2ª São Silvestre de Sta Maria Maior

Se no ano passado participei em quatro corridas de São Silvestre nas últimas semanas do ano, este ano, para não abusar muito nos quilómetros, optei por reduzir o número para metade. No fim de semana passado corri a primeira dessas provas,na segunda edição da São Silvestre de Santa Maria Maior.


Apesar do problema com a distância da prova em 2015, optei por voltar este ano visto ser uma prova perto de casa, com um percurso diferente do habitual em Lisboa e com um custo de inscrição reduzido. 

A minha ideia era fazer a primeira metade da prova mais lenta e na segunda metade tentar acelerar para perto dos 5 min/km. Na realidade aconteceu o contrário.

A prova começa com uma descida longa e inclinada desde o Largo das Portas do Sol até à Rua da Prata e eu, ao sentir que estava a travar demasiado, ignorei o plano e deixei-me ir. Resultado: primeiro quilómetro a 4:59 min/km. 

Já que tinha embalado na descida, tentei aproveitar e continuar a forçar aquele ritmo nos quilómetros seguintes. Nos quilómetros dois e três tudo correu bem, mas entretanto aparece a subida da Rua do Carmo e da Rua Garret que me mandaram completamente a baixo. 

Daí até ao final foi praticamente sempre em quebra, com o pior momento a ser a recta entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia. Apesar do dia frio, esta parte do percurso foi toda feita ao sol e estava a deixar-me cheio de calor. Fiz nesta zona o meu quilómetro mais lento a 5:52 min/km.



Quando voltei a entrar na Rua da Prata, consegui recuperar um bocadinho, mas o estrago já estava feito. O quilómetro nove foi a melhorar e o último quilómetro, que na realidade foram cerca de 630 metros, já foi feito novamente a menos de 5 min/km.

Com esta péssima gestão de ritmo durante a prova, terminei os 9,63 Km da mesma (acho que houve um problema a contornar a praça do Rossio que impediu os 10 Km) com um tempo final de 00:51:59.

A organização esteve a um bom nível, e tirando, novamente, a questão da distância não tenho nada de negativo a apontar, tudo o resto funcionou bastante bem. Espero que seja uma prova que se continue a realizar nos próximos anos.

A Minha Prova

O meu histórico nesta prova

A distância de 2015 foi de apenas 7,63 Km.


4 comentários:

  1. Há dias que se arrisca e somos recompensados com uma grande marca, há outros que o arriscar dá estoiro. Mas como sem arriscar não sabemos, nada como tentar! :)

    Um abraço e força para a de Lisboa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade no GP de Natal correu bem, nesta correu mal. Deixou-me foi com duvida de como abordar a São Silvestre de Lisboa.

      Abraço

      Eliminar
  2. Vale mais a pena arriscar e não correr bem do que não arriscar e passar o resto do tempo a pensar: "E se...?"

    38:05 em 2015? Qual foi a distância no ano passado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas deixa-me na duvida sobre como abordar a São Silvestre de Lisboa.

      Estava em grande forma em 2015, esses 38:05 foram um tempo fantástico. Foi pena a prova só ter 7,63 Km :)

      Abraço

      Eliminar