36ª Corrida da Liberdade

Pelo terceiro ano consecutivo fui no dia 25 de Abril para a Pontinha para participar na Corrida da Liberdade, desta vez com a "novidade" de levar um amigo que se ia estrear nestas andanças.

Como de costume deixei o carro no Campo Pequeno e fui para o metro. A ideia este ano era  fazer a prova e no final voltar a correr até ao carro para fazer mais uns 4 ou 5 Km's.

Se o ano passado tinha sido o caos para levantar os dorsais este ano não havia qualquer fila. A explicação para este facto está na distribuição sequencial dos dorsais a toda a gente, realmente numa prova destas, não competitiva, é algo que faz todo o sentido e facilita imenso a distribuição.

Com o aquecimento feito tentámos ir para dentro do quartel mas está muito complicado, não sei quantas pessoas estariam presentes mas sem duvida que houve muito mais que em 2011 e 2012.

De qualquer forma com metade do pessoal dentro do quartel, metade fora lá foi dada a partida e como previa arrancou-se muito lento.

Apesar de nos ultimos tempos não ter feito trabalho nenhum de velocidade queria fazer melhor tempo que no ano anterior. Ia ser complicado mas comecei assim que houve mais espaço na estrada a esticar, o que acabou por ser um erro.

Fui mantendo um ritmo vivo durante os primeiros quilómetros forçando mesmo na subida em Carnide e depois na curta subida em Telheiras, mas por volta do Km 4 comecei a sentir-me a ir já muito em esfoço e ainda não tinha sequer chegado a meio da prova.

A nível de pernas estava impecável mas a respiração e a pulsação estavam já no limite, como o calor também não ajudava na passagem pelo Estádio de Alvalade comecei a abrandar e a desejar que chegasse o abastecimento.

O tão esperado abastecimento surgiu já no Campo Grande e deve ter sido das vezes que me soube melhor beber água. Apesar do refrescamento acelerar estava fora de questão por isso tentei apenas manter o ritmo.

AL130425_0660

Analisando agora os dados da corrida reparo que até nem fiz um tempo por quilómetro muito mau, e até consegui um tempo constante, aliás (acabei de ver) aos 10 Km até fiz um excelente tempo. De qualquer forma na altura a sensação era a de estar em grande quebra.

Nesta altura já estava a meio e não havia muito a fazer era mesmo aguentar até ao final e foi o que fiz. Nos túneis foi gerir o esforço na subida e do Saldanha para baixo tentar aproveitar a descida para meter um ritmo mais vivo.

Acabei por cortar a meta com 1 hora de corrida e 44 segundos, pior que o ano passado, mas vendo agora não foi assim tão mau.

JG130425_2017

Continua a ser uma prova que gosto bastante, tem um ambiente diferente das outras, é complicado explicar por isso a melhor maneira de perceberem o que quero dizer é para o ano estarem na estrada e participar num dos vários percursos que esta prova tem.

No final acabei por regressar para o Campo Pequeno a correr tendo feito mais 4.5 km. Mais uma vez as pernas responderam de uma forma excelente, o pior foi no dia seguinte...

Ora bem no dia seguinte, de manhã estava tudo óptimo mas ao longo do dia ao andar comecei a sentir uma dor no tendão de Aquiles (desta vez foi o do pé esquerdo). À noite andar sem coxear já era impossível e a preocupação também era grande.

Sábado foi fazer gelo e melhorar um bocadinho mas sempre com ligeiras dores ao andar e só hoje é que já andei sem dor.

Concluindo a Prova do 1º de Maio para a qual já tinha a inscrição vai ficar por fazer. Quero muito participar nos Trilhos das Lampas no Sábado e por isso prefiro abdicar da prova a meio da semana para conseguir recuperar totalmente.

Detalhes da Prova:

Liberdade2013_Resumo

Tracking – 36ª Corrida da Liberdade

Classificação Oficial – n/a

Tempo Oficial – n/a

Tempo Chip / Relogio – n/a

Tempo Ano Anterior – 01h 00m 25s

 

Km Mais Rapido - 05:33 min/Km

Km Mais Lento - 06:05 min/Km

 

Classificações

  • N/A


Fotografias

4 comentários:

  1. Rápidas melhoras do tendão para estares ok no sábado. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Tiago, também vais sábado?

    ResponderEliminar
  3. Que recuperes rápido a tempo de ires aos Trilhos das Lampas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ias com um bom ritmo! Desta vez, tal como no trail, continuei a ver a tua t-shirt ao longe, mas já não te consegui apanhar!

    Beijinhos e, em princípio, até sábado!

    ResponderEliminar