Sevilha 2018 - Semana 2/18

A semana dois da preparação para a Maratona de Sevilha correu bem. Consegui cumprir todos os treinos do plano e com boas sensações em todos eles.

O plano tem 4 treinos por semana, três treinos à terça, quarta e quinta respectivamente e um longo ao fim de semana, treino esse que estou a fazer ao sábado. Esta semana tive de fazer uma alteração no primeiro treino, passando-o de terça para segunda.

Para alem da corrida, encaixei ainda um treino de reforço muscular durante a semana e, no Domingo, 40 minutos de bicicleta em casa, para ajudar à recuperação do treino longo.

Treino 5: (4.8 Km)
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5,11
00:31:28
06:10
62
155

Esta semana tive de antecipar o treino por um dia. Aproveitei para estrear os ténis que conto usar na Maratona de Sevilha. Actualmente ando a treinar com uns Adidas Supernova Sequence 8, estes são o modelo 9.


Em relação ao treino acabou por ser mais uns metros que o planeado, muito por culpa dos semáforos. É que para tentar fazer tudo sem parar de correr acabei por, em alguns cruzamentos, seguir para outros caminhos que não tinha planeado.

Não senti qualquer cansaço proveniente dos treinos da semana anterior, o que é bom sinal. Fui também a pensar que tenho de incluir algumas variações de ritmo no treino para não estar sempre a correr à mesma velocidade. Provavelmente farei isso no treino de Quarta feira.

Treino 6: (8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
8,01
00:49:33
06:11
136
162

O dia do segundo treino começou com um longo aquecimento de caminhada pela Quinta da Regaleira em Sintra. Como depois do passeio ia almoçar a casa dos meus pais, planeei logo ir a correr de Sintra até lá.

Dos treinos de meio da semana o segundo é sempre o mais longo e desta vez optei por incluir as variações de ritmo que falei na semana passada. Não o fiz com grande estrutura ou ritmo definido, simplesmente aproveitei as subidas e algumas zonas mais longas de plano para aumentar o ritmo. Foi bom para variar mas o último quilómetro acabou por já custar um pouco a fazer.

Treino 6: (4,8 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
5.01
00:32:26
06:29
78
152

Este foi daqueles treinos estranhos em que tinha a sensação que estava a ir rápido mas olhava para o relógio e afinal não. Não me apeteceu ir para longe de casa e por isso acabei por dar 5 voltas no mesmo percurso aqui perto. Acabou por ser um bom treino para a parte psicológica, apesar de apenas 5 Km, o andar às voltas no mesmo sítio faz parecer mais.

Treino 8: (14,4 Km):
Km's
Time
Pace
Alt
Avg Bpm
14.64
01:32:52
06:21
194
155

Para o segundo treino longo do plano escolhi fazer quase todo o percurso da Corrida do 1º de Maio. A parte inicial não tem muito que se lhe diga, volta pelo campo grande e o falso plano até ao Saldanha. Depois disso uma longa descida até ao Terreiro do Paço que dá para descansar um pouco antes de atacar a longa subida da Av. Almirante Reis.

Foi na subida que o treino me soube melhor, já com cerca de 10 Km nas pernas e com chuva a cair. Há muito tempo que não corria à chuva e estava a saber mesmo bem. Terminei com a sensação que podia fazer mais uns quilómetros o que é sempre bom.


O chato destes treinos na cidade é as várias paragens que é preciso fazer em semáforos. Mas vendo o lado bom, serve de treino para se for preciso alternar caminhada corrida na prova.

Antes de terminar, deixo os parabéns a todos os que terminaram hoje a Maratona do Porto ou de New York.

Boa Semana e bons treinos.

1 comentário:

  1. "Consegui cumprir todos os treinos do plano e com boas sensações em todos eles"
    Tudo está perfeito portanto! E quando assim é... :)

    Um abraço e força na boa continuação do plano!

    ResponderEliminar