Sevilha 2018 - Semana 6/18

Segundo o plano esta semana era de treinos mais calmos e com um longo com menos quilómetros que na semana antes. Isto porque era uma semana de acalmia antes de novo incremento na quilometragem.

Na prática correu quase tudo consoante o plano indicava com excepção do tal treino longo, mais curto no fim de semana

Treino 18: (4.8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5.01
00:33:18
06:39
64
152

Novamente um treino feito as voltas no Campo Pequeno ao final do dia. Tendo em conta os treinos feitos de manhã ou à hora de almoço, e comparando com estes ao final da tarde, começo a achar que tenho uma perca de rendimento ao treinar a esta hora. Fui novamente com a sensação de ir a bom ritmo mas afinal nem por isso.

Treino 19: (9,6 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
9.73
00:57:50
05:57
118
156

Para este treino decidi inventar um bocado. Confesso que não tinha grande vontade de ir correr, mas forcei-me a ir. Fui tentando fazer algumas variações de ritmo durante o treino e seguir por algumas estradas com subidas para tornar o treino um pouco mais variado.

Treino 20: (4,8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
4.81
00:28:17
05:53
75
157

Em vez de fazer este treino à quinta-feira como é costume, fiz apenas no sábado, dia antes da prova. A ideia era só por as pernas a mexer um pouco. Já quase no final do treino ao passar pelo Campo Pequeno decidi tentar melhorar o meu tempo no segmento de 400 metros que lá criei e onde por vezes faço séries. Não consegui melhorar o tempo, mas ainda consegui fazer 400 metros a 03:59 min/km

Treino 21: (14,4 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
21.30
02:10:20
06:07
181
157

Sendo uma semana calma era suposto ter sido um longo mais curto, mas não foi isso que aconteceu. Como não vou fazer muitas provas até ao final do plano, aproveitei esta data para participar na quinta edição da Meia Maratona dos Descobrimentos.

O relato da prova fica para outro post, mas posso adiantar que correu bastante bem. Não houve Record Pessoal, mas sim uma prova bem gerida. Fiz uma segunda metade mais rápida que a primeira e a terminei, cansado, claro, mas melhor que no Treino de 19 Km da  semana passada

Total da Semana: (33,6 Km planeado): 40,85 Km 


Boa Semana

Sevilha 2018 - Semana 5/18

O início da quinta semana de treinos para Sevilha foi como o final da semana anterior: com treinos em falta. A mudança do arquivo do cartório continuou durante o final de tarde / noite de Segunda e durante todo o dia de Terça. Quarta feira apesar de já estar "livre" optei por descansar, tinha o corpo todo dorido de tanta caixa que foi necessário transportar e havia 19Km's para fazer no fim de semana.

Treino 17: (4.8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
-------
-------
-------
-------
-------

Treino não realizado.

Treino 18: (9,6 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
-------
-------
-------
-------
-------

Treino não realizado.

Treino 16: (4,8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
7,10
00:43:22
06:06
105
147

O regresso aos treinos foi novamente na Quinta das Conchas, como não fiz os dois treinos anteriores do plano optei por aumentar um pouco a distância deste. Não liguei a ritmos e corri simplesmente consoante o corpo ia "dizendo". Tentei seguir a um ritmo em que o corpo se sentisse confortável sem ligar ao que o relógio dizia.

Treino 17: (19,2 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
19,23
02:03:35
06:26
239
154

Comecei o treino a sentir-me bem e a pensar em ritmos para a Meia Maratona do próximo fim de semana e para Sevilha. Como me ia a sentir bem, cheguei mesmo a pensar em tentar bater o meu record (02:08.52) à Meia no próximo fim de semana!

Na segunda metade do treino ri-me ao pensar em Records, que parvoíce! Mais ou menos a partir dos 16 Km's comecei a acusar o cansaço e talvez o desnível que o treino acabou por ter. Estava a custar-me imenso. A acabar 19 Km's cansado como estava como é que ia bater seja que tempo for em 21Km. E não só…

Bem sei que ainda falta muito tempo, muitos quilómetros de treino pela frente, e que a minha forma irá melhorar. Mas confesso que fiquei ligeiramente preocupado. 19 Km é menos de metade de 42…


Boa Semana

Sevilha 2018 - Semana 4/18

E foi na quarta semana do plano de treino que surgiu a primeira falha nos treinos. Durante a semana tudo impecável, mas tal como previa no fim de semana ia ser complicado treinar.

