9ª Corrida da APAV

Desde o final de Janeiro que não participava em provas e, verdade seja dita, já estava com saudades de todo o ambiente envolvente nas provas de atletismo.



Tendo já tudo preparado de véspera a manhã de domingo foi bem mais calma. Consegui tomar o pequeno almoço sossegado e sair para Lisboa com tempo. A ideia era deixar o carro perto da meta, encontrar-me com o João Pires que ia fazer a prova de 3Km com a namorada e irmos a pé para a partida, tínhamos de andar cerca de 2km mas servia como aquecimento.

Chegámos à partida quase em cima da hora, por isso acabei por sair da parte de trás do "pelotão", mas nada que me preocupasse já que não ia correr para fazer um grande tempo. Acho que no futuro, para este tipo de provas com cerca de 500 / 1000 pessoas, vou continuar a usar esta abordagem, saio de trás onde não à grande confusão nem a tendência para ir ao ritmo dos primeiros.

O dia estava bom, não havia vento e estava uma boa temperatura para correr, isto a juntar a um percurso totalmente plano e estavam reunidas as condições para uma excelente prova. Fomos primeiro na direcção do Cais do Sodré onde estava o ponto de Retorno, que iria coincidir, mais ou menos com o 3Km da prova.

Eu seguia no meu ritmo planeado de 6 min/km quando vejo a placa dos 3Km e nada de retorno, até que olho para o relógio e vejo marcado 2.6Km... Mau queres ver que já cortaram 400 metros à prova. Não havia nada a fazer e continuei com a sensação que algo estava errado, o que se veio a confirmar quando a placa dos 4Km apareceu ao Km 4, fui enganado os senhores da prova conseguiram meter 1.4Km dentro de 1Km :)

Tal como no ano passado o abastecimento estava colocado ao no Km 5, peguei numa garrafa de água e tentei acelerar um pouco mas sem grande sucesso, já ia nos 5:55 min/km e não ia dar para muito mais por isso acabei por me deixar ir no mesmo ritmo que dava para chegar calmamente ao fim abaixo da hora.

Tirando a situação do 3 Km a prova estava a correr sem grande história por isso por volta do Km 7 estava na altura de acontecer um pequeno percalço. Já ia com a garrafa de água quase vazia na mão a algum tempo à espera de ver um caixote de lixo, quando finalmente vejo um, vou na sua direcção abro a garrafa para beber o resto da água e cof cof cof, a água seguiu pelo caminho errado. Posso dizer que não é agradavel engasgarem-se enquanto vão a correr e em esforço, consegui não parar de correr mas ainda levei algum tempo até estabilizar novamente.

Quando faltavam 2 km para a meta consegui aumentar um bocadinho o ritmo e já com a meta a vista ainda consegui sprintar para passar um rapaz que seguia a minha frente. Quando parei o relógio estava marcado 00:58:26.

Sai desta prova bastante contente, os últimos quilómetros já estavam a custar um bocado, mas depois da minha prestação nas ultimas provas acho que consegui um excelente resultado e gostei bastante de regressar à estrada e a este ambiente.

Para terminar fica a nota de ter tirado cerca de 1minuto e meio ao tempo que tinha feito o ano passado. Vai ser interessante agora que começo a repetir provas, comparar os tempos deste ano com os do ano passado. A próxima é já dia 25 de Abril na 35ª Corrida da Liberdade

Dados Garmin

  • Distancia – 10.03 Km

  • Tempo – 00:58:26

  • Ritmo Médio – 05:49 min/km

  • Elevação  - 20 metros

  • BPM Médio – 173

  • Calorias - 748




——————————————————————–

Classificação Oficial: 327 / 464 (00:58:41)

Classificações: Classificação 9ª Corrida da APAV

Fotos: 

5 comentários:

  1. Bom regresso, parabéns.

    Devagar se vai ao longe e, quando deres por isso, já estás nas "meias" novamente.
    Havemos de nos cruzar no 25 de Abril. ;)

    Boas Corridas...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Ganfas. Lembra-te que ainda há pouco tempo havia muita desmotivação por esses lados. Isto é sempre um processo feito à custa de se insistir muito, de se treinar, voltar a treinar e repetir os treinos. Aos poucos, os resultados aparecem e surpreendem. Quem treina só uma vez por semana será difícil conseguir melhor do que quem treina 3 vezes, p.e. Sem dúvida um bom resultado que irá ser superado já na próxima prova.
    Por aqui só é pena que não hajam provas de 10Km. Ou são muito curtas, tipo 5 a 6Km, onde tudo é feito a ritmo alucinante pelos que correm muito, ou são provas de 21Km. Bem diferente daí, onde provas de 10Km são quase todas as semanas :) Por sinal, uma distância onde eu queria insistir mais e onde nunca participei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ganfas.
    Parabéns pelo tempo efectuado, porque tirar 1minuto ao tempo do ano anterior não é fácil, mas acima de tudo é o reflexo do treino e do trabalho efectuado antes de cada corrida.
    Continuação de Muitos e bons Km´s.

    Ps: Obrigado pela visita ao corredordedomingo@blogspot.com.

    Abraço
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Sabe sempre bem melhorarmos o nosso tempo.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar