeito com o treino que fiz. Não estava tão cansado como na semana anterior. O ter conseguido fazer um percurso que não gosto, sentir as pernas doridas desde cedo e passar pela meta antes de poder terminar foi uma boa "vitória" para a parte psicológica.

Treino 30
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
30.1
03:20:15
06:39
17
152

Calhou que o trigésimo treino do plano fosse também o de 30 Km's, coincidências! Se tinha ficado satisfeito com o treino anterior com este ainda mais fiquei.

Optei pelo mesmo percurso que a semana passada, mas para evitar tentações, fui primeiro na direcção do Parque das Nações e só no final na direcção da Torre de Belém, assim passava pela "meta" no Cais do Sodré aos 15 Km e teoricamente não custaria tanto a continuar.

Desta vez não senti as pernas doridas desde o inicio. Claro que a dada altura o cansaço começou a instalar-se mas fui sempre com a sensação de estar a conseguir gerir bem o esforço e acho que em nenhum momento duvidei que conseguia correr a distância toda que me tinha proposto.

Estava em dia bom, e se de hoje a um mês em Sevilha estiver a sentir-me igual, é bom sinal!



E o que resta durante este último mês de treinos?

Para esta semana, vou fazer um treino mais curto, talvez uns 21 Kms. No fim de semana seguinte a ideia é fazer novamente os 30 Km's, e ultimar o equipamento e nutrição a usar no dia da prova.

Nas últimas semanas em princípio vão ser para duas provas. Primeiro a Meia Maratona de Cascais, e na semana antes de Sevilha, é altura de regressar a casa para o Grande Prémio de Atletismo de Mem Martins.

3 comentários:

  1. Excelentes notícias a aumentarem os níveis de confiança!

    Depois do susto, foi uma óptima resposta tua. Óptima e em força!

    Tudo a correr pelo melhor neste mês que falta para o grande dia!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Bem! Que treinos espetaculares após o susto! Estás de parabéns!

    Boa sorte para este último mês de treinos e provas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa, bons indicadores! Vê se começas a fazer reforço muscular a sério. Resolve-te esses problemas todos! Eu andava sempre com dores e dorzinhas nos joelhos, desde que comecei a dar atenção a isso, há mais de dois anos, que nunca mais deram sinal. Vamos lá ao ultimo mês. Metade a subir metade a descer.

    ResponderEliminar