Da Estrada Para a Pista 2014

O passado Domingo foi dia de 2 estreias: Primeira prova de 5Km e primeira prova em pista.

Já tinha corrido em pista mas apenas em treinos, nunca lá tinha feito uma prova por isso foi puxado pela curiosidade e pela curta distância que acabei por me inscrever no "Da Estrada Para a Pista".

Confesso que estava um pouco nervoso por ir correr numa pista e numa prova tão curta, a ideia que tinha é que iam ser só grandes profissionais ou, (amadores com tempos de profissional) e que por isso ia ficar em ultimo.

Quase no final da série feminina foi feita a chamada e lá me dirigi para o local de partida onde juntamente com os meus colegas ouvimos as instruções e nos posicionámos para começar:

10511090_868838623146157_7806634460151796197_n

Se nos eventos de estrada já consigo controlar a tendência de ir logo a acelerar desde o inicio aqui foi complicado. Assim que foi dada a partida toda a gente dispara para um ritmo bastante elevado e eu acabei por me deixar ir (claro que mesmo assim mais lento que os primeiros).

Apesar deste meu ritmo mais alto dou por mim a fazer a primeira volta em ultimo lugar. Bem nada de grave se fosse ultimo seria, de qualquer forma estava a contar acabar antes do limite de 30 minutos. Acabou por não acontecer já que logo na 2ª volta passei alguns atletas.

O facto de ir com atletas mais rápidos e da prova ser numa pista acaba por fazer com que a dada altura eles passem por mim, alias para ser mais preciso foram 4 vezes.

Não sei qual é a "regra" nesta situação, é suposto "abrir para a pista do lado" e deixar passar, devo seguir certinho e eles passam ao meu lado?

Eu tentei sempre que possivel passar para a pista da direita para que eles seguissem sempre na mesma linha mas senti que estava quase sempre preocupado em olhar para trás para ver quando é que ia ser passado do que concentrar-me na minha prova.

Da_Estrada_A_Pista

Em relação aos meus tempos, nunca tendo feito uma prova só de 5 Km não sabia bem como gerir o esforço, tinha noção de que ia a um ritmo mais rápido do que faço aos 10 Km, a duvida era se aguentaria até ao fim.

Volta após volta fui mantendo mais ou menos o mesmo ritmo e apesar do cansaço, comecei a acreditar que não iria quebrar.

Na ultima volta acabei por conseguir ainda acelerar e cortar a meta com um tempo que nunca pensei ser possível. (Tinha como objectivo fazer uns 27 minutos).

Acabei a prova extremamente satisfeito com o meu desempenho e com a sensação que podia ter esticado um bocadinho mais nas ultimas voltas, fica para o ano.

10505320_845868042107581_6399169695751941349_n

Da Estada para a Pista


  • Distância: 5 Km

  • Tempo: 00:25:46

  • Ritmo Médio: 05:03 min/km



 

2 comentários:

  1. Parabéns! Estiveste muito bem e realizaste um rico tempo :)
    Quanto às dobragens, eu dou sempre a corda a quem está a voar baixinho, para não prejudicar a sua marca, tal como fizeste e bem.

    Um abraço e boa continuação!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns belo tempo e prova!
    "Abre à esquerda" :) a corda, o interior da pista é, ou deveria ser, sempre para os mais rápidos
    Abraço

    ResponderEliminar