Foi um fim de semana de migrações de bases de dados. A primeira, Sábado todo o dia, com a migração de uma verdadeira base de dados no trabalho.

A segunda migração foi no Domingo, também se pode dizer que de uma Base de Dados, mas esta bem mais "arcaica" e muito mais trabalhosa de migrar: Mudar todo o arquivo em papel de um cartório de umas instalações para outras. Para além de Domingo estendeu-se para Segunda e Terça da semana seguinte.

Claro que podia ter ido treinar de madrugada, mas estava demasiado cansado para isso. Para compensar o não treino de corrida o andar a acartar caixotes serviu de um excelente treino de reforço muscular.

Treino 13: (4.8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5,12
00:30:11
05:54
89
149

Para o primeiro treino da semana voltei à Quinta das Conchas. A ideia era fazer mais um treino calminho só para meter quilómetros nas pernas mas acabou por ser mais rápido. Saí com uns colegas de trabalho que correm bem mais do que eu e como tal enquanto segui com eles (até meio do treino mais ou menos) fui mais rápido do que tinha planeado. O resto do treino reduzi um bocado mas tentei manter um ritmo mais vivo.

Treino 14: (9,6 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
9,85
00:56:56
05:47
89
159

Para esta semana optei por fazer este treino de forma diferente. Em vez de fazer várias acelerações tipo Fartlek, optei por fazer 1,5 Km de aquecimento, até chegar à Cidade Universitária seguidos de 7 Km rápidos e mais 1 Km entre a cidade Universitária e o ponto de partida do treino.

A ideia era fazer estes quilómetros abaixo dos 05:45 min/km e consegui-o fazer. Os ritmos variaram entre os 05:34 e 05:44 min/km e tirando talvez o ultimo Km não estava a sentir problemas em manter este ritmo mais vivo.

Treino 15: (4,8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5,02
00:30:51
06:09
61
145

Mais um treino pequenino só para meter mais quilómetros nas pernas e recuperar do dia anterior. Não fosse um acontecimento particular teria sido um treino sem história. 

Fui novamente para a quinta das conchas e já ao sair de lá para terminar o treino passo por um senhora que começa a bater palmas, tal como se estivesse a haver uma prova! Obrigado pelo incentivo.

Treino 16: (17,6 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
-------
-------
-------
-------
-------

Treino não realizado

Sevilha 2018 - Semana 3/18

A semana 3 foi uma semana de "descanso". O plano de treinos incrementa os quilómetros durante duas semanas e na terceira há uma diminuição. Depois volta novamente a aumentar e mantém sempre este ciclo até ao final. 



Treino 9: (4.8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5,01
00:31:05
06:12
63
150

Para o primeiro treino da semana e para variar um bocado, fui até à Quinta das Conchas. Fui quase sempre sem dificuldades (também a este ritmo era mau sinal se as tivesse) e até a forçar um ritmo mais lento. Tal como fiz a semana passada, vou deixar as acelerações para o treino de meio da semana.

Treino 10 (8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
8,02
00:47:52
05:58
73
159

Antes do treino começar estava a comentar com um amigo que me sentia cansado. Durante o treino não o senti. Fiz 6 mudanças de ritmo ao longo do treino. Não sei ao certo de que distância foram, pois a lógica era sempre a do "vou acelerar até aquela curva". Foi um bom treino!

Treino 11 (4,8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5,01
00:32:34
06:30
73
148

Mais um treino às voltas perto de casa. No total foram 5. A sensação era de estar a correr à imenso tempo e que o treino nunca mais acabava. Não foi um treino complicado a nível de ritmo nem sensação de esforço, mas o andar às voltas no mesmo sítio torna-se mais cansativo mentalmente. Também é bom treinar esta parte!

Treino 12 (9.6 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
9,66
01:00:43
06:17
134
147

O treino longo desta semana começou complicado. Pernas muito presas e uma impressão no joelho esquerdo. A parte das pernas presas acabou por passar sem sequer me lembrar em que parte do treino isso aconteceu. A impressão no joelho por vezes sentia mais, noutras não sentia nada, mas de qualquer forma foi algo que me deixou preocupado.

Em comparação com as primeiras semanas estou a notar melhorias, principalmente ao nível do cardio. O ritmo cardíaco está a baixar para valores mais normais para o mesmo ritmo de corrida ou até mais rápido.

Total da Semana: 27,7 Km


Para a semana volta a aumentar a carga.