11ª Corrida do Oriente

Domingo passado participei pela segunda vez na Corrida do Oriente. Prova com percurso agradável e praticamente todo plano.

Desta vez cheguei praticamente em cima da partida e fiquei quase no fim do pelotão à espera do tiro que iria meter aquela gente toda a correr.

Ouve-se o tiro de partida e começamos a andar / correr muito devagar. Assim passámos o pórtico da partida, não sei porquê, começo a sprintar estupidamente para passar uma série de gente. Acabei por fazer um primeiro quilómetro muito rápido (pelo menos para mim) mas que me vim a arrepender mais tarde.



O resto da corrida passou-se sem grande história. Consegui ir sempre num ritmo certinho de 5:45 min/km até ao Km8 onde tive uma quebra e baixei para os 6 min/km que mantive durante todo esse Km.

No último quilómetro tentei aumentar o ritmo mas já não dava para muito mais. Cortei a meta cansado e com o relógio a marcar 58 minutos e 21 segundos em 10.14Km.



Fiquei desapontado com o meu tempo, queria ter feito menos de 58 minutos e falhei o objectivo por pouco, sei que exagerei no inicio e provavelmente por causa disso não consegui manter o ritmo até ao final.

Por outro lado aos 10Km (no Garmin) fiz um tempo de 57:33, o que é abaixo meu objectivo. Como é que fazem nestas situações, contam o tempo que o relógio marcou aos 10km ou contam o tempo do relógio no fim da prova?

Conclusão

Foi a segunda vez que participei nesta prova e mais uma vez sai satisfeito com a organização, excepto em 2 pontos:

  • Levantamento dos Dorsais - os horários para fazer o levantamento eram um pouco esquisitos, e não estava previsto fazer a entrega no dia da prova apesar de ter acabado por acontecer

  • Confusão no final - Estive imenso tempo no final da corrida na fila para receber a camisola, água e caneca.


Dados Garmin

  • Distancia – 10.14 Km

  • Tempo – 58:21

  • Ritmo Médio – 05:45 min /km

  • BPM Médio – 178

  • Calorias – 739


——————————————————————–

Tracking: Tracking Corrida do Oriente 2012

Classificação Oficial: 1362 / 1724 ( Tempo Oficial 00:59:22)

Classificações: Resultados Corrida do Oriente 2012

Fotos: 

2 comentários:

  1. Olá, essa "vontade" de desatar a passar toda a gente logo no início é comum quando temos à nossa frente muita gente que vai num ritmo abaixo daquele que nos é natural. Claro que isso depois paga-se.

    Tinhas feito aquecimento ? Essa brincadeira é pior quando não se fez aquecimento adequado para o ritmo imposto.

    Em relação ao tempo final, eu costumo contar o tempo do Garmin ao cruzar a meta, porque os próprios "10 km" marcados pelo Garmin não são exactos. Guardar o tempo ao cruzar a meta torna mais fácil a comparação com a mesma prova no ano seguinte, desde que o percurso se mantenha.

    Cumps,
    Bruno

    ResponderEliminar