2º Challenge Lisboa (Half-IronMan)

Desde a altura em que fiz esta prova, já muito tempo passou e sem que lhe fosse dada especial atenção neste cantinho na Internet. A prova, aliás a minha prova em particular, não merecia tal desprezo. Foi o meu primeiro quase Half IronMan, um marco inesquecível mas com um sabor agri-doce.

A ideia para esta prova era aproveitar os treinos feitos para a Maratona de Sevilha e com isso ter logo uma boa base de corrida. O problema foi o do costume, uma das três modalidades fica sempre para trás, e a corrida foi novamente a sacrificada.

Uma boa base de treino em Janeiro e Fevereiro não serve de nada para uma prova feita a meio de Maio, ainda por cima quando é suposto correr 21 Km's depois de pedalar 90. Sem treinos é um convite ao desastre (spoiler alert: foi o que aconteceu)

Os treinos de natação também não foram os melhores. Só uma semana antes da prova é que fiz a distância de 2000 metros seguidos na piscina e apesar de não estar muito preocupado, só depois deste treino é que fiquei quase 100% descansado em relação a este segmento.

O ciclismo acabou por ser o que treinei mais vezes, com a ajuda do Zwift. Mas tendo feito os treinos quase todos dentro de casa, estava na dúvida como é que ia reagir ao segmento de ciclismo.

Entretanto com ou sem treino e com bastantes dúvidas o dia da prova tinha chegado.


Segmento 1: Natação (00:37:10) média de 01:54 min/100m
Lembro-me que antes de começar a minha prova estava mais nervoso do que era costume. É normal , ia enfrentar uma prova bem maior do que estava habituado era a primeira e o treino não tinha sido o ideal.

Não me recordo de grande história no segmento de natação, tentei manter um ritmo certo e seguir sempre atrás de alguém o que nem sempre foi fácil. Tenho ideia de mais ou menos a meio ter "perdido" os pés do atleta da frente e acabar a seguir sozinho.


Tinha estimado entre 38 a 45 minutos para a natação, acabei por fazer um tempo bastante bom e sem sentir que me estivesse já a desgastar demais.

Transição 1: Natação - Ciclismo (06:37)
Esta transição foi um pouco mais demorada que o habitual, estava a usar um novo tri-suit composto por duas peças, e para não molhar a camisola tinha optado por fazer a natação sem ela.

Típica foto com o relógio na boca!
Eu não contava era com a dificuldade que tive em vestir a camisola, justa, enquanto tinha as costas todas molhadas. Estava a ficar toda enrolada atrás, até que tive de pedir ajuda a um voluntário. Optei também por calçar as perneiras de compressão só na transição. Como não tinha treinado fazer natação logo com elas (acho que ficaria estranho ir para a piscina assim) não quis arriscar na prova.

Tirando o percalço com a camisola, o resto correu bem, fui pegar na bicicleta e seguir para o que supostamente seria o segmento mais longo.

Uma curiosidade nesta transição foi ser feita numa tenda aberta para os atletas, voluntários e com visibilidade total para o público. Toda a troca de roupa tinha de ser feita ali. Troca total de roupa era exactamente o que o atleta ao meu lado estava a fazer, tirado o Wetsuit, não tinha mais nada vestido!!

Chego a conclusão que todo o pudor tende a desaparecer neste tipo de provas, e que situações destas são "normais" dentro daquele ambiente. Já em na Maratona de Paris assim que apareceu o primeiro parque no percurso, tanto homens como mulheres foram em direcção às árvores fazer o seu xixi virados fosse para onde fosse.

Segmento 2: Ciclismo (03:05:40) média de 28,3 Km/h
A minha grande preocupação para o ciclismo era não abusar, por muito bem que me sentisse. Ainda ia ter 21 km para correr a seguir e abusar aqui podia correr mal na terceira parte da prova.

Assim que comecei a pedalar vi que me sentia bem e que facilmente seguia a um ritmo acima do que tinha planeado. Mas, se por um lado estava a ir mais rápido sem sentir que me estar a esforçar em demasia, por outro lado ia a pensar que devia abrandar.

Acabei por seguir ao mesmo ritmo, sem forçar muito na subida a meio de cada volta e a distrair-me a ver as máquinas que passavam rapidamente por mim.

No final de cada volta tinha a Rita e o meu pai a gritar por mim, o que dá sempre aquela energia extra.


Já esperava que a terceira volta fosse a mais complicada e assim foi, não em termos de esforço, nessa parte continuava a sentir-me bem, mas a parte psicológica de andar às voltas no mesmo percurso e a começar a ver menos atletas em prova estava a cansar-me.

Ao entrar na última volta recuperei o ânimo, afinal era a última e já "só" faltava a corrida.

Agora ao ver os tempos por volta reparo que a primeira volta foi a mais rápida assim como o tempo só no segmento da subida. Na segunda e terceira volta o tempo piorou, e na última volta voltou a melhorar.

Tinha estimado entre 3h 20m a 3h 40m, o que equivalia a uma média entre 24,5 Km/h e 27 Km/h Acabei com menos 15 minutos do que tinha feito e extremamente satisfeito. Estava a sentir-me muito bem!

Transição 2: Ciclismo - Corrida (03:50)
Cheguei a esta transição talvez com confiança a mais. Sentia-me bem, tinha feito uma natação e ciclismo acima das expectativas e faltava "só" correr uma Meia Maratona.


Depois de trocar de sapatos e falar com a claque que estava mesmo ao pé da minha zona de transição segui para a corrida. Agora é que ia começar a prova!

Segmento 3: Corrida (02:43:43) média de 08:35 min/Km
Como resumir o segmento de corrida desta prova numa só palavra: desastre!

Comecei, vejo agora, demasiado rápido para a distância que tinha pela frente. Os primeiros dois quilómetros foram feitos a 5:42 e 5:59. Não me apercebi na altura, mas, mesmo assim, acho que não foi só isso que causou o desastre mais à frente. Nos quilómetros seguintes o ritmo foi para um mais normal 6:30 min/km.


Volta 1: 28:51 (06:12 min/km)

Consegui fazer a primeira volta toda a correr, mas as coisas estavam a começar a descambar. Acho que me alimentei bem na bicicleta, mas chegado à corrida comecei a ter dificuldades em comer e até o beber água me começava a custar. Ainda tentei um dos isotónico que havia nos abastecimentos mas soube-me muito mal, acabei por ficar-me só pela água.

Volta 2: 35:50 (7:37 min/km)

Na segunda volta caminhei pela primeira vez num dos abastecimentos, e a partir dai comecei a alternar corrida com caminhada.

Volta 3: 40:00 (8:35 min/km)

A terceira volta foi o horror. Parei várias vezes, arrisquei beber coca cola, que me deixou ainda pior, pensei no típico "o que é que estou aqui a fazer", estive quase a vomitar encostado a uma árvore, enfim, foi uma parte bastante animada da prova.

Volta 4: 55:28 (11:55 min/km)


A quarta volta foi praticamente toda feita a caminhar e numa luta enorme para chegar ao fim. Mas já tinha chegado aqui, desistir a uma volta do fim não fazia sentido. Acho que foi aqui que comecei a perceber que a corrida não ia ter os 21 Km que devia. Se por um lado fiquei chateado, por outro lado ainda bem, estava completamente esgotado só queria acabar com aquilo.

Ao virar finalmente para a zona onde estava a meta vieram ao de cimo todas as emoções acumuladas durante a prova e aumentou o suor na zona dos olhos. Ainda consegui acabar com uma ligeira corrida para cortar a meta e poder finalmente abraçar a Rita e o meu Pai.

Conclusão:

Estava feito, com menos quilómetros e com uma parte final horrível mas estava feito o quase Half IronMan.

Acho que a metade de ferro nesta prova foi a cabeça, se não fosse ela não teria chegado ao fim.

Olhando para a minha foto no final, tendo em conta que o fato antes da prova não tinha tantas linhas brancas, diria que acabei bastante desidratado.


As quase 2 horas e 45 minutos de corrida ao sol, com poucos líquidos ingeridos, sendo que o pouco foi quase tudo água, de certeza que ajudou a este descalabro e a acabar neste estado.

Mas tal como disse no inicio, sem treino não há milagres e fazer uma prova destas com o muito pouco treino de corrida que tinha foi o abrir completamente a porta ao que aconteceu.

No pós prova posso dizer que o que não vomitei na prova junto à árvore, vomitei mesmo antes de entrar em casa e o resto da tarde foi passado deitado na cama a dormir. Pensar noutro Half IronMan estava fora de questão, nem queria ouvir falar em distâncias destas nem em qualquer desporto.

1 semanas depois fiz o Sprint de Oeiras.
4 meses depois inscrevi-me no Triatlo de Setúbal (Half-IronMan).

Para terminar, um muito obrigado ao meu pai e à Rita que acordaram de madrugada, foram comigo para o Parque das Nações e fizeram também eles uma longa prova a ver-me passar durante quase 7 horas e sempre incansáveis no incentivo.

A Minha Prova:

Nota final sobre a organização:
Em relação à organização não tenho muita coisa boa para dizer. Para o preço e marca que tem não se admitem as falhas que a prova teve. Na minha opinião foram muitas e algumas graves.

Para começar, tenho de falar logo na distância. Uma prova destas não pode ter as distâncias mal marcadas, e não estamos a falar de umas centenas de metros a menos. 

Os 90 Km do ciclismo foram na realidade cerca de 87, mas bem pior foi a corrida 21 Km de Meia Maratona não podem ser 19 Km. É só puxar um dos retornos mais para a frente não é assim tão complicado medir as coisas como deve ser.

Dois quilómetros a menos não é um pequeno erro na marcação do percurso. Como já disse, no estado em que estava deu-me jeito a prova acabar logo ali, mas mesmo completamente esgotado acabei frustrado por perceber que não ia fazer um "verdadeiro" Half IronMan.

Para alem das distâncias vi relatos que os prémios tinham as placas todas trocadas, misturando distâncias e provas. 
A camisola da prova não tem as distâncias correctas, é verdade que a prova também não tinha mas nem assim os números coincidem. 
Não havia casas de banho na zona da partida. 
O parque de transição foi montado ao lado do pavilhão de Portugal e com uma disposição bastante esquisita, com árvores e outros obstáculos no meio, e fazendo alguns atletas percorrerem uma distância maior que outros para chegar ao seu local. 
No primeiro dia da entrega dos sacos não tinham disponível um dos sacos era preciso voltar no dia seguinte.No dia seguinte o meu saco tinha o numero escrito à mão por cima de outro.
Os casos eram pequenos tornando-se quase impossível enfiar lá um capacete e os sapatos de ciclismo por exemplo.
Tremenda descordenação nas informações prestadas. Primeiro era preciso deixar o material todo para a prova no dia antes, depois afinal era só a bicicleta. Cada pessoa dizia uma coisa diferente.

Ainda em relação às camisolas foi dito pela organização, num post a pedir desculpa pelos problemas, que seria enviada para casa a camisola com as distâncias correctas. Até hoje ainda estou à espera. Sinceramente não é pela t-shirt, é mais pelo acto de virem pedir desculpa e dizer que vão enviar e depois afinal nada.

Tenho muita pena que esta prova esteja assim. Foi ali que fiz o meu primeiro triatlo com distância quase Olímpica em 2016, voltei em 2017 para a mesma distância e acabei por o escolher para fazer o meu primeiro Half IronMan. É uma prova em Lisboa e até acho que tem um percurso engraçado, mas em 2018 as falhas foram muitas. 

A não ser que por algum motivo me caia um dorsal no colo, não voltarei ao Challenge Lisboa em 2019. Espero sinceramente que a prova melhore para em 2020 poder eventualmente lá voltar.

3 comentários:

  1. Foi de herói! E não é demais repetir os parabéns :)

    Quanto à apreciação... realmente são aspectos negativos a mais. Mas essa de 19 km em Meia... bate todas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Que perseverança!

    Seja como for estás de parabéns, para a próxima equilibras mais as três modalidades nos treinos e vais certamente acabar de forma mais confortável.

    Quando vi o teu segmento de corrida fui ao strava ver qual a minha média e deparei-me com 3:45min/100m. Tive a confirmação de que estou muito aquém do que é necessário para esse tipo de provas. Talvez um dia... :)

    Uma das coisas que mais confusão me faz nestas provas de várias modalidades é precisamente a logística, o que levar vestido, como trocar, onde guardar, etc.. Se a organização não for boa então...

    Força para os teus treinos!

    ResponderEliminar
  3. O que li, trouxe-me à tona algumas das emoções da minha primeira experiência em triatlo. Foi na distancia Sprint em Peniche.

    Treinei. Sabia que estava preparado. Mas o nervoso miudinho e antecipação ia fazendo cair tudo por terra.

    Tinha programado alimentar-me de uma forma nesse dia. Tinha planeado levar Gel para o segmento da bicicleta (2 embalagens)...

    Almocei mal antes da prova. Hidratei mal antes da prova.

    A natação correu melhor que o espectável, a bicicleta estoirou com tudo no início da ultima volta. A corrida foi sofrível. Nunca sofri tanto para fazer uns míseros 5km de corrida.

    Quando fui a Cascais fazer o IM 70.3, não facilitei. e o resultado foi outro.

    Planeei alimentação, reforços, hidratação, transições, tudo!

    No dia esqueci-me do relógio GPS... Pensei que fosse condicionar tudo, mas não.
    Natação: 38'03 previsto entre 39 e 41 minutos
    Bike: 3:10:51, previsto 3:27 e 3:45
    Corrida: 2:10:16, previsto 2h01 a 2h10

    Para a corrida tinha pensado em Andar em todos os postos de abastecimento e tivesse fome/sede ou não, obrigar-me-ia a comer e beber.

    No final de tudo, diverti-me à brava. Mesmo. Acho que podia ter feito um bocadinho melhor, mas... como era a primeira vez que iria fazer uma distancia assim, foi o que se arranjou.

    Isto tudo para te dizer, que o próximo será melhor.

    Força e bons treinos!

    ResponderEliminar