Lisboa - Urban Night Trail

Assim que ouvi falar desta prova fiquei logo bastante interessado. Finalmente ia haver uma prova em Lisboa com um percurso diferente do habitual e que passava pelas zonas mais emblemáticas da cidade. A juntar a um percurso com bastante potencial a prova ia ser nocturna, criando assim um ambiente diferente.



Optei por ir buscar o dorsal no sábado à tarde para poder lanchar / jantar e equipar-me calmamente e ter tempo de digerir tudo para não tornar a prova que ai vinha numa grande má disposição.



Depois de um aquecimento fomos finalmente para o local da partida onde já estava quase toda a gente a aguardar . Durante esse tempo fomos "entretidos" por um senhor aos saltos no palco que gritava números tipo "UM DOIS", "DOIS QUATRO" (se o objectivo era animar, foi no mínimo estranho).

Ao contrário do que estava à espera começamos logo em direcção ao Bairo Alto. Primeiro uma grande recta e plana mas era só para enganar já que rapidamente a estrada empinou permitindo a quem olhava à volta uma visão fantástica de todos os atletas a correr de luz na cabeça e com as camisolas reflectoras vestidas.



À medida que íamos avançando víamos várias pessoas paradas à porta de casa ou à janela a observar todo este movimento com ar um pouco surpreso.

Para finalizar esta primeira parte da prova acabámos por descer pela Calçada da Glória passando ao lado de um dos famosos "elevadores" de Lisboa.



Depois desta íngreme descida tivemos um período de transição entre os Restauradores e o Martim Moniz que deu para descansar um pouco as pernas antes de irmos à conquista da 2ª colina da noite.

Esta 2ª parte começou com uma incursão pela Mouraria onde encontrámos as primeiras escadinhas e o primeiro engarrafamento. Como ainda estávamos todos muito juntos acabámos por ter de caminhar nestas zonas mais estreitas.

Tal como já tinha acontecido no Bairro Alto, também nesta zona do percurso havia muita gente na rua e à porta de casa a incentivar e a ver os "malucos das luzes" passarem.



Por entre escadinhas, ruas, vielas lá continuamos a subir para o Castelo. Nesta altura da prova já tinha de ir a caminha em algumas subidas e aproveitei a chegada ao castelo para fazer toda a parte interior sempre junto da muralha enquanto observava Lisboa lá em baixo. Já não ia ao castelo à muitos anos e à noite nunca tinha ido, valeu bem a pena.

Após sairmos do castelo e até ao final foi um autêntico carrossel de sobe e desce com muitas escadas pelo meio, passagens ao lado de restaurantes com pessoas a jantar ou por zonas mais residenciais com os moradores na rua a incentivar e a aplaudir os atletas.



 

Foi uma prova excelente, diferente de tudo em que tinha participado e como ponto negativo só tenho a apontar os 8.9Km do percurso, estava à espera de mais, queria mais, podiam ser mais escadas ou rampas mas a vontade era de continuar a correr por Lisboa.

Não tenho nada de especial a dizer em relação ao meu resultado, não sei se 1h e 10 minutos é muito ou pouco, para mim foi 1h e 10 de diversão. Foi duro, sim foi mas deu-me um gozo enorme fazer estes 8.9Km. Prova altamente aconselhada.

Dados Garmin

  • Distancia – 8.89 Km

  • Tempo – 1:09:22

  • Ritmo Médio – 07:48 min /km

  • BPM Médio – 170

  • Calorias – 827

  • Elevação - 297 m


-----------------------------------------------------------

Tracking - Tracking Urban Night Trail Lisboa

Classificação Oficial - 831 / 1125

Classificações

Fotografias

3 comentários:

  1. Tive muita pena de não participar nesta prova, mas pude experienciá-la um bocadinho através das tuas palavras. Lisboa à noite tem um ambiente fantástico, imagino com tantos pirilampos a invadir a cidade! Neste tipo de eventos o tempo é o menos importante.
    Para o ano estou lá!

    Até domingo!

    PS: Ainda bem que desceram a Calçada da Glória e não subiram, ufa! :)

    ResponderEliminar
  2. Pela tua descrição e pelas fotos dá para perceber que foi uma prova bem diferente e super divertida e interessante.
    A ver se no próximo ano também vou.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. Para o ano quero lá estar!
    Há muitos anos, muitos mesmo, que pensei numa prova assim em Lisboa e não fui o único pois descobri que um amigo meu, pioneiro na criação de provas de montanha/trail em Portugal, teve a mesma ideia!
    Fico feliz que passados todos estes anos alguém tenha conseguido levar a ideia para a frente!

    ResponderEliminar