GP de Natal 2011

GP de Natal, prova marcada para 2 semanas depois da Meia Maratona, ou seja dava tempo suficiente para recuperar e fazer uns treinos decentes, claro que a parte dos treinos não aconteceu e em 2 semanas fiz apenas um treino.

Tal como referi no post anterior estava com algumas duvidas quanto ao meu objectivo para esta prova, ou ia tentar fazer 45minutos ou então ia apenas correr e logo se via no que dava. A duvida só ficou desfeita no dia da prova quando me juntei ao amigo João Pires que me disse querer fazer menos de 55minutos.Optei por seguir com ele a prova toda para o tentar ajudar a cumprir o objectivo.

Depois de um curto aquecimento fomos para perto da linha de partida onde ficámos a aguardar pelo tiro de partida. Ouvido o BUM lá partimos em direcção ao Campo Grande. A ideia era ir mantendo um ritmo na ordem dos 6min/km que daria para 1h aos 10Km e logicamente 54m aos 9Km (Distância da prova).



Os primeiros quilómetros passaram a um ritmo médio de 5:30 min/km, bem mais rápido que o planeado mas como nos sentíamos bem aproveitámos para ganhar algum tempo em relação ao objectivo final de 55m.

Rapidamente atingimos o Campo Grande onde se voltava para trás e estava localizado de uma forma um pouco escondida o único abastecimento da prova. Do lado direito da estrada uma enorme confusão com as pessoas a tentarem apanhar aguas, quando já me preparava para continuar sem beber nada, o joão reparou numa pessoa a ir para o lado esquerdo com uma palete de águas e começar a distribuir, mudança rápida de direcção uma ultrapassagem, esticar o braço e tava feita a recolha da garrafa.



Reabastecidos tentámos aumentar novamente o ritmo que tinha caído para os 5:45 nos quilómetros anteriores. Eu ia partilhando o tempo que estávamos a fazer e não sei que raio de contas fiz mas fiquei convencido que a manter o ritmo que tínhamos íamos fazer 52minutos. Era abaixo dos 55m pretendidos e por isso íamos agora mais a gerir o esforço.

Antes da descida final chegámos ao momento mais complicado da corrida: a subida do último túnel e o falso plano do campo pequeno até ao Saldanha, este foi o nosso quilómetro mais lento: 6:01min/km

No Saldanha era altura de recuperar e embalar pela descida fora até aos Restauradores onde com um sprint final cortámos a meta. A grande surpresa aconteceu na altura em que parei o relógio e vi no mostrador 0:49:38. Não sei que raio de contas fiz, mas estava mesmo convencido que estávamos a correr para 52 minutos.



Quando à organização ia um pouco apreensivo devido aos relatos que li de filas para cortar a meta em anos anteriores, no entanto tirando a parvoíce de levantar dorsal num dia e chip no outro, e ao fraco abastecimento não tenho mais nada a apontar em relação a esta prova. Deixo só a sugestão de passarem para 10Km no próximo ano em vez dos 9Km anunciados e dos 8.6 ou 8.7 que a prova na realidade tem.

Dados Garmin

  • Distancia – 8.66 Km

  • Tempo – 0:49:38

  • Ritmo Médio – 5:44 min/km

  • BPM Médio – 169

  • Calorias – 649


——————————————————————–-----------------------------------

Tracking: Tracking GP Natal 2011

Classificação Oficial: 1231/ 1376 (Tempo Oficial 00:50:17)

Classificações:

Fotos: 

0 comentários: