Resumo Mensal - Março 2017

Março já terminou há várias semanas, mas há sempre tempo para um pequeno resumo do mês. 

Os treinos estiveram bem em caminhados todo o mês, excepção feita para uma semana a meio de Março onde estive cheio de dores nas costas e optei por parar, esta paragem fez-me faltar à Meia Maratona de Lisboa.

Calendário - Março 2017


Corrida - Março 2017


Ciclismo - Março 2017

No ciclismo este foi um mês com mais treinos e principalmente com mais desnível (Serra da Estrela a quanto obrigas!)

Mas, parte deste desnível é falso uma vez que foi feito dentro de casa. Tenho andado a experimentar outras aplicações de treinos indoor, entre elas o famoso Zwift o que faz com que os treinos dentro de casa simulem variações na altimetria.


Natação - Março 2017
A natação subiu em relação ao mês passado tal como já tinha acontecido em 2016.

A novidade este mês foi um treino seguido de 1500 metros. Isto porque descobri que o Triatlo de Lisboa passou a natação de 950 metros para 1500, ficando assim mais próximo da distância Olímpica, mas tornando mais complicado o objectivo que eu tinha.


Ref. Muscular - Março 2017
Exercicios com os alongamentos no final


Só tenho ideias parvas parte (4)2

Outra vez? Já não chegavam as duas provas de ciclismo. Subir à Serra da Estrela e a Lousã não vai ser complicado que chegue? Bem... aparentemente não!

Não posso dizer que seja uma estreia. Essa já foi feita em 2015, Mas desde então que ainda não tinha surgido a vontade de a repetir. Apesar de ter sido aliciado várias vezes para o fazer.

Desta vez, a tal vontade de repetir a tal experiência de 2015 surgiu, e muito por culpa do meu caro amigo João Lima, depois de ler um excelente post no seu blog.

Pois é... já devem ter percebido que vou voltar a fazer uma Maratona, desta vez a Maratona de Sevilha!


Desde a Maratona de Paris que ainda não me tinha voltado a vontade de repetir os 42 Km, e sem sentir mesmo vontade de o fazer não me ia inscrever para uma distância tão grande e que exige bastante dedicação durante todo o treino.

Depois de ler o post do João sobre a sua 8ª Maratona, fiquei com vontade de fazer a prova de Sevilha. Deixei passar uns tempos, fiz a Meia Maratona de Cascais, onde sinceramente estava a contar que me fosse correr tão mal que a vontade de ir a Sevilha passasse, Aconteceu o contrário. Correu bem e continuei com vontade de ir a Sevilha.

Por isso quando as inscrições abriram, foi não pensar muito mais, aproveitar a primeira fase com o preço mais barato e siga.

Se tudo correr bem começo a preparação em Outubro e dia 25 de Fevereiro de 2018 estarei em Sevilha para alinhar na minha segunda Maratona.

Só tenho ideias parvas!

Desde pequeno que sempre gostei de ciclismo e chegado o Verão acompanhava com bastante entusiasmo a Volta a Portugal. A grande etapa era sempre a mítica etapa da Subida à Torre. Uma subida interminável até ao ponto mais alto de Portugal Continental, onde só os mais fortes ganhavam!

Quando comecei a andar de bicicleta de estrada sempre disse que um dia ia subir à Torre. Na altura nunca aconteceu e entretanto deixei de pedalar. Uns anos depois virei-me para a corrida e a subida à Torre ficou pelo sonho da altura em que pedalava.

O ano passado por causa dos Triatlos voltei a pedalar assiduamente e o velho sonho de subir à Torre voltou a surgir. Desde que tive esta ideia parva pela primeira vez ainda em miúdo até aos dias de hoje surgiram uma série de provas de ciclismo denominadas de Granfondo (para a distância maior) ou Mediofondo (para uma distância mais pequena).

Se ir o ano passado, ano em que recomecei a pedalar, seria uma ideia muito parva, este ano, apesar de mais alguns treinos nas pernas, não fica uma ideia menos parva. Mas mesmo assim aqui o vosso amigo decidiu inscrever-se no MedioFondo Serra da Estrela. 

Vão ser 102 Km com "apenas" 2800 metros de desnível positivo. Vou ter pela frente duas longas subidas de cerca de 20 quilómetros cada uma, com a última a termina no tão desejado Alto da Torre!
Mesmo depois de inscrito tenho receio de onde me fui meter. Tenho dúvidas se terei capacidade para tal empreitada, mas acho que por mais que treine, irei sempre chegar à hora da partida com a companhia destas dúvidas.

Estou inscrito! Dia 09 de Julho vou tentar cumprir o sonho que tenho desde miúdo. Vou durante umas horas imaginar que sou um Gamito ou um Joaquim Gomes e pedalar até conquistar o alto da Torre.

Mas...
Ainda não terminei...
A minha parvoíce não tem limites...

Como não bastava uma prova destas, inscrevi-me logo em duas. 

A Organização da prova da Serra da Estrela organiza também uma outra em Setembro e tinham um pacote de inscrição para as duas, foi o que fiz. 

Assim a 10 de Setembro, se tudo correr bem, irei também alinhar na partida do MedioFondo Aldeias do Xisto. Não é uma Serra da Estrela, mas mesmo assim irei ter pela frente 102 Km com 2000 metros de desnível positivo. 
Agora vou só ali chorar um bocadinho enquanto olho para estes dois gráficos e depois, treinar!

Resumo Mensal - Fevereiro 2017

O mês de Fevereiro acabou por ser mais preenchido que o anterior. Os treinos têm de começar a aumentar com vista ao primeiro objectivo do ano e também a existência de duas provas assim o obrigou. 

As provas deste mês correram ambas bastante bem e foram as duas de corrida, primeiro o GP de Mem Martins e depois a Meia Maratona de Cascais 

Calendário - Fevereiro 2017



Corrida - Fevereiro 2017
Se em 2016 de Janeiro para Fevereiro houve uma quebra grande nos números, este ano foi ao contrário. Para tal muito ajudou a participação na Meia Maratona de Cascais. 

Continuo com menos quilómetros que noutros anos, mas se conseguir ir aumentando os quilómetros mês a mês não é mau.




Ciclismo - Fevereiro 2017
Em principio o ciclismo de 2017 será sempre superior ao de 2016 como já tive oportunidade de dizer no resumo do mês passado. No entanto acabei por fazer menos treinos que em Janeiro.

Mesmo com menos treinos que em Janeiro o destaque vai dois deles que foram feitos na rua, tendo sido os primeiros de 2017. Isso nota-se claramente no aumento do desnível de 0 em Janeiro para cerca de 700 metros este mês.



Natação - Fevereiro 2017
Das 3 modalidades que pratico a Natação foi a mais constante, mantive os 4 treinos do mês anterior e com praticamente a mesma distância feita, só uns metros a menos. 


Ref. Muscular - Fevereiro 2017
O famoso Reforço Muscular continua a ser o que menos tempo tem ao longo do mês. Inclusive é a única coisa que tem menos volume do que em 2016.

Posso adiantar que em Março devo inverter esta tendência